Alimentação e Saúde

Terrorismo Nutricional

Descrição: 
Vídeoaula sobre Terrorismo nutricional. O programa discute se a preocupação excessiva com a alimentação também pode fazer mal à saúde e mostrar os impactos sociais e psicológicos da relação das pessoas com a comida. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com a nutricionista Fabiane Alheira. Participações de Sophie Deram, doutora da USP e Coach em Nutrição e Daniel Becker, pediatra e sanitarista.

Red de Malnutrición en Iberoamérica: Mei-CYTED.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra da Professora Carmina Wanden-Berghe, que na ocasião apresentou a Red de Malnutrición en Iberoamérica (Red MeI – CYTED) que é mais um projeto de pesquisa e difusão de conhecimentos entre diferentes países participantes da rede. Ela representa um espaço no qual os profissionais assumem um compromisso institucional e pessoal de trabalhar para que nenhum país, comunidade ou grupo sofra com graves problemas nutricionais. A Red-Mei é aberta à cooperação e ao recebimento de iniciativas e proposta de toda a comunidade científica Iberoamericana e de organizações governamentais e não-governamentais que tenham interesse no tema.

Perspectivas e desafios da vigilância alimentar e nutricional no âmbito da atenção à saúde indígena.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra do Pesquisador da ENSP e Diretor do Cadernos de Saúde Pública, Carlos Coimbra Júnior, sobre nutrição e alimentação na população indígena, como aula inaugural do curso que é fruto de uma parceria da ENSP, por meio da Educação a Distância, com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Coimbra mostrou várias pesquisas onde se constata que 50% do contingente indígena é formado por crianças e jovens de até 15 anos, em fase de desenvolvimento, que necessitam de uma alimentação equilibrada e de qualidade para crescerem com saúde. Outra constatação do pesquisador é que a população indígena vem crescendo demasiadamente desde a década de 50, e hoje, as taxas de fecundidade desses povos estão acima do que se observa em qualquer segmento da população brasileira em geral. O palestrante citou também números sobre a distribuição dessa população no território brasileiro, que mostram as dificuldades e implicações diretas nas políticas para estes povos, no que diz respeito à sustentabilidade e segurança alimentar.

Políticas de saúde e alimentação saudável na Fiocruz.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a palestra da Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (CECAN/CSEGSF/ENSP), Denise Cavalcante Barros, que falou sobre alimentação e nutrição, diretrizes para uma Política Nacional de Alimentação e Nutrição, os guias desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e uma série de ações em prol da alimentação saudável promovidas pela Fiocruz.

A subjetividade das práticas alimentares.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra da Professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Rosa Wanda Diez Garcia, que na ocasião fez uma abordagem antropológica do ato de comer. A palestrante analisou a alimentação como objeto e concluiu que ela demanda uma compreensão multidisciplinar, com vários olhares, ou seja, para entendermos o que comemos hoje precisamos entender as culturas e os valores de cada população. Para exemplificar, Rosa Garcia citou a pizza que é um alimento consumido praticamente em todo mundo, entretanto, conforme os hábitos alimentares, ela é adequada à cultura de cada lugar. Encerrando suas considerações, destacou alguns aspectos que nos levam a comer e a importância de se alimentar bem e corretamente.

Alimentação, saúde e cultura: novos desafios para a pesquisa - debate

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo o debate ocorrido após a apresentação do Professor da Universidade de Barcelona (Espanha), Jesús Contreras. Na ocasião, alunos, professores e outros presentes debateram assuntos pertinentes a alimentação e sua relação com a cultura.

Alimentação, saúde e cultura: novos desafios para a pesquisa.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra do Professor da Universidade de Barcelona (Espanha), Jesús Contreras, que apontou os novos desafios para pensar a relação entre alimentação e cultura. O palestrante afirmou que as relações entre alimentação e cultura são óbvias, tanto para as ciências sociais quanto para as ciências da saúde, no entanto, este fato não significa que tais relações sejam as mesmas de antigamente, pois a alimentação parece ter evoluído mais rápido que a cultura. Contreras, durante sua palestra, fez vários alertas sobre os novos hábitos alimentares, como por exemplo, o desaparecimento da gastronomia doméstica, a idéia de que comeremos para ativar o cérebro e atrasar a velhice no futuro e a situação de risco nutricional ao envelhecer.

Reflexiones sobre alimentación, cultura y salud en México.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra da mexicana Mirian Vilá, professora da Universidade Autônoma Metropolitana de Xochimilco, no México. A palestrante fez uma reflexão sobre alimentação, cultura e saúde em seu país e revelou que ele também passa por um processo intenso de globalização, além de compartilhar algumas características com o Brasil. Ao apresentar dados de sua pesquisa, Miriam constatou um aumento no sobrepeso e obesidade da população, além de enfocar a grande disponibilidade de alimentos nos dias atuais.

Simpósio Nacional de Saúde, Alimentação e Cultura, 1º, 2007 - mesa de Abertura.

Autor:

Descrição: 
Mesa de abertura do evento que foi composta pela Coordenadora da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Roberta Gondim, em companhia da Diretora da Fiocruz Brasília (DIREB), Fabíola de Aguiar Nunes; da Diretora do Instituto de Nutrição José de Castro (INJC/UFRJ), Elizabeth Accioly; da Vice-Diretora do Instituto de Nutrição da UERJ, Shirley Donizete Prado; da nutricionista da Fiocruz Brasília e Coordenadora do Curso de Antropologia, Alimentação e Cultura, Denise Oliveira e da Coordenadora de Ensino do Centro de Saúde da ENSP, Inês Reis. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Uma leitura sobre tabus e hábitos de comer.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a palestra que tratou dos hábitos e tabus nas questões relativas à alimentação, que muitas vezes não tem nada a ver com a cultura dos povos e sim com o mercado de alimentos. Compara o hábito de comer com o sono, ou seja, é algo que faz parte da vida de todos os seres humanos, o que explica o quanto é difícil e sacrificante o ato de fazer dieta. As autoras alertam para o fato que a mídia vem massificando a idéia de qualidade de vida relacionada à juventude e a boa forma, entretanto este conceito vem associado ao consumo, pois o que era visto antigamente como saudável, hoje é visto como novos produtos ‘Light’ ou ‘Diet’.
Inscreva-se em Alimentação e Saúde