Graça Portela

Fiocruz no Ar: Tuberculose 02 - Tuberculose resistente

Descrição: 
Se você apresenta tosse seca por mais de três semanas, febre ao final da tarde, suor noturno, emagrecimento e muito cansaço, cuidado! Pode ser tuberculose! A doença, considerada uma das mais perigosas no mundo, atinge cerca de 30 pessoas por dia e chega a matar, diariamente 4.500 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. Para alertar a população sobre os riscos da tuberculose, a OMS e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares estabeleceram 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste dia, em 1882, o dr. Roberto Koch conseguiu identificar a bactéria causadora da doença – bacilo de Koch – abrindo o caminho para o diagnóstico e a cura a doença. Para alertar a população sobre o tema, o projeto Fiocruz no Ar produziu dois podcasts sobre a tuberculose, com a participação da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Theolis Bessa, e da médica pneumologista Maria do Carmo Corbaxo. Antibióticos e tuberculose. Um dos problemas encontrados no tratamento da tuberculose em todo o mundo é a resistência bacteriana, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a uma resistência maior do organismo aos medicamentos que combatem à doença. Em 2017, 82% das pessoas com tuberculose apresentavam resistência aos antibióticos comumente usados para tratar a doença, segundo dados da OMS.

Fiocruz no Ar: Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento

Descrição: 
Audiorelease "Podcast 02" sobre Tuberculose, diagnóstico e tratamento da produção de 18 audioreleases – matérias jornalísticas em áudio, no formato MP3 - para divulgação de pesquisas e projetos desenvolvidos pela Fiocruz, em especial sobre o tema da Resistência Microbiana, que serão distribuídos via "mailing list" para emissoras de rádio de todo Brasil: comerciais, estatais, universitárias, comunitárias e de movimentos sociais – já prontos para veiculação. Também serão distribuídos, via inclusão no Boletim Informativo da Agência Fiocruz de Notícias, para o "mailing" da Fiocruz e para demais veículos de comunicação como sugestão de pauta. A doença, considerada uma das mais perigosas no mundo, atinge cerca de 30 pessoas por dia e chega a matar, diariamente 4.500 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. Para alertar a população sobre os riscos da tuberculose, a OMS e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares estabeleceram 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste dia, em 1882, o dr. Roberto Koch conseguiu identificar a bactéria causadora da doença – bacilo de Koch – abrindo o caminho para o diagnóstico e a cura a doença. Para alertar a população sobre o tema, o projeto Fiocruz no Ar produziu dois podcasts sobre a tuberculose, com a participação da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Theolis Bessa, e da médica pneumologista Maria do Carmo Corbaxo.

Fiocruz no Ar - Infecção Hospitalar

Descrição: 
Audiorelease "Podcast 01" sobre Infecção Hospitalar [resistência microbiana e desinfecção das mãos] da produção de 18 audioreleases – matérias jornalísticas em áudio, no formato MP3 - para divulgação de pesquisas e projetos desenvolvidos pela Fiocruz, em especial sobre o tema da Resistência Microbiana, que serão distribuídos via "mailing list" para emissoras de rádio de todo Brasil: comerciais, estatais, universitárias, comunitárias e de movimentos sociais – já prontos para veiculação. Também serão distribuídos, via inclusão no Boletim Informativo da Agência Fiocruz de Notícias, para o "mailing" da Fiocruz e para demais veículos de comunicação como sugestão de pauta. Os audioreleases ficarão disponíveis para download no Portal Fiocruz, na Agência Fiocruz de Notícias, no repositório institucional da Fiocruz - Arca - e também no "Soundcloud". Aliado a isso, utilizaremos como estratégia de divulgação o envio dos áudios via whatsapp, usando o aplicativo para potencializar a divulgação científica de forma mais dirigida e também como estratégia de combate às fake news. Os audioreleases, com duração máxima de 3 (três) minutos, terão como fonte um cientista ou responsável pelo projeto e personagens, de modo a ilustrar o tema de forma mais cotidiana e coloquial para o ouvinte.
Inscreva-se em Graça Portela