Gestão de Serviços em Saúde

Planejamento & Gestão e a Investigação em Serviços de Saúde.

Descrição: 
Apresentação que abordou temas como o desenvolvimento da investigação em serviços de saúde no Brasil, as principais tendências desses estudos, além de propor mudanças para o desenvolvimento de metodologias de planejamento e gestão em serviços de saúde.

Formação gerencial em saúde: formar somente líderes.

Descrição: 
Apresentação que propõe uma discussão a respeito da formação e do papel dos novos líderes na gestão em serviços e sistemas de saúde, relacionando as questões levantadas com as experiências cotidianas da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Segundo o autor, o papel da educação continuada na administração em saúde é o maior desafio encontrado pelas instituições de ensino, pois devido às novas técnicas que surgem cada vez mais rápido, o aluno já sai defasado para o mercado de trabalho. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Health Management Education.

Descrição: 
Apresentação que aborda as principais questões da educação na área de educação em saúde nos Estados Unidos. Explica que o conceito americano de formação de um bom profissional de gestão começou com foco na administração hospitalar na década de 30 e hoje com o surgimento de programas de formação gerencial para profissionais, ficou evidente a institucionalização de temas gerenciais nas áreas de administração em saúde pública e na administração de serviços médicos, entre outros. Enfatiza a necessidade de se focalizar cada vez mais, o preparo do futuro administrador em saúde, no destaque de competências que ele deve ter para ser um bom gestor.

As Unidades Funcionais do HC/UFMG: Um Novo Modelo de Gestão.

Descrição: 
Apresenta o projeto de reorganização do Hospital das Clínicas da UFMG tendo como objetivos a melhoria do desempenho do Hospital (Ensino, Pesquisa e Assistência), otimização da capacidade instalada e desenvolvimento auto sustentável. Contém os princípios do projeto, as estratégias adotadas, as unidades funcionais e os indicadores utilizados para a reestruturação dos serviços. Apresenta os avanços obtidos com as mudanças, as dificuldades encontradas com os recursos humanos e com a burocracia e o mapa da atual situação do hospital.
Inscreva-se em Gestão de Serviços em Saúde