Saúde do Idoso

Saúde do idoso

Descrição: 
O módulo Saúde do Idoso de autoria de Flávio Chaimowicz e colaboradores: Eulita Maria Barcelos, Maria Dolores Soares Madureira, Marco Túlio de Freitas Ribeiro da Universidade Federal de Minas Gerais, contém textos complementares cuidadosamente selecionados para permitir que o profissional de saúde aprofunde seus conhecimentos, na medida em que os problemas forem surgindo. Descreve as principais características da transição demográfica brasileira, seus determinantes e consequências, e discute as características da transição epidemiológica, suas peculiaridades no Brasil e sua relação com o envelhecimento da população. Os fóruns deste módulo abordam temas inquietantes da Saúde do Idoso e têm como objetivo abrir o espaço para a discussão e troca de experiências entre alunos e tutores.

Política, gestão e atenção à saúde do Idoso no SUS - Edgar N. de Moraes

Autor:

Descrição: 
O participante da mesa redonda: Políticas, Gestão e Atenção à Saúde do Idoso no SUS, falou sobre a gestão da Clínica e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Arquivo disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI/ENSP).

Autor:

Descrição: 
Apresentação que demonstra os resultados do estudo que traçou o perfil dos usuários do PASI, citando dados importantes como a média de idade dos participantes, a principal fonte de renda destes idosos e a parcela dos idosos que são chefes de família. Comenta as atividades desenvolvidas no PASI, a expectativa dos participantes ao ingressarem no programa e as melhorias que realiza nas vidas dessas pessoas. Arquivos disponíveis para leitura, audição e/ou download nos ícones ao lado.

ARIC : Um Estudo Multicêntrico sobre Doenças Cardiovasculares.

Descrição: 
Apresentação sobre um estudo de caso de coorte através de amostras probabilísticas de 04 (quatro) comunidades Norte-Americanas com um total de 15.792 indivíduos entre homens e mulheres com idade entre 45 e 64 anos de 1987 a 1989. O estudo foi organizado por comitês que coletaram as informações através de questionários e exames de rotina. Apresenta exemplos de problemas operacionais e soluções possíveis. Contém tabelas e gráficos explicativos.

Projeto Bambuí: Estudo de Coorte de Base Populacional da Saúde dos Idosos.

Descrição: 
Estudo de Coorte realizado na cidade de Bambuí - MG que avaliou 1.606 idosos residentes na comunidade, que teve início em 1997 e em 2004 está no sétimo segmento. Tem como objetivo investigar preditores (ambientais e genéticos) de eventos adversos em saúde dos idosos. Principais variáveis: Mortalidade, déficit físico, déficit cognitivo, doenças e condições selecionadas (saúde mental, aspectos psico-sociais e fatores de risco cardiovasculares) e uso de serviços de saúde. Apresenta indicadores socio demográficos, principais causas de mortes, as razões para a escolha desta cidade, os aspectos éticos, o delineamento e as linhas de base (variáveis exploratórias) do projeto, a forma de obtenção dos indicadores, os cinco maiores fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis da cidade e as conclusões do estudo.

Conferência Muito além dos 60: em que condições a vida se alonga no Brasil?

Descrição: 
Apresenta quadros demonstrativos contendo uma espécie de radiografia do envelhecimento da população brasileira no âmbito das dificuldades da idade, sejam elas econômicas, fisiológicas, de saúde, etc. Expõe o fato de mais de 60% da população idosa brasileira manter lares com filhos e até netos em idade economicamente ativa. Mostra as doenças seguidas de morte que poderiam ser evitadas com maior informação e esclarecimento por parte dos governos e agentes de saúde. Projeta, com base em informações estatísticas, o futuro dos idosos brasileiros.

O que é uma Instituição de Longa Permanência?

Descrição: 
Apresentação que aborda o contexto histórico das instituições de longa permanência para idosos no Brasil e as mudanças ocorridas nos últimos anos, tanto para políticas públicas quanto para longevidade dos idosos. Analisa como seria um modelo ideal de Instituições de longa permanência e as leis que garantem o seu bom funcionamento.

Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre os frágeis os mais frágeis.

Descrição: 
Apresentação que discute o papel da família e das instituições de longa permanência para idosos, destacando o compromisso do Ministério Público de capacitar profissionais que possam lidar com a problemática da saúde da pessoa idosa e que sejam capacitados para fazer avaliações de riscos dos locais utilizados pelos idosos. O autor reforça o seu receio em relação às medicações calmantes administradas sem critérios pelos profissionais em instituições para idosos.
Inscreva-se em Saúde do Idoso