Biodiversidade

Rede RIB e seu potencial de atendimento aos segmentos farmacêutico, cosmético e alimentício

Descrição: 
Apresentação de Antonio Fidalgo, coordenador de PD&I do Instituto Senai de Inovação em Química Verde, dentro da temática Desenvolvimento Sustentável possível, durante o 1º Seminário Internacional das RedesFito, organizado por Farmanguinhos com a proposta de discutir a inovação e a biodiversidade sob a ótica da sustentabilidade.

A Importância do conhecimento popular para a organização dos sistemas ecoprodutivos medicinais: o caso extremo-Sul da Bahia

Descrição: 
Apresentação de Sandra Magalhães, coordenadora da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz (NGBS), durante o 1º Seminário Internacional das RedesFito, organizado por Farmanguinhos com a proposta de discutir a inovação e a biodiversidade sob a ótica da sustentabilidade.

Parceria entre Redesfito e Cooplantas no arranjo produtivo de Itapeva/SP

Descrição: 
Apresentação de Patrícia Apolinário, presidente da Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais - Cooplantas - Itapeva/SP, na temática: As RedesFito e a dinâmica da inovação, durante o 1º Seminário Internacional das RedesFito, organizado por Farmanguinhos com a proposta de discutir a inovação e a biodiversidade sob a ótica da sustentabilidade.

A rede de inovação em medicamentos da biodiversidade - RedesFito

Descrição: 
Apresentação de Glauco Villas Bôas, coordenador do núcleo de gestão em biodiversidade e saúde de Farmanguinhos e coordenador da rede de inovação em medicamentos da biodiversidade da RedeFito, durante o 1º Seminário Internacional das RedesFito, organizado por Farmanguinhos com a proposta de discutir a inovação e a biodiversidade sob a ótica da sustentabilidade.

Potencial comercial de ingredientes da biodiversidade com eficácia e segurança comprovada

Descrição: 
Vídeoaula de Eduardo Roxo, diretor da Atina Ativos Naturais, durante o 1º Seminário Internacional das RedesFito, organizado por Farmanguinhos com a proposta de discutir a inovação e a biodiversidade sob a ótica da sustentabilidade. Apresentou o desenvolvimento de novos produtos e análise de segurança de produtos, especificações físico-químicas, estabilidade e indicação de uso de produtos da Atina ativos naturais.

Insetos: uma aventura pela biodiversidade

Descrição: 
Livro elaborado pelos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).A diversidade e a beleza estética dos insetos são o foco principal desta obra, que foi elaborado para apresentar de forma simples, clara e objetiva o espetacular e curioso universo dos insetos.  O objetivo da obra  virtual é  atrair a curiosidade dos jovens, principalmente alunos do Ensino Médio, e motivá-los a buscar mais conhecimentos na área ambiental.O grande destaque do projeto é o layout extremamente colorido, vibrante e moderno. Segundo a pesquisadora Jane Costa, uma das autoras do livro, o design conseguiu conciliar a personalidade da Entomologia com a personalidade dos jovens. Exemplares que integram o acervo da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, uma das maiores e antigas coleções de insetos da América Latina, foram utilizados para ilustrar o livro. São também apresentadas fotos obtidas durante coletas em campo realizadas pela equipe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC.     

A Convenção sobre Diversidade Biológica e a Estratégia Nacional.

Descrição: 
Apresentação que expõe os problemas e os desafios para o futuro da biodiversidade brasileira e da criação e dos objetivos da Conferência das Partes (COP). Enumera os problemas para a preservação da biodiversidade brasileira, onde já ocorreram perdas irreversíveis de espécies e o aumento da Biopirataria. Analisa a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que foi resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – CNUMAD (Rio 92), e surgiu para promover a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade.

Palestra do Sr. Rubens Onofre Nodari sobre Biodiversidade.

Descrição: 
Palestra que trata dos desafios futuros decorrentes da nova Lei de Biossegurança, da implementação do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e as decisões da Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica. O Protocolo da Cartagena foi o primeiro acordo firmado no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica, que assegura um nível adequado de proteção no campo da transferência, da manipulação e do uso seguro dos organismos vivos modificados (OVMs), resultantes da biotecnologia moderna. Aponta as dificuldades em se estabelecer e manter acordos entre países para preservação do meio ambiente.
Inscreva-se em Biodiversidade