Curso de Educação a Distância sobre Programa Bolsa Família na Saúde

A CGAN, em parceria com o DATASUS, desenvolve, desde 2009, o Curso de Educação a Distância sobre o Programa Bolsa-Família na Saúde. O curso é destinado aos profissionais que atuam nos municípios e Estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias. Tem como objetivos desenvolver a compreensão sobre a importância do acompanhamento dos beneficiários do PBF pela equipe de saúde; possibilitar melhor organização e planejamento da atenção básica para o acompanhamento dos beneficiários; e demonstrar o funcionamento do sistema de informação, desenvolvendo a capacidade de utilização de todas as ferramentas disponibilizadas.

Em 2012, serão disponibilizadas 16 turmas. Para este ano, o conteúdo do curso foi atualizado com todas as novidades do Sistema de Gestão do Programa Bolsa-Família na Saúde, informações sobre o Benefício Variável à Gestante e o Benefício Variável Nutriz, sobre a Matriz de Interfaces do PBF na Saúde e as ações intersetoriais com os Programas de Controle de Tuberculose e da Hanseníase na conjuntura do Plano Brasil sem Miséria.

Os interessados devem se cadastrar no endereço http://universus.datasus.gov.br em "acesso ao campus > novo usuário". Na tela seguinte, deve-se clicar em "cadastramento de usuário". É necessário ler todas as informações apresentadas, principalmente o "termo de adesão". O cadastro deverá ser preenchido e, ao final, será enviada uma mensagem para o e-mail com instruções para finalização do procedimento.

Ao voltar ao site UniverSUS, digite o usuário e senha (que foi criado no cadastro) no campo “acesso ao campus” e clique em "entrar". Dessa maneira, os alunos terão acesso a uma tela com os cursos disponíveis, entre os quais haverá o curso "Bolsa-Família na Saúde”.

As inscrições ficam abertas nos três primeiros dias do curso ou até completar o número máximo de 500 participantes por turma.

Materiais Técnicos e Cursos

A produção e disponibilização de material técnico de apoio à implantação das ações de alimentação e nutrição (protocolos, guias, cadernos, cartazes, fôlderes, spots de rádio, vídeos etc.) objetiva auxiliar os profissionais na implantação das diretrizes da PNAN, por meio da garantia de acesso, da forma mais ampla possível, às informações referentes às ações de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde e outras ações relacionadas.

Todos os materiais produzidos pela CGAN estão disponíveis para download na Estação Multimídia. Acesse aqui.

Fonte: Ministério da saúde.