Saúde e Desenvolvimento

Saúde e Desenvolvimento - Crescimento, Transformação e Equidade: ações prioritárias 2008 - 2011.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na 13º Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Em sua palestra, Temporão apresentou uma prévia do Plano de Desenvolvimento da Saúde no Brasil, que engloba sete grandes eixos e contempla todas as necessidades do país. O Ministro falou um pouco da história da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), da necessidade de se entender a saúde como um espaço da política, como um movimento cultural em defesa da vida e de mobilização coletiva para enfrentar as iniqüidades, a dificuldade de acesso, a baixa qualidade e a desumanização do atendimento. Temporão também enfatizou a importância da realização das Conferências de Saúde, reiterando a necessidade dos presentes nunca se acomodarem, uma vez que o SUS não é uma receita pronta para ser aplicada em qualquer lugar e circunstância. Ao final de sua palestra, destacou a necessidade do sistema de saúde ter recursos financeiros suficientes para sua sustentabilidade, se referindo a EC-29, que trará anualmente mais de R$ 5 bilhões de reais para o setor, além da variação nominal do PIB e a manutenção da CPMF, como duas questões fundamentais para a gestão e o desenvolvimento do SUS.

A saúde é promotora do desenvolvimento ou o desenvolvimento é promotor da saúde?

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra do Consultor Regional em Desenvolvimento Local e Participação Social da OPAS e Presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, Marco Akerman, que tratou da relação entre saúde e desenvolvimento. A pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Regina Bodstein, participou da palestra como debatedora e destacou a importância de discutir, trabalhar e ressaltar o desenvolvimento nos dias de hoje, além de abordar a promoção da saúde e sua tentativa de reduzir desigualdades. Akerman iniciou sua palestra destacando a crise de identidade que passa hoje a saúde e o desenvolvimento, devido aos dois não estarem cumprindo as finalidades para qual se propõem, ou seja, a capacidade do setor de saúde de produzir saúde e do desenvolvimento diminuir as desigualdades. Para ilustrar os debates, o palestrante citou alguns exemplos de eventos que serão realizados para discutir exatamente essas questões, o que ele considera de suma importância devido à complexidade dos temas. No fim, revelou que para enfocar a pergunta título, que foi proposta no tema do evento, é preciso estabelecer que a relação entre saúde e desenvolvimento é multidimensional e multidirecional.

Anamnese do Sujeito por Ciclo de Vida - Camilla Franco

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a palestra da Psicóloga Organizacional da ENSP, Camilla Maia Franco, que abordou aspectos ligados ao acolhimento dos pacientes no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Camilla, além de citar aspectos relacionados ao acolhimento, enfatizou a necessidade de se trabalhar a questão da humanização para além do conceito como prática e relacionou alguns pontos fundamentais para a reorganização do trabalho em saúde. Segundo a palestrante, a introdução de modificações na forma de acolher os pacientes que buscam os serviços, não depende apenas do apoio institucional, mas principalmente do desejo dos profissionais. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.
Inscreva-se em Saúde e Desenvolvimento