Curso virtual "Prevenção e Gestão de Doença Renal Crônica"

O curso virtual "Prevenção e tratamento da doença renal crónica"  visa a contribuir para o reforço da capacidade das equipes de atenção primária dos países da Região das Américas para prevenir a doença renal crônica (DRC), detectar a doença em estágios iniciais e dar o manejo adequado para as pessoas que já têm a doença. Ele está incluído no Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde / World (OPAS / OMS) e foi desenvolvido em coordenação com a Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Hipertensão (SLANH).

A doença renal crônica afeta cerca de 10% da população mundial. Ela pode ser prevenida, mas não há cura, geralmente progressiva, silenciosa e não têm sintomas até fases avançadas, quando as soluções: diálise e transplante renal já são altamente invasivos e caros. Muitos países não têm recursos suficientes para adquirir o equipamento necessário ou cobrir esses tratamentos para todas as pessoas que deles necessitam.

Esta iniciativa faz parte das estratégias desenvolvidas pela OPAS / OMS e SLANH para reduzir a brecha  que separa os pacientes do tratamento que pode prolongar a vida e melhorar a sua qualidade.

Destinado a equipes de atenção primária

O curso gratuito é destinado aos profissionais de saúde diretamente envolvidos no diagnóstico e tratamento de pacientes com DRC e, em particular, as equipes médicas e de enfermagem que trabalham no nível de atenção primária. É composto por 10 módulos, que incluem os seguintes tópicos:

  • Módulo 0: Epidemiologia
  • Módulo 1: Definição e fatores de risco de CKD.
  • Módulo 2: Avaliação, diagnóstico e estratificação.
  • Módulo 3: Diagnóstico e gestão de proteinúria.
  • Módulo 4: Manejo higiênico e medicamentoso do paciente hipertenso.
  • Módulo 5: Estratégias para incentivar a auto-cuidado.
  • Módulo 6: Manejo de Comorbilidade.
  • Módulo 7: Prevenção e progressão da DRC em pacientes diabéticos.
  • Módulo 8: Referência ao nefrologista.
  • Módulo 9: ERC das populações agrícolas na América Central.

O acesso ao curso é livre e gratuito, porém se deseja ter acesso as avaliações e obter o certificado é necessário Inscrever-se. Acesse aqui!

Disponível a partir de 14 de julho, no Campus Virtual de Saúde Pública

O curso está disponível no Campus Virtual de Saúde Pública , onde as pessoas podem criar sua conta e selecionar o curso dentro do menu Curso de autoaprendizagem.

Em 14 de julho o lançamento de um seminário virtual foi realizado com especialistas no assunto que participaram no desenvolvimento do curso. As gravações do seminário estão disponíveis em Espanhol e Português.

Apresentação: Lançamento do Curso Virtual sobre a Doença Renal Crônica

gravações: