Amianto

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - André da Silva

Descrição: 
Para o defensor público da União, André, disse que o amianto é uma questão subsidiária, pois a principal discussão é pelo direito à vida. "Entre as premissas da Constituição brasileira está o acesso universal à saúde com atendimento de qualidade. Infelizmente, esta não é a realidade que vivemos e isso se reflete diretamente na questão da judicialização da saúde - recurso jurídico especial utilizado para a obtenção de medicamentos ou procedimentos que não conseguem adquirir na rede pública de saúde". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Eliezer J. de Souza

Descrição: 
Esclarece que na medida em que temos mais conhecimento dos problemas causados pela fibra do amianto, também cresce a nossa responsabilidade em repassar esse conhecimento para toda a população. O amianto não atinge somente as pessoas que trabalham diretamente com ele. "Os problemas afetam desde o produtor até o consumidor final", afirmou. O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Flávio Ahmed.

Descrição: 
De acordo com Flávio, o objetivo da justiça ambiental está relacionado à distribuição de benefícios, à prevenção de riscos e agravos e à compensação dos impactos e mitigação das perdas. "Vivemos numa sociedade em que o pobre, a população mais vulnerável, é totalmente excluído dos processos políticos decisórios. Por isso, é primordial que toda a população saiba quando tem direito e quando esse direito está sendo violado", ensinou o membro da OAB, completando: "o conceito cidadania ambiental tem como principal foco a dignidade humana e isso está diretamente ligado à saúde. Nosso esforço é para fazer cumprir a legislação". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Fátima Rangel

Descrição: 
Afirmou que o empoderamento da sociedade pode ajudar de forma significativa nessa luta. "Precisamos que a população se mobilize e se manifeste exercendo pressão nos governantes. Só conseguiremos avançar se caminharmos juntos. Um grande mérito do evento de hoje é poder sair daqui com questões desenvolvidas e encaminhadas para avançarmos nas políticas públicas". O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Jean Pierre Leroy

Descrição: 
Disse que o grave problema do Brasil é a total subestimação dos riscos causados pelos resíduos. Essa atitude é confirmada na contratação de empresas terceirizadas para a realização do serviço. "Em inúmeros casos, o poder público, que é o órgão regulador, não regula e, por isso, vira cúmplice das empresas que, em sua maioria, não dão tratamento adequado e destinação correta aos resíduos". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Lise Barros

Descrição: 
Comentou que a vigilância ambiental é subdividida e não conta com uma política transversal. "Quando um trabalhador escolhe a sua profissão também escolhe do que vai morrer? Isso não pode acontecer. Precisamos de ações interligadas e da colaboração da sociedade na luta por melhores condições para a saúde do trabalhador". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Luís Tenório

Descrição: 
Afirmou que uma medida primordial para o governo é a integração das ações realizadas pelos três níveis da esfera pública e o cumprimento das leis. Para Tenório, falta nexo entre ações de governo e de instituições privadas. Ele apontou que sua grande preocupação está nas contradições existentes dentro do próprio Ministério. "Sou um defensor do governo", disse ele, "mas o leque de alianças estabelecidas entre as secretarias municipal, estadual e federal gera contradições e dificulta a integração das ações". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - Maria Inês Machado

Descrição: 
Disse que entrou na luta contra o amianto porque se envolveu direta ou indiretamente com doenças causadas pela fibra. A doença que atingiu amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos é que alimenta a busca constante por condições mais eficazes de diagnóstico e tratamento e soluções mais justas e rápidas para os casos que recaem sobre essa população mais vulnerável. "Os danos sofridos por nós e nossas famílias nunca serão reparados. Mas devemos lutar por justiça". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - debate

Descrição: 
Contribuições do debate sobre 'Direito à saúde e justiça ambiental', durante o seminário realizado pelo Cesteh/ENSP/Fiocruz. O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente - os resíduos sólidos do amianto no Rio de Janeiro - abertura e apresentação de Tânia M. M. Pinto

Descrição: 
Apresentação de Tânia Maria Mascarenhas Pinto com o tema 'Os resíduos de amianto na construção civil'. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Páginas

Inscreva-se em Amianto