BRASIL. Ministério da Saúde

Orientações para vacinação imediata contra Febre Amarela em Minas Gerais

Descrição: 
Guia de vigilância em saúde, infográfico sobre febre Amarela, de vacinação garantida, com orientações para vacinação imediata em Minas Gerais. Publicado pelo Ministério da Saúde. Governo federal quadruplica estoques de doses contra a febre amarela em Minas Gerais no mês de Janeiro de 2017. Dirigida para grupos prioritários: pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos e pessoas que nunca se imunizaram contra a doença nos municípios mineiros com casos suspeitos da doença.

Agentes em ação

Descrição: 
A série Agentes em Ação, produzida pelo Ministério da Saúde, apresenta a importância do trabalho do ACS para a promoção da saúde e para a reorientação do modelo de atenção.

Curso de Tuberculose ações para controle da tuberculose na ação básica

Descrição: 
Esse curso é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O objetivo da iniciativa é fazer com que médicos e enfermeiros de toda a rede básica do país (de centros de saúde, de postos de saúde e das equipes de saúde da família) aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca de contatos. A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença.Apesar dos grandes avanços que tivemos nos últimos anos, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública em nosso país. A manutenção do problema acontece, entre outros motivos, porque menos de 60% dos casos são diagnosticados na atenção básica. Ainda é muito frequente no Brasil, infelizmente, que casos de tuberculose só sejam diagnosticados nos prontos-socorros e nas unidades de pronto atendimento (UPAs), quando o paciente já apresenta um quadro mais grave.O diagnóstico precoce é o primeiro passo para a redução da mortalidade por tuberculose, que ainda é relativamente alta em nosso país. O segundo passo está relacionado ao atendimento: o vínculo entre paciente e atenção básica vai aumentar muito as chances de que ele complete o tratamento, atingindo um percentual de cura elevado. Esta é outra grande estratégia para reduzir a incidência da tuberculose.Por último, nas ações de vigilância, é importante a realização da busca de contatos. Onde existe um caso de tuberculose, seja no ambiente familiar, no ambiente do trabalho, no ambiente de convivência, provavelmente existem outros casos de tuberculose. Encontrá-los, diagnosticar precocemente e tratá-los significa interromper a cadeia de transmissão e fazer com que a tuberculose se reduza ainda mais no Brasil.

Tuberculose: tosse por mais de três semanas é sinal de alerta (vídeo)

Descrição: 
Vídeo produzido pelo Ministério da Saúde para alertar a população sobre o problema da Tuberculose.  Incentiva a população para  buscar os  serviços médicos,  visando identificar a doença em sua fase inicial e afirma que o tratamento é um direito do paciente e é garantido pelo SUS - Sistema Único de Saúde. O  estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a tuberculose é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde definiu como prioritário as populações em situação de rua, a carcerária, os indígenas e as pessoas que vivem com HIV/Aids. Informa que o tratamento é gratuíto e tem que ser feito até o fim . O tratamento é um direito do paciente e é garantido pelo SUS - Sistema Único de Saúde.

Protocolo de manejo clínico e vigilância epidemiológica da Influenza (H1N1)

Descrição: 
O Ministério da Saúde reforça a recomendação sobre a necessidade das autoridades de saúde e todo o corpo clínico e de apoio manterem o sigilo da identidade dos casos. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade. O não cumprimento dessa medida sujeita o infrator a ações administrativas e penais. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

'Guia Prático para Cuidadores' de Idosos.

Descrição: 
Em linguagem acessível, o manual traz noções práticas para profissionais e leigos. Ele ensina, por exemplo, a como dar banho, como lidar em casos de quedas, convulsões, oferece dicas para uma alimentação saudável e ainda como transferir um idoso acamado para uma cadeira. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.
Inscreva-se em BRASIL. Ministério da Saúde