Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde Fiocruz

Perdoar

Descrição: 
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar. O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a estudante, Andreia Pereira da Silva; com a psicóloga e pesquisadora, Adriana Santiago; e com o mediador de conflitos, Tomaz Solberg. Participantes: Eduardo Costa, repórter; Andreia Pereira da Silva, estudante; Alessandra Galvão, especialista em atendimento.

Antibióticos: uso responsável

Descrição: 
Os antibióticos são medicamentos desenvolvidos a partir de bactérias benignas, fungos ou elementos sintéticos que são produzidos em laboratórios com o intuito de combater microorganismos (bactérias maléficas) causadores de infecções. Quanto maior o uso de antibióticos, maior a resistência. Isso é algo esperado e natural. Mesmo a utilização apropriada gera um risco de tornar as bactérias mais fortes. Se o uso não é apropriado, o surgimento e o aumento de resistência ficam acelerados. Novos estudos internacionais tenta esclarecer alguns dos efeitos colaterais associados com antibióticos – incluindo os danos ao sistema imunitário e problemas de memória causadas por uma falta de crescimento de novas células do cérebro. Os resultados servem como um alerta de que, ao mesmo tempo que os antibióticos podem ser aliados poderosos para o corpo humano na luta contra as doenças, eles também podem fazer mais mal do que bem se usados de forma incorreta (uma das muitas razões de que você deve sempre seguir o conselho do seu médico). A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com o pesquisador IOC/Fiocruz, Milton Ozório Morais.

Piolho [Pediculose]

Descrição: 
A pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos pubianos. Como ectoparasitas, os piolhos vivem no exterior do hospedeiro, utilizando do sangue humano como sua fonte de nutrição, o que pode causar sensação de coceira e formigamento na região afetada. O piolho é pequeno e sem asas, pode ser visto a olho nu e a sua infestação ocorre do contato direto com o cabelo de uma pessoa infectada ou através de objetos compartilhados. Nos últimos trinta anos observou-se um aumento significativo na incidência de casos devido a multiplicação rápida do parasita, que, ao longo de sua curta vida de trinta a quarenta dias, é capaz de depositar mais de duzentos ovos. Crianças em idade escolar são as mais atingidas pelo tipo capilar, com maior incidência em meninas, mas podem abranger qualquer sexo e idade, inclusive os adultos. A apresentadora Marcela Morato conversa com o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz IOC/Fiocruz, Júlio Vianna Barbosa sobre as causas, transmissão, sintomas, tratamentos e prevenção. Participantes: Ilma da Silva, mãe de Maria Clara da Silva, 12 anos.

Sanitarista Paulo Amarante

Descrição: 
Voltando à série do Bate Papo na Saúde sobre grandes sanitaristas, o programa traz como convidado para uma enriquecedora conversa o sanitarista, professor, pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP/Fiocruz), Paulo Amarante. Especializou-se em psiquiatria e se tornou um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica. Foi representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde.

Agentes Comunitários de Saúde

Descrição: 
Pessoas fundamentais nas engrenagens do Sistema Único de Saúde-SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família e têem um papel muito importante no acolhimento, pois é, em geral membro da equipe e que também faz parte da comunidade que atua, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. São profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde. Participantes: Cecília Portugal, médica de família e comunidade; Ilton Rosa Neto, líder comunitário; Fábio Falcão Monteiro, agente de saúde; Priscila Vanccin, coordenadora da Atenção Básica de Augustinópolis/TO; Yatha Anderson Maciel, enfermeiro e idealizador do Projeto "Agentes da Alegria"; Gedean Alves Filho, agente de combate a endemias; Cleania Oliveira, agente comunitário de Saúde.

Viver com câncer na infância

Descrição: 
Embora o diagnóstico de câncer tenha deixado de ser uma sentença de morte, o impacto da doença na vida de uma pessoa ainda é muito grande. Quando se é criança, a notícia e a convivência com o câncer e o tratamento precisa de atenções ainda mais especiais. E é sobre esse tema delicado que é viver com câncer na infância que a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a dona de casa, Marluce Ferreira; com a representante da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, Sandra Nóbrega; e com a psicóloga do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ana Beatriz Rocha Bernat. Demais participanates: Santa Casa da Misericórdia Hospital da Criança Santo Antônio; Laís Goulart, mãe da Fiorela; Ricardo Sukiennik, pediatra; "O Doutorzinho"; Cláudio Galvão de Castro, pediatra oncologista.

Planos de Saúde acessíveis

Descrição: 
O programa vai falar sobre planos de saúde acessíveis. A ideia é alterar as exigências mínimas de cobertura para estimular as operadoras a oferecerem produtos mais baratos para a população. Para o Ministério da Saúde, a medida vai desafogar os serviços de saúde e gerar economia de recursos para o SUS. Mas para as entidades que defendem o acesso integral e universal a saúde, os planos acessíveis representam um desmonte do SUS. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o tema com o Membro da Comissão de Política da ABRASCO, Lígia Bahia; e com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Antônio Eduardo Cunha.

Conferência Estadual de Vigilância em Saúde da Paraíba

Descrição: 
O apresentador do Bate Papo na Saúde, Paulo Bellardi conversa com o conselheiro estadual de saúde/PB, Jamacyr Mendes e com a gerente de Vigilância em Saúde/SES-PB, Renata Valentim Nóbrega sobre a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde/PB, que tem como tema central, “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade".

Práticas Integrativas no SUS: Reflexologia

Descrição: 
Reflexologia como prática integrativa e complementar do Sistema Único de Saúde. A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. O programa vai debater sobre a Reflexologia, técnica na qual o terapeuta atua nas chamadas áreas reflexas das mãos e dos pés, onde cada ponto corresponde a um órgão do corpo. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a naturóloga Ananda Gonzalez. Participações: Goretti Galvão do Centro de Atenção e pesquisa em práticas integrativas do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal/RN; Maria de Lourdes Xavier, usuária do serviço; Nathaly Sophia Rocha, enfermeira responsável técnica pelo serviço. Comunidade de prática AVASUS https://avasuss.ufrn.br e https://cursos.atencaobasica.org.br/cursos.

Vigilância em Saúde

Descrição: 
Vídeoaula sobre vigilância em saúde com Guilherme Franco Netto, assessor da vice-presidência ambiental, atenção e promoção da saúde da Fiocruz. Uma das funções essenciais da saúde pública, a vigilância em saúde está presente em situações como a fiscalização da qualidade da água que bebemos e dos alimentos que comemos, a atenção das autoridades sanitárias às epidemias e o controle das condições que podem afetar a saúde do trabalhador, entre outras. Em novembro, será realizada a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e para você ficar mais informado sobre o assunto a apresentadora Marcela Morato recebeu o assessor da Vice-Presidência, Guilherme Franco Netto (VPAAPS/Fiocruz). Participação de Nelcy Ferreira, do Conselho Federal de Nutrição e Conselho Nacional da Saúde.

Páginas

Inscreva-se em Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde Fiocruz