Agentes Comunitários de Saúde

Agentes Comunitários de Saúde

Descrição: 
Pessoas fundamentais nas engrenagens do Sistema Único de Saúde-SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família e têem um papel muito importante no acolhimento, pois é, em geral membro da equipe e que também faz parte da comunidade que atua, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. São profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde. Participantes: Cecília Portugal, médica de família e comunidade; Ilton Rosa Neto, líder comunitário; Fábio Falcão Monteiro, agente de saúde; Priscila Vanccin, coordenadora da Atenção Básica de Augustinópolis/TO; Yatha Anderson Maciel, enfermeiro e idealizador do Projeto "Agentes da Alegria"; Gedean Alves Filho, agente de combate a endemias; Cleania Oliveira, agente comunitário de Saúde.

Agentes em ação

Descrição: 
A série Agentes em Ação, produzida pelo Ministério da Saúde, apresenta a importância do trabalho do ACS para a promoção da saúde e para a reorientação do modelo de atenção.

O Papel do Agente Comunitário na Estratégia de Saúde da Família: contradições de uma prática - debate

Descrição: 
Debate coordenado por Fátima Virgínia, da AP 3.1, que contou com as presenças das palestrantes Helena Maria Leal David e Vera Joana Bornstein, que abordaram temas relacionados à história dos agentes de saúde, ou seja, como surgiu a idéia de ter pessoas da comunidade fazendo uma ponte com a saúde, como se dão essas formas de mediação e os fatores que a influenciam. A primeira a falar foi Helena que resgatou o passado dos agentes comunitários de saúde e aproveitou para lembrar que a prática de transformar integrantes de comunidades carentes em trabalhadores de saúde existe em vários países e citou a Rússia e a China como exemplos. Relata que inicialmente o projeto visava formar agentes dentro das comunidades, treinando-os para desenvolver ações de promoção e educação em saúde, promovendo acesso aos cuidados adequados e agindo como instância mediadora entre a comunidade e os serviços. Ressalta que hoje, com a expansão da cobertura e a inclusão de outros programas, como o Saúde da Família, as informações se dispersaram e os próprios profissionais de saúde não sabem quem são eles e qual seu papel. A segunda palestrante, Vera Joana, se concentrou no papel dos agentes como mediadores entre o serviço e a comunidade, que nem sempre é onde o agente reside, seja na facilitação do acesso da população ao serviço de saúde, seja no controle sanitário ou no relato de informações sobre situação e condições de saúde. Aponta alguns fatores que podem influenciar neste contato com a comunidade, além de eventuais desvios de funções ou trabalhos burocráticos internos que atrapalham a atuação do agente comunitário. Encerrando a sua palestra, a pesquisadora apresentou algumas sugestões para reforçar o papel dos agentes de saúde de forma a mudar a atual situação desses profissionais, reconhecendo o seu papel dentro das comunidades, desburocratizando suas atividades e incorporando temáticas locais no programa.

O Papel do Agente Comunitário na Estratégia de Saúde da Família: contradições de uma prática.

Descrição: 
Apresentação que expõe o papel dos Agentes Comunitários de Saúde como mediadores entre o serviço e a comunidade, que nem sempre é onde o agente reside, seja na facilitação do acesso da população ao serviço de saúde, seja no controle sanitário ou no relato de informações sobre situação e condições de saúde. Aponta alguns fatores que podem influenciar neste contato com a comunidade, além de eventuais desvios de funções ou trabalhos burocráticos internos que atrapalham a atuação do agente comunitário. Cita algumas sugestões para reforçar o papel dos agentes de saúde de forma a mudar a atual situação desses profissionais, reconhecendo o seu papel dentro das comunidades, desburocratizando suas atividades e incorporando temáticas locais no programa.

Agentes comunitários de saúde: Contradições de uma prática.

Descrição: 
Apresentação que trata das atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde, resgatando a história da sua criação, inclusive em outros países, como Rússia e China. Aponta as atividades exercidas pelos agentes e os treinamentos que devem ter para que se tornem uma instância mediadora entre a comunidade e os serviços de saúde. Aponta a expansão da cobertura, a inclusão de outros programas, como o Saúde da Família e a burocracia como as principais barreiras encontradas hoje para melhorar a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde.
Inscreva-se em Agentes Comunitários de Saúde