Campus Virtual Fiocruz disponibiliza primeiro curso em três línguas em Atenção à saúde em fonoaudiologia – Uma abordagem sobre alterações sensório-motoras orais no campo da neonatalogia.

Campus Virtual Fiocruz acaba de publicar o primeiro curso disponível em três línguas em sua plataforma: Atenção à saúde em fonoaudiologia – Uma abordagem sobre alterações sensório-motoras orais no campo da neonatalogia. Trata-se de uma capacitação online, voltada aos profissionais fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e outros profissionais de saúde interessados no tema da disfagia. Este é o primeiro curso do Campus Virtual Fiocruz disponível em português, inglês e espanhol. Confira a oportunidade e inscreva-se até 30 de setembro!

 

Inscreva-se já!

O curso foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no âmbito do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz), na modalidade “Geração de Conhecimento - Novos Talentos” (2019). Ele está sob a coordenação da fonoaudióloga Mariangela Bartha, que tem cerca de 25 anos de experiência na área  é responsável pela iniciativa. 

Mariangela lembrou que a primeira turma do curso, com oferta apenas em português, teve quase 60 alunos inscritos e revelou grande interesse de profissionais brasileiros que atuam em outros países, destacando a expertise do Brasil na área de saúde neonatal. Ela contou ainda que o curso nasceu do seu trabalho de doutorado, no qual realizou pesquisas sobre a prática da mudança da viscosidade do leite humano para facilitar a deglutição de recém-nascidos, bem como as características dos agentes espessantes.

“Percebi que tínhamos muito a contribuir nacional e internacionalmente, pois a expertise brasileira está à frente do conhecimento de outros países, apesar de mundialmente esse campo ainda necessitar de estudos. O curso tem base em mais de 20 anos de experiência e dedicação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e é também uma forma de mostrar a produção científica dos pesquisadores da Fiocruz com empenho e qualidade à sociedade”, detalhou Mariangela.  

Os módulos do curso foram distribuídos por temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar realizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, visando promover a assistência e incentivo ao uso do leite humano para o recém-nascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia.

A ideia é desenvolver capacidades de modo a contribuir com a compreensão dos alunos quanto aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) como de forma alternativa (no copinho,mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório-motor oral, visando a qualidade da assistência prestada e a promoção do olhar ampliado sobre o tema, atuando de forma precoce e preventiva.

Segundo a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, a formação aborda um tema de grande importância e, além da inovação e avanço – pois amplia o alcance dos cursos da Fiocruz –, o curso traz um desafio, visto que o sistema de inscrições do CVF ainda não está disponível em outros idiomas. “Estávamos trabalhando para torna-lo multilínguas. No entanto, com o aumento das atividades pela pandemia de Covid-19 tivemos que priorizar os cursos e novas formações no tema. A adaptação do sistema estará disponível em breve.

O curso é autoinstrucional, entretanto, dúvidas podem ser enviadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem do Moodle. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro e as aulas estão previstas para acontecer entre 1 de outubro e 13 de dezembro. A formação está estruturada em oito módulos sequenciais, com 5 horas cada, totalizando 40h de formação.  

Confira os módulos e temas tratados na formação:

  • Módulo 1 - O recém-nascido vai para a UTI Neonatal: Cuidados com o desenvolvimento sensório-motor oral e a neuroproteção;
  • Módulo 2 - As especificidades do leite humano;
  • Módulo 3 - O recém-nascido estabilizou: o cuidado integrado do fonoaudiólogo e do terapeuta ocupacional na UTI neonatal;
  • Módulo 4 - Aspectos importantes da disfagia neonatal;
  • Módulo 5 - Estudo sobre a modificação da viscosidade do leite humano;
  • Módulo 6 - Características dos agentes espessantes e a prática do espessamento do leite humano;
  • Módulo 7 - Quando o espessamento da dieta não é suficiente...;
  • Módulo 8 - O cuidado fonoaudiológico com a alta hospitalar.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar cópia em pdf do diploma de graduação ou a carteira do conselho de classe. Somente após o envio, a inscrição será confirmada. O curso oferecerá certificação após a realização da avaliação final e da obtenção de média final maior ou igual a 7.

 

Imagem: arquivo pessoal Mariangela Bartha