MENDONÇA, Maria Helena

Alguns desafios para a Política de Saúde no ERJ, com base no ELB-Proesf - Maria Helena Mendonça

Descrição: 
Exposição da vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça

Aula inaugural 'Saúde, Informação e Tecnologia' do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde da ENSP - Abertura e Palestras.

Descrição: 
Palestras proferidas por: José da Rocha Carvalheiro, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e presidente da Abrasco; palestra de João Batista Risi, da Opas/Ripsa e Haroldo Lopes dos Santos, do Datasus; e Miguel Murat Vasconcellos (coordenador do mestrado). Os arquivos estão disponíveis para audição e/ou download por meio dos ícones ao lado.

Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria - Maria Helena Mendonça

Descrição: 
Apresentou o Programa dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Abertura do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Mª Helena Mendonça.

Descrição: 
De acordo com a professora, esse mestrado profissional, poderá viabilizar e implementar esse curso aqui na Escola, tornando-se um ganho para todos que se dedicaram durante meses a esse projeto. Este processo de formação contemplará um conjunto de troca de experiências que será muito valioso para os alunos. A formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das prioridades da ENSP. Além de ter uma história de mais de duas décadas na área de recursos humanos, a Escola oferece aos alunos uma série de outras dimensões de trabalho que poderão ser seguidas durante o curso, apontou a vice-diretora de Pós-Graduação. O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Simpósios sobre Saúde 200 anos Brasil-Portugal - Maria Helena Mendonça.

Descrição: 
Abordou as atribuições do ensino Stricto-Sensu na ENSP e sua abrangência por meio dos programas de pós-graduação da CAPES com suas modalidades. Apresentou o quantitativo do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com seus docentes permanentes, docentes colaboradores, docentes visitantes e quadro discente, bem como suas áreas de concentração. O arquivo esta disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Formatura da Segunda turma do Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência

Descrição: 
A coordenadora geral do curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência, Maria Alice Pessanha, acredita que de alguma maneira tanto os professores quanto os alunos estão contribuindo para as mudanças do modelo apresentado pelo atual sistema de saúde. Outro ponto destacado por ela foi na questão do aprendizado, saindo das salas de aula e indo diretamente para os serviços, onde os alunos aprendem na prática com as dificuldades do dia-a-dia enfrentados nas unidades de saúde. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Abertura do Ano Letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - 2008.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a cerimônia de abertura do ano letivo de 2008 na ENSP, que contou com as participações do Presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss, do Diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, da Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Maria do Carmo Leal, do Presidente da ABRASCO, José da Rocha Cavalheiro, e dos quatro Vice-Diretores da Escola, Maria Helena Mendonça (Pós-Graduação), Carlos Machado de Freitas (Escola de Governo), Margareth Portela (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), Vanessa Costa e Silva (Desenvolvimento Institucional e Gestão) e da Palestrante convidada Rita Barradas Barata, que é Coordenadora da Área de Saúde Coletiva da CAPES/MEC e Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Trajetória da Pós-graduação ENSP/FIOCRUZ - 40 anos.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra da Coordenadora da Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, e a cerimônia de homenagens em que a Direção da Escola entregou 22 placas comemorativas aos ex-coordenadores de cursos, que fizeram parte da trajetória dos 40 anos da Pós-Graduação da Escola. A palestrante traçou um histórico destes 40 anos, desde o seu primeiro coordenador, Edmar Terra Blóis, em 1967, aproveitando para enfatizar as conquistas de cada década, até o lançamento dos mestrados profissionalizantes e o Programa de epidemiologia em Saúde Pública em 2007. Na ocasião, também foi exibido um vídeo em homenagem aos ex-coordenadores. Os arquivos estão disponíveis para leitura e/ou download por meio dos ícones ao lado.
Inscreva-se em MENDONÇA, Maria Helena