Malária

Malária

Malária

Descrição: 
O número de casos de malária no mundo voltou a subir, depois de um período de declínio. A doença é causada por parasitas, transmitidos pelo mosquito Anopheles. Se não for tratada de forma adequada, a infecção aguda pode gerar complicações graves, até a morte. 219 milhões de pessoas contraíram a doença em 2017, levando 435 mil ao óbito, sendo mais de 90% dos casos na África. Esse foi o 2º ano consecutivo em que o Relatório Mundial de Malária revelou um aumento. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, o crescimento no Brasil, em relação a 2016 foi de 84%. O episódio sobre malária tem como convidado o médico Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro, coordenador do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Malária: a doença

Descrição: 
Programa apresentado por Jorge Atouguia, Médico Especialista em Medicina Tropical, sobre os principais sintomas e características da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência Vídeográfica: Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : a doença. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (18 min., 41 seg.)

Malária: a transmissão

Descrição: 
Este videograma apresenta os fatores de transmissão da Malária, nomeadamente o ciclo de vida do Plasmódium. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência Vídeografica: Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : a transmissão. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (13 min., 51 seg.) Link do Vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/148566069/08e70236ec

Malária: o problema

Descrição: 
Este videograma apresenta a problemática da Malária no mundo, nomeadamente em termos de distribuição Mundial, tipos de parasitas, grupos de risco, impacto socioeconómico e perspetivas de controlo. Depoimento de Filomeno Fortes, do Programa Nacional do Controlo da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical” para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência Vídeográfica: Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : o problema. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (18 min., 26 seg.) Link do vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/148565046/8650a8523e

Malária: o diagnóstico

Descrição: 
Este videograma apresenta os vários tipos de diagnóstico da Malária. Inclui depoimento de Luís Távora Tavira, Médico Especialista em Patologia Clínica. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência Videográfica: Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : o diagnóstico. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (18 min., 09 seg.) Link do vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/148565394/45f33611dd

Medicina das viagens: malária

Descrição: 
Este videograma dá uma panorâmica geral sobre a malária e os efeitos que esta doença provoca no Homem, nomeadamente nos viajantes para regiões tropicais. São também fornecidos alguns conselhos para prevenir a malária. Participação do professor Paulo Almeida, entomologista, do dr. Jorge Seixas, médico e do investigador Virgílio do Rosário, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Lisboa. Referência Videográfica: Atouguia, Jorge - Medicina das viagens [Em linha] : malária. Realização de Paulo Cartaxo; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2000. 1 prog. vídeo (29 min., 09 seg.)

Entre Nós: Instituto Gulbenkian de Ciência

Descrição: 
Uma conversa com Carlos Penha Gonçalves, investigador do Laboratório de Genética de Doenças no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras. Referência Vídeográfica: Universidade Aberta - Entre Nós [Em linha] : Instituto Gulbenkian de Ciência. Realização de Vanda Caxeiro; Tecnóloga Helena Leão. Lisboa : Universidade Aberta, [2004]. 1 prog. vídeo (25 min., 12 seg.)

Malária: tratamento, prevenção e controlo

Descrição: 
Programa apresentado pelo autor, professor Jorge Atouguia, Médico Especialista em Medicina Tropical, sobre o tratamento, prevenção e controlo da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Programa apresentado pelo autor, professor Jorge Atouguia, Médico Especialista em Medicina Tropical, sobre o tratamento, prevenção e controlo da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência Videográfica: Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : tratamento, prevenção e controlo. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (18 min., 03 seg.)

A doença de Chagas na região Amazônica - módulo 1

Descrição: 
Módulo I do Manual de capacitação na detecção de trypanosoma cruzi para microscopistas de malária e laboratoristas de malária e laboratoristas da rede pública. Esta apostila, originária do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, foi idealizada para cursos de capacitação de técnicos no diagnóstico parasitológico da infecção chagásica, na identificação de vetores e na conduta com pacientes com doença de Chagas na Amazônia Brasileira desde 2006, se transformou, em 2008, em um manual para uso nos nove países da Região Amazônica, graças ao apoio da Organização Pan-Americana da Saúde. Neste ano de 2012 está sendo lançada a 2ª edição revisada e atualizada para ser distrubuída seguindo o mesmo fluxo da primeira. O manual é o fruto do esforço de vários profissionais - pesquisadores, técnicos e estudantes, particularmente das Dras. Angela Cristina Verissimo Junqueira e Teresa Cristina Monte Gonçalves (coordenadoras) e dos Drs. Carlos José de Carvalho Moreira e Pedro Albajar Viñas, e tantos outros consultores e colaboradores, relacionados no seu início com as respectivas instituições a que pertencem.

Páginas

Inscreva-se em Malária