Rio de Janeiro

Verão [cuidados com a pele, desidratação e outros]

Descrição: 
No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer. Assim, para evitar as doenças de pele comuns no verão a apresentadora Mônica Bittencourt conversa com o Secretário Geral da Somerj, Rômulo Capello Teixeira.

Quais reações podem ocorrer após a vacinação contra a febre amarela?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas quais reações podem ocorrer após a vacinação contra a febre amarela. Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Há riscos de surto de febre amarela no Rio?

Descrição: 
Vídeo do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas os riscos de surto de febre Amarela no Rio de Janeiro. Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública

Descrição: 
Vídeo-palestra proferida por Jairnilson Silva Paim, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), durante a abertura do ano letivo  (2014) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), realizada no auditório térreo da ENSP no dia 26 de março de 2014.Em sua exposição, Paim traçou um histórico da formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil, iniciado com o movimento da Reforma Sanitária, e apresentou os valores, projetos e perspectivas da Saúde Pública e Saúde Coletiva no país.  Aborda também os problemas decorrentes do financiamento e da má formação de Recursos Humanos para o SUS, apontando ainda algumas diferenças entre os conceitos de Saúde Pública e Saúde Coletiva.

Genexpert MTB/RIF

Autor:

Descrição: 
Abertura do evento A nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, captação de casos e controle da tuberculose droga resistente e palestra da professora Fátima Cristina Fandinho Montes, chefe do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e Outras Micobactérias, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), durante a sessão científica do Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, realizada no Auditório do Salão Internacional da Escola (ENSP/Fiocruz) no dia 27 de fevereiro de 2013. A atividade foi coordenada por Gisele O’Dwyer e Jesus Pais Ramos, coordenadores de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP e do CRPHF, respectivamente. O mediador da sessão foi o chefe do CRPHF, Miguel Aiub Hijjar. A professora fez uma abordagem do método da tecnologia GeneXpert. Segundo ela, há muito tempo, procuram-se métodos mais rápidos de diagnóstico da doença, em confronto com o método comumente utilizado, chamado diagnóstico laboratorial. Neste, o diagnóstico da tuberculose ativa é feito por exame de escarro, ou seja, a baciloscopia do escarro, que não é capaz de identificar a resistência à rifampicina, utilizada para o tratamento da tuberculose. O GeneXpert, por sua vez, é capaz de identificar a resistência a esse fármaco. A perspectiva é que também identifique outros, pois foi desenvolvido para outros agravos, não somente a tuberculose, como marcadores oncológicos, por exemplo, explicou. Arquivos disponíveis para leitura, audição e/ou download nos ícones ao lado.O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm a Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde púública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado a circulação de idéias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública. 

Segurança do Paciente na Rio 2016

Descrição: 
 Entrevista com os doutores João Granjeiro e Antonio Bispo sobre o trabalho dos profissionais de saúde que farão a interface entre a medicina, os jogos e a cidade, durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A segurança do paciente será abordada dentro do clima olímpico dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se desenvolve a partir da constatação de que um dos aspectos mais importantes para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos pacientes e para a adoção de medidas que garantam a sua segurança consiste na disseminação ampla de informação selecionada, atualizada e de qualidade, para todos os envolvidos na cadeia de prestação desses cuidados.Publicado no YouTube em: 04 /08/2012 por Proqualis Segurança do Paciente

Ética na pesquisa e direito ao acesso, ao diagnóstico, prevenção e tratamento

Descrição: 
 Palestra proferida por Dirceu Greco, diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, durante Centro de Estudos da ENSP, realizado no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fiocruz, no dia 27 de junho de 2012. O evento foi coordenado por Margareth Dalcolmo, pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga.O palestrante comentou a disparidade de algumas pesquisas e a situação de vulnerabilidade dos voluntários dos ensaios clínicos. Para ilustrar essa situação, apresentou a reportagem de uma revista da década passada sobre a situação econômica dos eleitores do país, no qual 75% ganhavam menos de dois salários mínimos e 50% não tinham o ensino fundamental completo. Isso não mudou até hoje. Essa é a situação dos nossos voluntários de ensaios clínicos. Abordou a situação das pesquisas no mundo. "Cerca de 90% dos recursos para pesquisa são gastos com patologias que atingem 10% da população mundial. Apenas 1% dos novos fármacos é produzido para doenças negligenciadas. De 1975 a 1999, tivemos 1.393 novos fármacos comercializados. Desses, 13 eram destinados às doenças tropicais, e três, à tuberculose. Concluiu que a pesquisa com seres humanos é necessária para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas eficazes; mas devem ser relevantes, com seus resultados aplicáveis (equidade e justiça) e sustentáveis.Power Point da palestra: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_331301931.ppt

Almanaque da Dengue.

Descrição: 
O Almanaque da Dengue é um produto criado em 2004 para a população da região de Manguinhos, no Rio de Janeiro, com o objetivo de ajudar no combate a Dengue. Esse almanaque contém dicas, informações, conversas, diversões e indicações úteis sobre saúde e dengue, relacionando o conhecimento com o mundo, a doença com os problemas e condições de vida das pessoas. O objetivo do grupo para o futuro é criar um hipertexto, a partir do texto de publicação, com conteúdo científico já aprovado pelos pesquisadores da ENSP, e disponibilizá-lo na Internet.
Inscreva-se em Rio de Janeiro