CARVALHEIRO, José da Rocha

Aula inaugural 'Saúde, Informação e Tecnologia' do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde da ENSP - Abertura e Palestras.

Descrição: 
Palestras proferidas por: José da Rocha Carvalheiro, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e presidente da Abrasco; palestra de João Batista Risi, da Opas/Ripsa e Haroldo Lopes dos Santos, do Datasus; e Miguel Murat Vasconcellos (coordenador do mestrado). Os arquivos estão disponíveis para audição e/ou download por meio dos ícones ao lado.

Abertura do Ano Letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - 2008.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a cerimônia de abertura do ano letivo de 2008 na ENSP, que contou com as participações do Presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss, do Diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, da Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Maria do Carmo Leal, do Presidente da ABRASCO, José da Rocha Cavalheiro, e dos quatro Vice-Diretores da Escola, Maria Helena Mendonça (Pós-Graduação), Carlos Machado de Freitas (Escola de Governo), Margareth Portela (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), Vanessa Costa e Silva (Desenvolvimento Institucional e Gestão) e da Palestrante convidada Rita Barradas Barata, que é Coordenadora da Área de Saúde Coletiva da CAPES/MEC e Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Retomada do Movimento Sanitário: Novos atores sociais com a estratégia de saúde da família.

Descrição: 
Conferência que discutiu os avanços e retrocessos existentes nas Políticas Públicas da Saúde Brasileira, debatendo temas como a luta do Movimento da Reforma Sanitária nos anos 60, a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, as bases da composição do SUS, estabelecida na Constituição de 1988, entre outros. Salienta para o fato de que o sistema de saúde deve ser responsável por 80% do atendimento às necessidades da população, deixando os 20% restantes para os níveis de média e alta complexidade, entretanto, no Brasil, a atenção básica representa aproximadamente 50% do atendimento. Cita dados sobre atendimento na atenção básica em 2006, procedimentos realizados no SUS no mesmo ano, os avanços dos principais programas brasileiros, como o do HIV/AIDS, o Programa de Imunizações, transplantes de órgãos, entre outros. Comenta os principais problemas vividos pelo SUS a partir de 1990, como o financiamento dos orçamentos públicos, os cortes ou diminuições nas verbas e repasses pelo governo federal e a precarização do trabalho, que culminou na diminuição do número de servidores, a não realização de concursos públicos e o aumento do número de funcionários terceirizados.

A Gestão de Projetos através da FIOTEC.

Descrição: 
Apresentação que tem por objetivo divulgar aos diretores de unidades e coordenadores de projetos como proceder, junto a Fiotec, para a apresentação, análise, negociação e acompanhamento de propostas de projetos, visando uma maior agilidade, transparência e eficiência na gestão dos mesmos. Conceitua a Fiotec junto a Fiocruz como a instituição que tem a finalidade de fornecer apoio técnico-operacional ao desenvolvimento de projetos, exclusivamente da Fiocruz. Apresenta o organograma da empresa, bem como a evolução da movimentação financeira entre 1998-2004, a captação de recursos, a distribuição dos projetos e dos recursos por unidades, a evolução das receitas e despesas administrativas no mesmo período, a estrutura de gastos e os novos serviços que estão disponíveis no Portal Fiotec a partir de novembro de 2005.
Inscreva-se em CARVALHEIRO, José da Rocha