pt-br

Políticas públicas de saúde e processo de trabalho em saúde da família [volume 2]

Descrição: 
O Módulo 3 tem o objetivo de provocar o conhecimento, a compreensão e a reflexão sobre a evolução das Políticas Públicas de Saúde do Brasil até o contexto atual, assim como a análise e reflexão sobre a inserção dos princípios do SUS e do Pacto pela Saúde em suas práticas e nas práticas da equipe em que trabalha. O módulo 4 divide-se em 3 partes. A primeira reflete-se sobre o conceito de modelo assistencial, relacionando-o ao conceito de atenção primária a saúde. Além disso busca apresentar os fundamentos da Atenção Básica, além de um resgate histórico da Saúde da Família no Brasil e no Mato Grosso do Sul

Atenção primária à saúde: história em quadrinhos

Descrição: 
Introdução à Atenção Primária à Saúde (APS), através do estudo do histórico, conceitos, atributos e modelos nacionais e internacionais.

Ética na APS - SAÚDE URGENTE: o descaso continua em Santa Fé.

Descrição: 
Introdução à Ética na APS, através do estudo do histórico, conceitos, atributos e modelos nacionais e internacionais.

Saúde Bucal por Ciclos de Vida

Descrição: 
O ciclo de vida familiar caracteriza os movimentos e transformações que ocorrem ao longo da história familiar, apresentando padrões de relativa previsibilidade, constituindose em estágios de desenvolvimento e exigindo adaptação e ajustamento de seus membros (Moysés e Silveira Filho, 2002). Além disso, cada membro familiar, ao desempenhar um papel de acordo com seu contexto social, pode infl uenciar a dinâmica do processo saúde-doença. A compreensão ampliada da promoção de saúde, que inclui ações voltadas à mudança de comportamento e revenção de doenças e, também, aos determinantes sociais de saúde das populações, implica uma abordagem diferenciada na atuação dos profi ssionais da equipe de saúde bucal. Nesse sentido, é primordial o preparo dos profi ssionais de saúde bucal em práticas e atitudes que os ajudem nesse processo. Para tanto, os profi ssionais devem conhecer as questões mais amplas da comunidade, bem como participar delas, no intuito de educar e informar as pessoas sobre os efeitos da dieta, higiene, uso de fl uoretos, fumo, consumo de álcool e sobre o processo saúde/doença. Desse modo, vamos contribuir para que os indivíduos tenham um estilo de vida mais saudável a partir da compreensão dos ciclos de vida presentes nas famílias.Na Estratégia de Saúde da Família (ESF), compreender o ciclo de vida familiar e incorporá-lo na construção de estratégias de cuidado em saúde signifi ca incorporar o impacto da família na saúde e doença de seus membros, entendendo melhor o momento e o contexto da vida familiar

Políticas Públicas de Saúde: Abril é Rosa...

Descrição: 
Introdução à Políticas Públicas de Saúde, através do estudo do histórico, conceitos, atributos e modelos nacionais e internacionais.

Práticas educativas: conscientização sobre atividade física regular

Descrição: 
Introdução à Práticas Educativas: grupos e individuais, através do estudo do histórico, conceitos, atributos e modelos nacionais e internacionais. Saúde contextualizada na cidade ficcional de Santa Fé a partir de áudio sobre a prática regular de atividades físicas.

Atenção básica em saúde a pacientes portadores de necessidades especiais

Descrição: 
Aborda as barreiras físicas encontradas pelas pessoas com deficiência em áreas internas de Unidades de Saúde. Relata as dificuldades vivenciadas por pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais em relação a assistência em saúde, apontando a falta de capacitação, por parte de alguns profissionais, na lida com esses pacientes.

Reorganização dos sistemas de saúde: promoção da saúde e Atenção Primária à Saúde

Descrição: 
Os sistemas de saúde em todo o mundo estão em constante processo de construção e desenvolvimento, a fim de prover um melhor estado de saúde para as suas populações. Consequentemente, os sistemas não são estáticos, pois devem acompanhar as necessidades e mudanças sociais e culturais que acompanham o desenvolvimento de qualquer sociedade. A partir desta premissa, a unidade aborda o conceito de atenção à saúde e sua amplitude para o cuidado das populações; bem como a definição de promoção da saúde desde os primórdios do conceito até a definição contemporânea para concluir com a discussão acerca da atenção primária da saúde como um importante nível do sistema que possibilita a organização da atenção e propõe-se a um alto grau de resolubilidade das necessidades de saúde da população.

Páginas

Inscreva-se em pt-br