Luís Igreja

Sífilis congênita e adquirida

Descrição: 
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e que ainda acontece muito no Brasil. Os sintomas às vezes são discretos e a procura tardia por tratamento pode causar complicações graves. Em gestantes há o risco da contaminação vertical, da mãe para o bebê. Mas a sífilis tem cura e ela está disponível em qualquer posto de saúde. Você vai saber também como se previne, identifica e quais os principais riscos da doença. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Cassia Lanes, médica de família e comunidade, preceptora do programa de residência e comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e trabalha na Clínica de Saúde Maria do Socorro na Rocinha. Participantes: Jéssica Félix da Silva, gerente da Clínica de Família da SMS/RJ, o teste rápido para diagnosticar a sífilis é oferecido em todas as Clínicas de Família.

Canabidiol [Uso terapêutico]

Descrição: 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, decidiu em janeiro de dois mil e quinze liberar o uso terapêutico do canabidiol no Brasil, agora passa a ser um medicamento controlado. A substância é extraída da cannabis sativa, a planta da maconha, mas não é psicoativa nem tóxica. O canabidiol pode ser um grande aliado no tratamento da epilepsia e outras doenças neurológicas. Na nossa conversa de hoje vamos entender os efeitos desse composto, para o que ele é indicado e o significado desta liberação para os pacientes. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Eduardo Faveret, neuropediatra e especialista em epilepsia e coordenador dos centros de epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e do Hospital Quinta D'or. Participantes: Margarete Brito, mãe da Sofia.

Pneumonia

Descrição: 
O tema do nosso programa de hoje é pneumonia, a maior responsável pelas hospitalizações segundo o sistema Datasus. A pneumonia ainda mata e muito. Segundo a Organização Mundial da Saúde por ano morrem um milhão e seiscentas mil pessoas no mundo. A maior parte das vítimas de pneumonia são as crianças e os idosos, mas nada impede que pessoas de outras idades adquiram a doença. Existe vacina contra a pneumonia e ela está disponível pelo SUS. Hoje vamos mostrar como diferenciar uma gripe mais forte de uma pneumonia, quais os riscos, como tratar e evitar a doença. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Alexandre Pinto Cardoso, chefe da Pneumologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ). Participantes: Christiane de Roude Torres, médica do (CSEGSF/Fiocruz) do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Fundação Oswaldo Cruz.

Tempestades: enchente, deslizamento e raio

Descrição: 
Chuva forte, vento e trovoada. Em determinadas épocas do ano costumam acontecer as tão temidas tempestades. Uma manifestação da natureza capaz de provocar prejuízos materiais e até mortes. Por isso hoje a gente quer dar orientações para que você saiba como se proteger e manter a sua família em segurança. Pra isso vamos dividir nossa conversa em 3 assuntos: as inundações; os deslizamentos e os acidentes com raios. Você sabe em que momento deve abandonar o carro durante uma enchente, por exemplo? Sabe quais são os sinais, na sua casa, de que pode ocorrer um deslizamento? E qual é o local mais seguro pra se abrigar durante uma tempestade de raio? A apresentadora Marcela Morato conversou com Marcio Motta, subsecretário de Defes Civil do Rio de Janeiro. Participantes: Nanci Rosa, agente comunitária de saúde, moradora do Morro da Formiga; Gisela Isabel Soares, moradora do morro da Formiga; Carlos Felipe Riso Machado, gerente estratégia de saúde da família.

Colite e doença de Crohn

Descrição: 
Hoje a nossa conversa é sobre doença de crohn e colite. Duas doenças que provocam inflamação no aparelho digestivo, causando alterações que podem comprometer bastante a qualidade de vida. Quem tem essas doenças costuma demorar um tempo até descobrir o diagnóstico. Isso porque os sintomas se confundem com os de outros problemas intestinais. Não existe cura para a doença de crohn e nem pra forma crônica da colite. Mas, com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e voltar a ter uma vida produtiva e saudável. A apresentadora Marcela Morato conversou com Carlos Frederico Porto Alegre, gastroenterologista da Santa Casa do Rio de Janeiro. Participantes: Elisabeth Jacob, 52 anos.

Descolamento de retina

Descrição: 
Você já ouviu falar em descolamento de retina? O problema pode levar à perda total da visão se não for corrigido a tempo. Mas a vista costuma dar sinais antes do descolamento acontecer. E se você buscar tratamento ainda nessa fase, nem vai precisar passar por uma cirurgia pra voltar a enxergar como antes. É o que você vai ver no programa de hoje. E para os casos em que a operação é necessária, vamos mostrar como esse procedimento acontece no SUS. Quais devem ser os cuidados após a cirurgia e que grupos devem estar mais atentos ao aparecimento do problema. A apresentadora Marcela Morato conversou com o Dr. Mário Martins dos Santos Motta, médico oftalmologista com especialização em doenças da retina, professor da Uni-Rio e coordenador do setor de retina e vítreo do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE-RJ). Participantes: Flavio MacCord, médico oftalmologista do setor de Retina do HFSE; José Antônio da Silva, paciente com 54 anos.

Terror Noturno

Descrição: 
Você acorda com o grito desesperado do seu filho. Chega no quarto e percebe que ele está de olhos abertos, mas ainda assim continua apavorado. Como se estivesse preso em um pesadelo. É mais ou menos assim que acontece a crise de terror noturno. Um transtorno do sono que deixa os pais muito angustiados. Alguns confundem o evento com um pesadelo comum ou até com o sonambulismo. Por isso hoje o nosso convidado vai falar das diferenças entre esses problemas. Ele também vai dizer como os pais devem agir diante de uma crise e quais são as mudanças na rotina da criança que podem amenizar a frequência desses eventos. A apresentadora Marcela Morato conversou com Dr. Adailton Tadeu Alves de Pontes, neuropsiquiatra infantil do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Bela Aires, mãe da Maria Júlia e Maria Clara.

Infertilidade

Descrição: 
Um filho é o desejo da maioria dos casais. Só que às vezes a gravidez pode demorar pra acontecer. O que provoca ansiedade e medo de que um dos dois seja infértil. A infertilidade pode afetar tanto homens quanto mulheres. Hoje vamos explicar quais são as principais causas e por quanto tempo o casal deve tentar antes de suspeitar de algum problema. Você também vai ver que ter um filho é um direito garantido pelo sistema único de saúde, que oferece tratamento gratuito. E que hoje são muito maiores as chances de realizar esse sonho. A apresentadora Marcela Morato conversou com Rosaly Rulli Costa, médica ginecologista, coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa de Reprodução Assistida (CEPRA/SESDF) da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal. Participantes: Natália Zavattiero, médica especializada em reprodução humana (HMIB) Hospital Materno Infantil de Brasília; Alberto Barbosa, médico ginecologista e obstetra do HMIB; Fábia Soares de Oliveira, mãe de William.

Depressão [atenção e cuidados com a doença]

Descrição: 
Abordagem da depressão como reações de desadaptação a estressores psicossociais identificáveis, que ocorrem pouco tempo depois do surgimento do estressor. Elas se manifestam através do prejuízo no funcionamento social e ocupacional ou através de sintomas (depressão, ansiedade, etc.) que vão além da reação normal e esperada ao estressor. Apesar de ser uma das doenças mais preocupantes dos últimos tempos, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicou o Dia Mundial da Saúde deste ano a ela, a depressão ainda é pouco compreendida por muita gente. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com a psiquiatra transgeracional Lais Bertoche. Participações de Aline Assuf, 36 anos e seu marido Fábio Assuf, 36 anos.
Inscreva-se em Luís Igreja