Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Zika: orientações do CSEGSF/ENSP para gestantes

Autor:

Descrição: 
Vídeo que orienta gestantes sobre a prevenção do vírus zika com a médica Celina Boga do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP/Fiocruz) Data: 23/12/2015.

O Tyrannosaurus Health: Ana Maria Costa (2/2)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Ana maria Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), durante o ciclo de debates da mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, durante o seminário "Que medicina é essa? Saúde para quem?", realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão. A presidente, lembrou que muitos médicos, hoje, se tornaram donos de ações de empresas de saúde e passam parte de seu dia a acompanhar o sobe e desce das bolsas de valores, o que ela julgou ser sintomático com relação ao modelo de medicina que se pratica atualmente.

O Tyrannosaurus Health (1/2)

Autor:

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Ligia Bahia, pesquisadora do IESC/UFRJ, durante o ciclo de debates da mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, durante o seminário "Que medicina é essa? Saúde para quem?", realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Carlos Ócke-Reis (3/3)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Carlos Ócke-Reis, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, durante a mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Maria de Fátima Andreazzi (2/3)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Maria de Fátima Siliansky Andreazzi , médica e doutora em saúde coletiva durante a mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Luiz Vianna Sobrinho (1/3)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Luiz Vianna Sobrinho, durante a mesa-redonda do seminário: Que medicina é essa? Saúde para quem? organizado pelo Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP no mês de junho de 2014. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública

Descrição: 
Apresentação (power-point) de Jairnilson Silva Paim, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), durante a abertura do ano letivo  (2014) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), realizada no auditório térreo da ENSP no dia 26 de março de 2014.Em sua exposição, Paim traçou um histórico da formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil, iniciado com o movimento da Reforma Sanitária, e apresentou os valores, projetos e perspectivas da Saúde Pública e Saúde Coletiva no país. Aborda também os problemas decorrentes do financiamento e da má formação de Recursos Humanos para o SUS, apontando ainda algumas diferenças entre os conceitos de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública

Descrição: 
Vídeo-palestra proferida por Jairnilson Silva Paim, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), durante a abertura do ano letivo  (2014) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), realizada no auditório térreo da ENSP no dia 26 de março de 2014.Em sua exposição, Paim traçou um histórico da formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil, iniciado com o movimento da Reforma Sanitária, e apresentou os valores, projetos e perspectivas da Saúde Pública e Saúde Coletiva no país.  Aborda também os problemas decorrentes do financiamento e da má formação de Recursos Humanos para o SUS, apontando ainda algumas diferenças entre os conceitos de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Muito além do peso: obesidade, a maior epidemia infantil da história

Descrição: 
Palestra proferida por Ekaterine Karageorgiadis, do Instituto Alana e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), durante a sessão científica "Muito além do peso", realizada pelo (Ceensp/ENSP) Centro de Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, coordenado por Rosana Magalhães, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, realizado no auditório do Salão Internacional no dia 7 de agosto de 2013. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é, hoje, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI e afeta todos os países em graus variados, principalmente os grupos socioeconômicos mais baixos. Está relacionada a uma série de fatores, como hábitos alimentares e inatividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Link na Biblioteca Multimidia da ENSP: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=16611&tipo=B Link do Canal ENSP no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=bv_beXBUo5M&feature=c4overview&list=UUBc00LEzZ6Vqi8EcBoCLaYA

Nanomateriais, toxicidade e trabalho

Descrição: 
Exposição de William Waissmann, pesquisador da ENSP, durante a 2ª Jornada Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental e I Congresso Peruano de Medicina Ocupacional e Ambiental, realizado no Peru no período de 18 a 20 de setembro de 2013. (Participação virtual, em uma iniciativa inédita da ENSP/Fiocruz do pesquisador William Waissmann e da médica Fátima Viegas, da Fundacentro, exibida na 2ª Jornada Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental e I Congresso Peruano de Medicina Ocupacional e Ambiental, realizados de 18 a 20 de setembro de 2013, no Peru. Local da gravação: Sala de aula do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - Cesteh /Fiocruz).O professor da ENSP, William Waissmann, falou da relação entre nanomateriais, toxicidade e trabalho. Destacou que, entre 2000 e 2009, foram publicados mais de 30 mil artigos sobre a temática "nanotecnologia e saúde", em 116 países, mostrando o crescente interesse de pesquisadores sobre a área, além do aumento de patentes de novos produtos destinados ao mercado comum. Apresentou alguns resultados de investigações científicas sobre problemas de saúde causados por nanopartículas, tais como nanotubos de carbono e seus efeitos ao DNA humano, na possível formação de granulomas e mesotelioma, no aumento da capacidade de inflamação dos tecidos, além de possíveis efeitos pulmonares e extrapulmonares. Existem mais de 120 mil substâncias registradas nos EUA para uso comercial à base de nanotecnologia, e menos de 8 mil completaram testes toxicológicos de longa duração. Como saberemos o que é ou não realmente seguro para nós? Para o pesquisador, os países devem ampliar as pesquisas envolvendo a nanotecnologia e a saúde humana, principalmente nos processos de trabalho, uma vez que se tem verificado o aumento de doenças correlacionadas a essas novas tecnologias. É inegável o potencial que a nanotecnologia traz em termos tecnológicos, nos avanços da saúde, principalmente na evolução de tratamentos terapêuticos para a população em geral. É preciso pensar a longo prazo nos riscos que corremos desnecessariamente por conta do desconhecimento que essas nanopartículas podem trazer. link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=BOcY4V6OEJQ Arquivos disponiveis para leitura, vídeo e/ou download no link: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=16592&tipo=B

Páginas

Inscreva-se em Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca