CELESTE, Tânia

Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, 6º - Tânia Celeste

Descrição: 
A pesquisadora da ENSP e coordenadora da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública Tânia Celeste apresenta o Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva. Mostra princípios e diretrizes que nortearam a Rede. "Tínhamos um objetivo determinado: formar sanitaristas. Em qualquer lugar do Brasil existia uma proposta formativa que combinava doutrina com formação técnica", disse Tânia, apontando a parceria, a sinergia e o pensamento coletivo como princípios básicos utilizados pela Rede. "O período de transição pelo qual passamos resultou em áreas que apresentaram deficiências que devem ser levadas em consideração, como a incorporação de novos Centros, a oportunidade de construir um Programa de Formação de Docentes, o olhar cuidadoso aos dados da obtidos com a Pesquisa Nacional e a baixa interação das Escolas com o Campus Virtual em Saúde Pública - utilizado como ferramenta de interação entre as instituições envolvidas", concluiu. Arquivos disponíveis para audição, leitura e/ou donwload nos ícones ao lado.

Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, 6º - mesa de abertura

Descrição: 
O primeiro a dar as boas vindas foi o diretor Antônio Ivo de Carvalho, lembrando que a Escola vem principalmente, nos últimos anos, fazendo esforço para agregar no país a capacidade de formação e produção de conhecimentos em saúde pública. Em seguida, a representante do Conasems Gisele Gobbi elogiou o trabalho que a ENSP vem fazendo na qualificação de profissionais de saúde para todo o país e destacou que uma das principais discussões nesses três dias de encontro é na formação da força de trabalho para o SUS. Encerrando a solenidade de abertura, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, lembrou que nos anos 70, quando o movimento de uma rede de instituições de saúde pública começou na ENSP, através de uma articulação entre os estados, os cursos de saúde pública resultantes foram fundamentais para formar uma massa de sanitaristas no campo da saúde pública. Arquivo disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Abertura do Encontro Nacional das Escolas de Governo em Saúde.

Descrição: 
Cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Escolas de Governo em Saúde que além de dar as boas-vindas aos participantes do evento, debateu o Programa Nacional de Formação de Gestores do SUS e a Rede de Escolas de Governo como estratégia para a formação em saúde pública no sistema de saúde. A mesa foi composta pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, pela Diretora do Projeto REGESUS/MS, Cristina Fekete, pela representante do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, Keterine Perillo, pela Coordenadora da Escola de Governo da ENSP, Roberta Gondim, pela Coordenadora do Projeto REGESUS/ENSP, Tânia Celeste, e pelo Presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), José Cavalheiro. Arquivo disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.
Inscreva-se em CELESTE, Tânia