Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde

Atlas de desenvolvimento sustentável e saúde. Brasil : 1991 a 2010

Descrição: 
Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde foi elaborado pela Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, com o objetivo de descrever a magnitude e a evolução de importantes indicadores das dimensões econômica, social e ambiental e oferecer subsídios para o debate sobre as desigualdades no Brasil ao longo das últimas duas décadas, considerando o ponto de vista da saúde. Os indicadores referem-se aos anos de 1991, 2000 e 2010, e a todas as unidades federadas, tomando como base para a análise dos municípios brasileiros. A realização do estudo foi motivada por uma frase-chave do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), realizada no Rio de Janeiro, em 2012, que afirma: “[…] reconhecemos que a saúde é uma condição prévia, um resultado e um indicador das três dimensões do desenvolvimento sustentável”: a econômica, a social e a ambiental. Foram selecionados indicadores incluídos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que terão continuidade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados pelos estados-membros das Nações Unidas para o período posterior a 2015.

Chikungunya, el virus que encorva

Descrição: 
Álbum com 114 fotos de pessoas acometidas pelo vírus chikungunya. Desde febrero de 2014, República Dominicana enfrenta por primera vez una epidemia de fiebre chikungunya, un virus transmitido por el Aedes aegypty, el mismo mosquito que transmite el dengue. Hasta junio del 2014, el chikungunya ya se ha extendido por 22 países y territorios de las Américas. Este nuevo virus en la región afecta a cualquier persona sin distinción de sexo o edad. En su fase aguda se resuelve en 3 a 7 días, cediendo la fiebre y los dolores articulares, pero –cuando se presenta en su forma más intensa- obliga a las personas a guardar reposo por el dolor e inflamación articular. En su fase crónica, -que se presenta en cerca de la mitad de los afectados y con mayor frecuencia en personas mayores de edad- genera dolores intensos e inflamación en las mismas articulaciones afectadas en la fase aguda, y son cíclicos, con impacto en la calidad de vida y que requiere servicios especializados de salud. Estas fotografías fueron tomadas en los hospitales María Paniagua, de Nigua; Juan Pablo Pina, de San Cristobal; y Plaza de la Salud y Robert Reid Cabral, de Santo Domingo. Además, se acompañó a las autoridades del Ministerio de Salud durante las acciones realizadas en una jornada nacional contra la chikungunya, para eliminar los criaderos de mosquitos que pueden transmitir la enfermedad. La OPS/OMS agradece a las personas que participaron y autorizaron el uso de su imagen para este foto reportaje con fines educativos, así como a las autoridades de la República Dominicana y al personal de salud por su colaboración. www.paho.org/chikungunya Fotos: Luz Sosa (OPS/OMS)

Virus zika: como se previne o zika?

Descrição: 
Material de comunicação (cartaz) da Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde com recomendações para a população se prevenir do vírus zika.

O que você precisa saber sobre o Aedes aegypti

Descrição: 
Infográfico elaborado pela OPAS e OMS. O Aedes aegypti é o vetor principal para o vírus da dengue, chikungunya e zika.

O que é o zika ?

Descrição: 
Infografia animada sobre o vírus zika. A Febre Zika é uma doença viral transmitida por mosquito e causada pelo vírus Zika (ZIKV), consistindo de febre leve, erupção cutânea (na maior parte maculo-papular), dores de cabeça, artralgia, mialgia, astenia e conjuntivite não purulenta, ocorrendo cerca de três a 12 dias após a picada de mosquito vector. Uma em cada quatro pessoas podem desenvolver sintomas, mas naqueles que são afetados a doença é geralmente leve, com sintomas que podem durar entre dois e sete dias. Sua manifestação clínica é muitas vezes semelhante à dengue, também uma doença transmitida por mosquito.
Inscreva-se em Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde