BUSS, Paulo Marchiori

Local generation of high-quality human resources for health research (Editorials)

Descrição: 
O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Solenidade de abertura dos 54 anos da ENSP - mesa de abertura

Descrição: 
O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Globalização, pobreza e saúde: desafios para a política de saúde brasileira - texto.

Descrição: 
Explica o conceito de globalização como um processo multidimensional, econômico, social, cultural, tecnológico e político. Segundo Buss, a globalização produz riquezas, mas não assegura uma distribuição eqüitativa da mesma, causando repercussões negativas nos países mais pobres, principalmente nos países da África, América Latina e Ásia. Aponta os oito objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU. Apresenta algumas experiências exitosas como a Gavi Alliance, uma instituição que reúne o Banco Mundial, OMS, UNICEF e países desenvolvidos doadores, fundações privadas (como a Fundação Bill e Melinda Gates) e outros parceiros e que estabeleceu um fundo para vacinas que apóia a imunização básica (DTP + pólio), assim como contra hepatite em setenta países com PIB per capita abaixo de mil dólares. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Globalização, pobreza e saúde: desafios para a política de saúde brasileira - Audio.

Descrição: 
Explica o conceito de globalização como um processo multidimensional, econômico, social, cultural, tecnológico e político. Segundo Buss, a globalização produz riquezas, mas não assegura uma distribuição eqüitativa da mesma, causando repercussões negativas nos países mais pobres, principalmente nos países da África, América Latina e Ásia. Aponta os oito objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU. Apresenta algumas experiências exitosas como a Gavi Alliance, uma instituição que reúne o Banco Mundial, OMS, UNICEF e países desenvolvidos doadores, fundações privadas (como a Fundação Bill e Melinda Gates) e outros parceiros e que estabeleceu um fundo para vacinas que apóia a imunização básica (DTP + pólio), assim como contra hepatite em setenta países com PIB per capita abaixo de mil dólares.

Abertura do Ano Letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - 2008.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a cerimônia de abertura do ano letivo de 2008 na ENSP, que contou com as participações do Presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss, do Diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, da Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Maria do Carmo Leal, do Presidente da ABRASCO, José da Rocha Cavalheiro, e dos quatro Vice-Diretores da Escola, Maria Helena Mendonça (Pós-Graduação), Carlos Machado de Freitas (Escola de Governo), Margareth Portela (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), Vanessa Costa e Silva (Desenvolvimento Institucional e Gestão) e da Palestrante convidada Rita Barradas Barata, que é Coordenadora da Área de Saúde Coletiva da CAPES/MEC e Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Abertura do Seminário Internacional: 'Perspectivas de enfrentamento dos impactos da violência sobre a saúde pública'.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a cerimônia de abertura do evento que contou com as presenças do Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, do Secretário de Saúde do Município, Jacob Kligerman, do representante da OPAS/Brasil, Fernando Rocabado, do Presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss, do Diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do Coordenador do Programa de Doutorado em Saúde Pública da Universidade Nacional da Colômbia, Saúl Franco, e da representante do Instituto Fernandes Figueira, Letícia Fonseca. Cada um dos participantes falou cerca de 15 minutos sobre o tema violência e suas interfaces com a saúde pública. Ao final da mesa de abertura, Maria Cecília Minayo entregou placas comemorativas em homenagem a alguns presentes.

Seminário Eurosocial APS Integração (Mesa de abertura - parte 02/02).

Descrição: 
Mesa de abertura da segunda parte do evento que foi composta pelo Presidente da FIOCRUZ Paulo Marchiori Buss, o representante do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDR, França) no Brasil Pierre Sabate e o Diretor do Programa de Redes Assistenciais de Saúde (SAS/MS) Adail Rollo. Na ocasião, todos ressaltaram a importância da realização do evento e agradeceram a participação dos representantes de dez países da América Latina, além de França, Itália e Espanha.

Os primórdios da Pós-Graduação em Saúde Pública.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a conferência que tratou da história da pós-graduação em saúde pública no Brasil. Na ocasião, Luiz Fernando Ferreira, professor emérito da Fiocruz, expôs a rica trajetória da construção da pós-graduação na FIOCRUZ e na ENSP, desde os primórdios, ainda na época de Oswaldo Cruz. Participaram também da solenidade o Presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss, o Diretor da ENSP Antônio Ivo de Carvalho, o representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro Cícero Mauro Rodrigues, a Coordenadora Geral da Pós-Graduação da ENSP Maria Helena Mendonça e o diretor Geral da Associação dos Servidores da FIOCRUZ (ASFOC) Rogério Lannes.

A cooperação Sul-Sul no enfrentamento das epidemias.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a cerimônia de recepção da diretora da OMS, Margaret Chan, que contou com as presenças da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Mirta Roses, o diretor da OPAS-Brasil, Diego Victoria, o presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. Na ocasião foram discutidos assuntos como: a importância da vacina no combate a doenças, o esforço que os países em desenvolvimento vêm fazendo para combater doenças que podem vir a se tornarem surtos epidêmicos, entre outros. A cooperação técnica entre países em desenvolvimento também foi muito discutida, principalmente, o papel do Brasil, que há quatro décadas vem desenvolvendo trabalhos em cooperação com países amigos e organismos internacionais, nas áreas de transporte, energia, mineração, meio ambiente, agricultura, educação e saúde.

Discurso Paulo Buss – entrega prêmio Hugh Rodman Leavell Lecture.

Descrição: 
Discurso de agradecimento do Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, o sanitarista Paulo Buss, pelo recebimento do Prêmio Hugh Rodman Leavell Lecture Award, concedido pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, pelo papel que exerce em sua área de atuação.

Páginas

Inscreva-se em BUSS, Paulo Marchiori