Saúde Ambiental

Sustentabilidade e Saúde, Economia ecológica e Saúde, Economia Ambiental, Economia Sustentável e Saúde

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Sustentabilidade e Saúde, Economia ecológica e Saúde, Economia Ambiental, Economia Sustentável e Saúde", por Carlos Machado, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, durante o evento: Colóquios da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, tem como tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". Data: 16 Outubro de 2019

Panorama atual e perspectivas da saúde ambiental no Brasil.

Descrição: 
Apresentação que expõe o panorama da saúde ambiental no Brasil, apontando o processo de globalização como o maior vilão da degradação ambiental. Analisa a precarização do trabalho, as doenças decorrentes de ambientes insalubres, a poluição por produtos químicos, a exposição aos agrotóxicos e o desmatamento. Aponta as três vertentes principais de morbi-mortalidade no país como as doenças crônicas e degenerativas, doenças infecciosas e parasitárias e causas externas como acidentes e violência.

Por que a Lei Ambiental é Importante para as saúdes das Mulheres.

Descrição: 
Apresentação que traz dados relevantes da lei ambiental sobre a saúde da mulher, baseados em pesquisas e leis norte-americanas. Segundo a autora, a mulher é mais suscetível à contaminação por substâncias agrotóxicas e por isso deve ter maior atenção em áreas sabidamente contaminadas. Cita os casos do “Love Canal”, nas Cataratas do Niágara, onde o perigo estava na área que era utilizada como local para lixo e rejeitos químicos, e da “99ª Rua Escola”, construída sobre um aterro de lixo, por demanda do crescimento da população local. Aponta os principais problemas encontrados nessas áreas e as estratégias adotadas para amenizar a situação.
Inscreva-se em Saúde Ambiental