Terapia Comunitária

PICS: Terapia Comunitária Integrativa

Descrição: 
O programa apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Dessa vez, o assunto é a Terapia Comunitária Integrativa, que se propõe a cuidar da saúde comunitária, especialmente em espaços públicos. Para conhecer melhor essa terapia, a apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a psicóloga e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Vera Frossard.

Terapia Comunitária: um valor estratégico para a gestão da saúde na comunidade.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra do professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Adalberto Barreto, que na ocasião falou sobre o Projeto de Terapia Comunitária como promoção e gestão da saúde na comunidade. O palestrante alertou para o fato de que a saúde é a síntese de uma multiplicidade de processos decorrentes dos determinantes sociais da saúde, como o desemprego, a exclusão social e principalmente o estresse, e é justamente aí aonde a Terapia Comunitária vem fazendo os seus maiores progressos, mesmo sendo rejeitada por grande parte dos médicos. Para ele, a pior miséria em uma comunidade não é a externa, como o lixo a céu aberto ou as casas caindo, mas a miséria no interior das pessoas, ou seja, não acreditarem na sua capacidade. Adalberto apresentou também a Rede de Terapia Comunitária no Brasil, que hoje conta com 30 pólos formadores, 11.500 terapeutas treinados, mais de 575 mil rodas de TC e mais de 8,6 milhões de atendimentos realizados. A Rede tem atuado nas áreas de saúde, educação e segurança pública e tem o apoio do Ministro da Saúde José Gomes Temporão para sua implantação como estratégia de política pública.

Terapia comunitária como política pública: uma estratégia de cuidado ao sofrimento e promoção da saúde no SUS - abertura

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo as considerações da mesa de abertura do evento que foi composta pelas pesquisadoras do DENSP Maria Beatriz Guimarães, Carla Moura Lima e Eliane Savi, além do criador do Projeto de Terapia Comunitária Adalberto Barreto e os pesquisadores Victor Vincent Valla e Sônia Moreira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Terapia comunitária como política pública: uma estratégia de cuidado ao sofrimento e promoção da saúde no SUS - debate

Descrição: 
O debate aconteceu após as apresentações dos palestrantes do evento. A mesa foi composta pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Sônia Moreira e Victor Vincent Valla, Além da Pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, Maria Beatriz Guimarães e pelo Professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, Adalberto Barreto. As discussões se concentraram no Projeto da Terapia Comunitária para promoção da saúde e como política pública para o SUS. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.
Inscreva-se em Terapia Comunitária