educação a distância

Congresso CREAD - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - Anthony Silvagni

Descrição: 
O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - José Jardines

Descrição: 
José Jardines destacou que o projeto consiste numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar a gestão da informação e a comunicação para desenvolver competências individuais e capacidades institucionais em saúde pública. "Trata-se de um espaço de comunicação e de aprendizagem para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo de formação, resultado de uma parceria entre a Opas e o países da região". Segundo ele, a missão do CVSP como ferramenta de cooperação técnica da Opas consiste em desenvolver - por meio da cooperação, interação e aprendizagem em rede - as capacidades das instituições e as competências individuais para a melhoria contínua do desempenho das práticas da saúde pública. Os arquivos estão disponíveis para leitura, audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - Claudio Rama

Descrição: 
Claudio Rama focalizou a normatização da educação a distância e suas tendências. Para ele, a EAD está crescendo fortemente na AL graças à existência de demandas dessa modalidade, os custos menores, as políticas públicas e a existência de professores capacitados. No entanto, esse crescimento está desdobrando-se em algumas tendências. "As fases normativas da EAD nascem dos modelos educativos pontuais experimentais ou de elites; formam-se a partir dos critérios da educação presencial ou de normas pré-existentes da educação a distância para adultos. Essas normas são caracterizadas pela existência de marcos orientados para regular, promover e restringir o acesso de novas instituições. Não podemos esquecer que a normatização diferencia os atores", finalizou. Os arquivos estão disponíveis para leitura, audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - João Vianney Valle dos Santos

Descrição: 
João Vianney apresentou o cenário brasileiro da educação a distância a partir de uma pesquisa solicitada pela Câmara dos Deputados. Revelou que o ensino superior é recente no Brasil se comparado aos demais países da América do Sul e da Europa, assim como a educação a distância, que só 'chegou' aqui em 1994. Segundo ele, as promessas da EAD, em 1995, visavam democratizar o acesso ao Ensino Superior e a conectividade em qualquer tempo e lugar, além de buscar metodologias inovadoras e, principalmente, o fim das iniqüidades. Os arquivos estão disponíveis para leitura, audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - Luis Carlos Lobo

Descrição: 
Apresenta os objetivos, metas e características do ensino e aprendizagem da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde para promoção e qualificação dos trabalhadores da área da saúde. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 -José Duran Reyes

Descrição: 
José Duran Reyes apresentou a participação do governo chileno na aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC's). Ao iniciar sua apresentação, parabenizou a Escola Nacional de Saúde Pública e o Cread pela realização do evento, afirmando que o governo chileno reconhece a importância das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do país: "As tecnologias, em particular a EAD, são fatores-chave para a construção de uma sociedade cujo desenvolvimento deve ser realizado com equidade e integração cultural". O palestrante concentrou sua apresentação na evolução das TIC's durante os três últimos governos de seu país. Os arquivos estão disponíveis para leitura, audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - Mara Regina Lemes De Sordi

Descrição: 
Apresentou os limites do ensino presencial hegemônico e da educação a distância - o que não pode mudar, o que precisa mudar, o que não se sabe mudar e o que mudando não pode mudar. Apontou os inúmeros pontos em que o curso, tanto presencial quanto a distância, podem ser avaliados e melhorados. O arquivo está disponível para leitura e ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - Peter A. J. Bouhuijs

Descrição: 
Peter apontou que, "para se ter um novo sistema não é possível apenas adaptar o modelo antigo. Novas tecnologias exigem novas abordagens. Precisamos desenvolver modelos especialmente desenvolvidos para a educação a distância. A índia e algumas localidades da América Latina apresentam casos notáveis de sucesso de formação em EAD nas áreas urbanas. O problema é que não pensaram nas áreas rurais, nas especificidades de cada local, de cada cultura". O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Congresso Cread - Consórcio Rede de Educação a Distância Mercosul/Sul, 12º, 2008 - Paulo Wagner.

Descrição: 
Explicou a estrutura da sua instituição e como foi a adesão ao Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem executado num ambiente virtual. De acordo com Wagner, o Moodle possui uma capacidade multilingue, é compativel com diferentes navegadores e diferentes sistemas operacionais, além de permitir um ambiente integrado, ferramentas básicas de e-learning e documentações básicas. O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Páginas

Inscreva-se em educação a distância