Referências SP 2012. Leishmaniose visceral. Eco-epidemiologia. Fatores ambientais. Controle. Rio de Janeiro.

Visceral leishmaniasis in Rio de Janeiro, Brazil: ecoepidemiological aspects and control (Leishmaniose visceral no Rio de Janeiro, Brasil: aspectos eco-epidemiológicos e controle).

Descrição: 
Entre 1977 (caso índice) e 2006 foram confirmados 87 casos de leishmaniose visceral no Município do Rio de Janeiro, oriundos de áreas peri-urbanas das vertentes continentais e litorâneas do Maciço da Pedra Branca e das vertentes continentais do Maciço do Gericinó. A maioria (65,5%) dos pacientes tinha mais de 5 anos de idade, prevalecendo o sexo masculino (61,5%), sem diferença de freqüência entre os sexos até os 14 anos. A letalidade foi de 10,4%. Houve dois casos de co-infecção por leishmaniose visceral/vírus da imunodeficiência. Leishmania chagasi foi isolada de casos humanos e caninos. Presença de flebotomíneos associada a migrações humanas e caninas, ocupação desordenada degradando áreas de preservação ambiental e baixas condições socioeconômicas podem ter criado o contexto propício à instalação e à propagação da endemia. Vigilância epidemiológica estreita com as medidas tradicionais de controle e outras – busca ativa de pacientes, limpeza de terrenos e educação em saúde -, reduziram a incidência de casos humanos de 2,8 por 100 mil habitantes em 1981 para menos de 0,01 por 100 mil a partir de 1997. As taxas de infecção canina decresceram de 4,6% em 1984 para 1,6% em 2008. Lutzomyia longipalpis não foi detectada em algumas localidades onde ocorreram casos humanos e caninos. Em 2007 e 2008, nenhum novo caso da doença humana foi notificado, mas permanece uma preocupante prevalência sorológica residual canina. Arquivo disponível para leitura e/ou download nos ícones ao lado.
Inscreva-se em Referências SP 2012. Leishmaniose visceral. Eco-epidemiologia. Fatores ambientais. Controle. Rio de Janeiro.

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/vhosts-cvsp/cvsp2/includes/common.inc:2608) in /var/www/vhosts-cvsp/cvsp2/includes/bootstrap.inc on line 1239

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/vhosts-cvsp/cvsp2/includes/common.inc:2608) in /var/www/vhosts-cvsp/cvsp2/includes/bootstrap.inc on line 1243
Erro | Campus Virtual de Saúde Pública - Brasil

Erro

Ocorreu um erro inesperado no site. Por favor tente novamente mais tarde.

Mensagem de status

  • O feed de Notícias Rede de Escolas parece estar quebrado, devido ao erro "0 ".
  • Notícias Rede de Escolas não tem nenhum conteúdo novo.