EPSJV Fiocruz

Agonia do Rio Roncador

Descrição: 
O vídeo A agonia da bacia do Rio Roncador resultou do projeto Vigilância Ambiental em Saúde para Bacias Hidrográficas: desenvolvendo modelos de formação com gentes locais no município de Magé-RJ. O vídeo mostra a atual situação de saúde da população do município de Magé (RJ). É possível conhecer melhor o quadro de poluição e contaminação da água utilizada para o consumo e para a manutenção dos ecossistemas aquáticos na região e perceber a necessidade de ações de monitoramento ambiental. Por isso, Agonia da bacia do roncador contribui para o aprofundamento do debate sobre as discussões teórico-metodológicas no campo da educação em saúde ambiental, especificamente no que diz respeito às estratégias de promoção e de vigilância em saúde.Vídeo resultado do trabalho de campo dos alunos do Curso de Qualificação Profissional em Vigilância Ambiental em Saúde para bacias hidrográficas no município de Magé/RJ.Produção: Mauricio Monken, 2004/2005

Agentes em ação

Descrição: 
A série Agentes em Ação, produzida pelo Ministério da Saúde, apresenta a importância do trabalho do ACS para a promoção da saúde e para a reorientação do modelo de atenção.

A saúde pública no Brasil

Descrição: 
Vídeos recursos do livro eletrônico - o território e o processo saúde-doença. Vídeo produzido para o Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (PROFORMAR) que trata da história da saúde pública no Brasil da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio.

A saúde em Nova Iguaçu

Descrição: 
Vídeos recursos do livro eletrônico - o território e o processo saúde-doença. Dois temas são retratados: Saúde e Meio Ambiente: o que eu tenho a ver com isso e A saúde em Nova Iguaçu: revisitando um dilema. Pesquisa, produção e realização dos alunos do Curso Básico de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente com a coordenação de Maurício Monken e Grácia Gondim, outubro 1996. 

Dicionário da educação profissional em saúde

Descrição: 
Organizado como um dicionáro, este livro apresenta a explicitação e aprofundamento de conceitos e termos relativos às áreas de trabalho, educação e saúde. Em alguns verbetes, aprofunda termos recorrentes no campo da Educação Profissional em Saúde; em outros, explora conceitos que surgiram recentemente para definir práticas e fenômenos originais do mundo do trabalho em geral e da saúde, em particular. Em sua segunda edição, a obra traz 23 novos verbetes, além da revisão de alguns conceitos da primeira edição. Publicada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e organizado por Isabel Brasil Pereira e Julio César França Lima. 
Inscreva-se em EPSJV Fiocruz