Alimentação

Proteínas [e sua importância para a saúde]

Descrição: 
Como saber se você está ingerindo proteína demais ou de menos? Quais os alimentos mais proteicos? E as dietas da proteína? O Ligado em Saúde esclarece essas dúvidas e muito mais. A apresentadora Marcela Morato conversou com a nutricionista Mariana Zogaib, do Centro de Atenção Psicossocial Manoel de Barros; e o reporter Eduardo Costa conversou com Camila de Santis, coordenadora do Terrapia da Fiocruz.

Alimentação: rotulagem e publicidade dos produtos alimentares

Descrição: 
Rotulagem de produtos alimentares: rótulo alimentar e rótulo nutricional. Publicidade de produtos alimentares: a publicidade e a saúde, a publicidade dirigida a crianças e a adultos. Participação de Maria Daniel Vaz de Almeida e Pedro Graça, nutricionistas, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Referência Vídeográfica: Carapeto, Cristina - Alimentação [Em linha] : rotulagem e publicidade dos produtos alimentares. Realização de Ana José Trindade; Tecnóloga Ana Maria Parente. Lisboa : Universidade Aberta, 2000. 1 prog. vídeo (26 min., 23 seg.)

Alimentação: alimentação de idosos e adolescentes

Descrição: 
A alimentação dos idosos: principais problemas e como corrigi-los. A alimentação dos adolescentes e sua relação com a saúde no presente e no futuro. Participação dos nutricionistas Cláudia Ramos e Pedro Moreira, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto. Referência videográfica: Carapeto, Cristina - Alimentação [Em linha] : alimentação de idosos e adolescentes. Realização de Ana José Trindade; Tecnóloga Ana Maria Parente. Lisboa : Universidade Aberta, 1999. 1 prog. vídeo (25 min., 11 seg.)

Alimentação: promoção da saúde

Descrição: 
A relação da alimentação saudável com a prevenção da saúde; a evolução da alimentação portuguesa ao longo dos tempos; os principais erros alimentares; o álcool na alimentação. Participação da professora Maria Daniel Vaz de Almeida, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e o dr. Vítor Barros, nutricionista. Referência videográfica: Carapeto, Cristina - Alimentação [Em linha] : promoção da saúde. Realização de Ana José Trindade; Tecnóloga Ana Maria Parente. Lisboa : Universidade Aberta, 1999. 1 prog. vídeo (22 min., 33 seg.)

Higiene alimentar e nutrição: alimentação materno-infantil

Descrição: 
A importância de uma alimentação saudável, variada e equilibrada na saúde da população em geral, com especial incidência nas mulheres e crianças. A importância de uma alimentação equilibrada na manutenção da saúde e na recuperação de situação de doença. Produção no âmbito do projeto "Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência videográfica: Carapeto, Cristina - Higiene alimentar e nutrição [Em linha]: alimentação materno-infantil. Realização de Ana José Trindade; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2009. 1 prog. vídeo (11 min., 34 seg.)

Higiene alimentar e nutrição: ambiente e higiene alimentar

Descrição: 
A importância da Higiene na Saúde. Higiene ambiental. Higiene alimentar. Prevenção de mal-estar e doenças relacionadas com higiene precária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Referência videográfica: Carapeto, Cristina - Higiene alimentar e nutrição [Em linha]: ambiente e higiene alimentar. Realização de Ana José Trindade; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2008. 1 prog. vídeo (18 min., 33 seg.)

Comida [hábitos e cultura]

Descrição: 
Videoaula sobre comida. Quando se fala de comida especialmente, a gente não quer só valor nutricional, quer também os hábitos e toda uma cultura existente em torno da mesa, que reúne amigos, famílias, alimenta bons papos e inflamadas discussões. É sob esse aspecto familiar, social e cultural que o Em Família aborda o tema comida neste programa. Participantes: Rodrigo Brites, influenciador digital e empresário; Denise Cavalcante Barros, nutricionista; Jaciara Falcon, chef; Paula Marques, site Dinneer; Cristina Jobim, artista plástica; Marlene Belo, amiga; Eduardo Costa, reporter.

Guia alimentar para a população brasileira

Descrição: 
Livro elaborado pelo Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica,  editado em 2014.O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006,apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossapopulação. Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedadebrasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, fez-senecessária a apresentação de novas recomendações. A segunda ediçãodo guia passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seuamplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construçãoda versão final, aqui apresentada.Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequadae saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípiose as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para apopulação brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às açõesde educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.Considerando os múltiplos determinantes das práticas alimentares e, acomplexidade e os desafios que envolvem a conformação dos sistemasalimentares atuais, o guia alimentar reforça o compromisso do Ministérioda Saúde de contribuir para o desenvolvimento de estratégias para apromoção e a realização do direito humano à alimentação adequada.

Curso de Educação a Distância sobre Bolsa Família na Saúde

Descrição: 
É um curso desenvolvido pela Coordenação Geral de alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde em parceria com o DATASUS, é um curso de educação a distancia sobre o Programa Bolsa Família na Saúde. Destinado aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias.
Inscreva-se em Alimentação