Sistema Único de Saúde

PICS: Análise Bioenergética

Descrição: 
Em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o programa vai falar sobre a Análise Bioenergética. A prática que se originou na Psicanálise traz a ideia de que tudo o que vivemos fica registrado no nosso corpo, criando tensões e bloqueios. Essa terapia alternativa propõe formas de desfazer esses bloqueios com exercícios e respirações que ajudam a melhorar a saúde do paciente. Para saber como funciona essa prática, a apresentadora Marcela Morato conversa com uma das diretoras da Sociedade de Análise Bioenergética do Estado do Rio de Janeiro (SABERJ), a analista bioenergética Georgina Martins. Participantes: Eduardo Costa, repórter do Canal Saúde Fiocruz; Karen Butlan, presidente da Saberj; Andreia Rocha Baptista, administradora.

PICS: Geoterapia

Descrição: 
No último programa da série especial que apresentou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde oferecidas pelo SUS, o Ligado em Saúde fala sobre a Geoterapia, uma prática que utiliza pedras, cristais e argila para promover o bem-estar e o equilíbrio. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta holístico e geoterapeuta, Cláudio Lourenço. Participantes: Nathaly Ferrari, terapeuta holística e professora de Tai Chi Chuan.

[Práticas integrativas no SUS: Constelação Familiar]

Descrição: 
A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão [Bert Hellinger] e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. Ela se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta constelador familiar Álvaro Dantas. Participações: André Tredinnick, juíz da 1ª Vara da Família do Fórum Leopoldina do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Práticas integrativas no SUS: Aromaterapia

Descrição: 
Aromaterapia é uma técnica que usa os aromas liberados por óleos essenciais com finalidades terapêuticas, como promover o bem-estar, aliviar sintomas de doenças e fortalecer as defesas do corpo. Em mais um episódio da série especial sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ligado em Saúde fala sobre a aromaterapia. O programa explica como esses óleos essenciais atuam no organismo e como os aromaterapeutas chegam às combinações desses óleos. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe a aromaterapeuta Danielle Vilela Paulino.

PICS: Arteterapia e Musicoterapia

Descrição: 
A arte está presente na vida das pessoas desde tempos imemoriais... mas de maneira mais focada no seu aspecto terapêutico desde o século XIX. Foram incluídos novos procedimentos na lista de práticas integrativas e complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Na primeira parte a apresentadora Marcela Morato conversou com a arteterapeuta, Angela Philippini sobre dois desses procedimentos: a arteterapia e a musicoterapia e na segunda parte com a musicoterapeuta Mariane Oselame. No site [www.ubaatbrasil.com] da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia e Associações Regionais de Arteterapia, o usuário pode fazer o download da Cartilha - Contribuição da Arteterapia para a Atenção Integral do SUS.

Febre Amarela: guia para profissionais de saúde

Descrição: 
Este documento foi elaborado para auxiliar os profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas localizadas nas regiões com surtos de febre amarela nos seguintes aspectos: Identificação e manejo clínico de casos suspeitos e confirmados. Identificação, encaminhamento e manejo clínico de casos graves. Medidas de controle e prevenção do surto. Identificação e manejo de eventos adversos pós-vacinação (EAPV). Conceitos sobre a vigilância da febre amarela. Este guia também contém informações básicas para que os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e de unidades de saúde se preparem para receber pacientes com suspeita de febre amarela ou com reações adversas após a vacinação. O conteúdo deste guia pode ser reproduzido em partes ou no todo, de acordo com a conveniência e a necessidade de cada serviço de saúde, desde que citada a fonte.

PICS: Terapia Comunitária Integrativa

Descrição: 
O programa apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Dessa vez, o assunto é a Terapia Comunitária Integrativa, que se propõe a cuidar da saúde comunitária, especialmente em espaços públicos. Para conhecer melhor essa terapia, a apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a psicóloga e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Vera Frossard.

Agentes Comunitários de Saúde

Descrição: 
Pessoas fundamentais nas engrenagens do Sistema Único de Saúde-SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família e têem um papel muito importante no acolhimento, pois é, em geral membro da equipe e que também faz parte da comunidade que atua, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. São profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde. Participantes: Cecília Portugal, médica de família e comunidade; Ilton Rosa Neto, líder comunitário; Fábio Falcão Monteiro, agente de saúde; Priscila Vanccin, coordenadora da Atenção Básica de Augustinópolis/TO; Yatha Anderson Maciel, enfermeiro e idealizador do Projeto "Agentes da Alegria"; Gedean Alves Filho, agente de combate a endemias; Cleania Oliveira, agente comunitário de Saúde.

Planos de Saúde acessíveis

Descrição: 
O programa vai falar sobre planos de saúde acessíveis. A ideia é alterar as exigências mínimas de cobertura para estimular as operadoras a oferecerem produtos mais baratos para a população. Para o Ministério da Saúde, a medida vai desafogar os serviços de saúde e gerar economia de recursos para o SUS. Mas para as entidades que defendem o acesso integral e universal a saúde, os planos acessíveis representam um desmonte do SUS. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o tema com o Membro da Comissão de Política da ABRASCO, Lígia Bahia; e com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Antônio Eduardo Cunha.

Atenção Básica no Estado da Paraíba

Descrição: 
O Bate Papo na Saúde esteve na Paraíba para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e aproveitou para saber também como anda a Atenção Básica no estado. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com Patrícia Assunção, gerente executiva de Atenção Básica a Saúde da Paraíba, José Leudo, gerente regional de saúde da 6ª Gerência Regional de Saúde do estado (6ª GRS/PB).

Páginas

Inscreva-se em Sistema Único de Saúde