LEAL, Maria do Carmo

Abertura do Ano Letivo 2010 da ENSP

Descrição: 
O diretor lembrou que ex-alunos da Escola estão presentes em mais de 60% dos municípios brasileiros e que atualmente a ENSP conta com turmas de mestrado e doutorado em seus três programas: Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública -, que já concluiu mais de 15 turmas de mestrado profissionalizante, uma modalidade stricto sensu associada as necessidades reais do sistema de saúde. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, 6º - mesa de abertura

Descrição: 
O primeiro a dar as boas vindas foi o diretor Antônio Ivo de Carvalho, lembrando que a Escola vem principalmente, nos últimos anos, fazendo esforço para agregar no país a capacidade de formação e produção de conhecimentos em saúde pública. Em seguida, a representante do Conasems Gisele Gobbi elogiou o trabalho que a ENSP vem fazendo na qualificação de profissionais de saúde para todo o país e destacou que uma das principais discussões nesses três dias de encontro é na formação da força de trabalho para o SUS. Encerrando a solenidade de abertura, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, lembrou que nos anos 70, quando o movimento de uma rede de instituições de saúde pública começou na ENSP, através de uma articulação entre os estados, os cursos de saúde pública resultantes foram fundamentais para formar uma massa de sanitaristas no campo da saúde pública. Arquivo disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Congresso Mundial de Epidemiologia, 18º e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 7º (Abrasco 2008) - Maria do Carmo Leal

Descrição: 
Fez uma análise da freqüência e adequação de indicação de partos cesáreos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Quase 50% dos partos no país são cesarianas, desse total, 80% acontecem no sistema suplementar de saúde. O objetivo do trabalho era conhecer, por meio de entrevistas com puérperas (mulheres no período de 30 dias após o parto) das unidades no Rio de Janeiro, a trajetória da escolha da via de parto operatória. O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

Abertura do Ano Letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - 2008.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a cerimônia de abertura do ano letivo de 2008 na ENSP, que contou com as participações do Presidente da FIOCRUZ, Paulo Buss, do Diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, da Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Maria do Carmo Leal, do Presidente da ABRASCO, José da Rocha Cavalheiro, e dos quatro Vice-Diretores da Escola, Maria Helena Mendonça (Pós-Graduação), Carlos Machado de Freitas (Escola de Governo), Margareth Portela (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), Vanessa Costa e Silva (Desenvolvimento Institucional e Gestão) e da Palestrante convidada Rita Barradas Barata, que é Coordenadora da Área de Saúde Coletiva da CAPES/MEC e Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Iniqüidades Sociais e na Saúde das Populações: como enfrentar este problema?

Descrição: 
Apresentação que tem como tema central analisar os Determinantes Sociais de Saúde, começando por conceituar desigualdades, iniqüidades e determinantes sociais de saúde. Inclui dados estatísticos da expectativa de vida ao nascer em relação ao PIB per capita, riqueza e expectativa de vida em países com renda per capita superior a U$ 10.000, expectativa de vida e distribuição de renda, Mortalidade infantil e iniqüidades em vários países do mundo, como forma de comparação com os dados brasileiros. Aponta dados sobre determinantes sociais no Brasil e no Rio de Janeiro, indicadores demográficos e de saúde por região, distribuição geográfica por status socioeconômico, taxas de homicídios entre homens de 15-49 anos e indicadores socioeconômicos e de saúde no Rio de Janeiro. Analisa os dados sobre determinantes sociais de saúde em Angola e mostra que as previsões de futuro para essas populações, e, grande parte do mundo, serão ainda piores se os governos não tomarem atitudes efetivas para melhorar o acesso da população carente aos serviços de saúde gratuitos. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.
Inscreva-se em LEAL, Maria do Carmo