VASCONCELLOS, Miguel Murat

Sessão Científica do DAPS em homenagem ao pesquisador Miguel Murat sobre as Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) - 2008: módulo saúde

Descrição: 
Sessão Científica apresentada pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Alberto Najar, integrante do grupo condutor do estudo. O trabalho faz uma análise da qualidade de vida relacionada à saúde no Brasil por meio de diferentes indicadores, como doenças crônicas não transmissíveis, antropometria, estado nutricional e procura pelos serviços de saúde. Na ocasião, os integrantes do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP/Fiocruz) prestaram homenagem ao pesquisador Miguel Murat, falecido em 2009, que fez parte da pesquisa. Arquivos disponíveveis para leitura, audição e/ou download nos ícones ao lado.

Aula inaugural 'Saúde, Informação e Tecnologia' do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde da ENSP - Abertura e Palestras.

Descrição: 
Palestras proferidas por: José da Rocha Carvalheiro, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e presidente da Abrasco; palestra de João Batista Risi, da Opas/Ripsa e Haroldo Lopes dos Santos, do Datasus; e Miguel Murat Vasconcellos (coordenador do mestrado). Os arquivos estão disponíveis para audição e/ou download por meio dos ícones ao lado.

Aspectos gerenciais de hospitais filantrópicos no Brasil: Comparando os hospitais com planos de saúde próprios com o conjunto de hospitais do setor.

Descrição: 
Apresentação que aborda aspectos importantes sobre o papel da saúde suplementar no SUS, comparando o desempenho gerencial dos hospitais filantrópicos, que tem plano de saúde próprio, com hospitais filantrópicos que não tem convênios com planos de saúde. A pesquisa foi realizada em 69 hospitais representativos da totalidade de hospitais e 94 hospitais com operadoras próprias de planos de saúde, ambos com menos de 599 leitos prestadores do SUS. A análise dos dados revelou que os hospitais filantrópicos, com planos de saúde próprios, parecem ter maior preocupação com a qualidade dos serviços prestados aos usuários e um dos pontos críticos para todos os hospitais pesquisados é com relação aos recursos humanos, seja capacitação permanente, incentivos ou redução de rotatividade. Outro fato constatado na pesquisa foi que os hospitais filantrópicos desempenham papel importante tanto para saúde suplementar quanto para o SUS, pois 1/3 dos leitos oferecidos pelo SUS estão nos hospitais filantrópicos.

Estudo dos prestadores hospitalares frente às práticas de regulação das operadoras de planos de saúde.

Descrição: 
Apresentação que tem como objetivo conhecer e analisar os mecanismos de regulação praticados pelas operadoras de planos de saúde sobre os prestadores de serviços hospitalares e de que forma esses mecanismos repercutem sobre as práticas dos hospitais. Mostra um quadro com a distribuição dos hospitais pelas macroregiões brasileiras, segundo o qual 63% desses hospitais estão concentrados na região sul e sudeste do país, sendo que desse total, 266 são hospitais próprios de alguma operadora, enquanto 3.688 são hospitais credenciados de operadoras. O estudo foi feito com foco em quatro diferentes pontos de vista: Caracterização do hospital, qualificação da atenção, micro-regulação exercida pelas operadoras e contratualização dos serviços. Entre outros pontos positivos, essa pesquisa mostrou a dimensão das principais operadoras de planos de saúde para as quais os hospitais são prestadores em volume de faturamento.
Inscreva-se em VASCONCELLOS, Miguel Murat