Saúde da Família

Agentes Comunitários de Saúde

Descrição: 
Pessoas fundamentais nas engrenagens do Sistema Único de Saúde-SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família e têem um papel muito importante no acolhimento, pois é, em geral membro da equipe e que também faz parte da comunidade que atua, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. São profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde. Participantes: Cecília Portugal, médica de família e comunidade; Ilton Rosa Neto, líder comunitário; Fábio Falcão Monteiro, agente de saúde; Priscila Vanccin, coordenadora da Atenção Básica de Augustinópolis/TO; Yatha Anderson Maciel, enfermeiro e idealizador do Projeto "Agentes da Alegria"; Gedean Alves Filho, agente de combate a endemias; Cleania Oliveira, agente comunitário de Saúde.

Aula Inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde na Estratégia de Saúde da Família, 2011 - abertura

Descrição: 
Além do diretor da ENSP a solenidade de abertura do curso contou ainda com a participação do Vice-presidente da Fiocruz, Francisco Braga, da vice-diretora de Pós-graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, da coordenadora do Teias-Escola Manguinhos, Elyne Engstrom, do subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, do professor e colaborador do mestrado, Carlos Eduardo Aguilera, representando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do representante do Ministério da Saúde, Eduardo Melo. O curso, resultado de uma parceria entre a ENSP e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, tem a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e a inovação na Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro. Arquivo disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Caderno de Organização da Atenção Básica e Saúde Mental de Nova Iguaçu, 2010.

Descrição: 
O Centro de Estudos tem a capacidade de formar cerca de dez mil alunos por ano, e seu principal objetivo é qualificar profissionais para auxiliar a reorganização e consolidação do SUS no município. O "Caderno de Organização da Atenção Básica e Saúde Mental" insere-se em uma proposta ampliada de reorganização do modelo de atenção à saúde que é prestado pelo município de Nova Iguaçu, pautado na lógica da Saúde da Família.

Apoio Matricial: análise da implementação dos NASFs - Mariana Dorsa Figueiredo

Descrição: 
Os arquivos estão disponíveis para leitura, audição e/ou download nos ícones ao lado.

Seminário Nacional Eurosocial Salud - Emília Correia

Descrição: 
Atividade do 'Seminário Nacional Eurosocial Salud - Formação de Recursos Humanos para a Atenção Primária em Saúde', realizado no dia 11 de novembro de 2008 no Auditório Térreo da ENSP. Os arquivos estão disponíveis para audição, leitura e/ou download no ícone ao lado.

Seminário Nacional Eurosocial Salud - Marco Aurélio da Ros

Descrição: 
Atividade do 'Seminário Nacional Eurosocial Salud - Formação de Recursos Humanos para a Atenção Primária em Saúde', realizado no dia 11 de novembro de 2008 no Auditório Térreo da ENSP. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

A Poética da Promoção da Saúde e o Teatro do Oprimido: percepções sobre a relevância do uso da linguagem teatral na Estratégia Saúde da Família do Complexo de Manguinhos- RJ, através da estruturação da Ação-Interdisciplinar Teatro Dentro da Vida.

Descrição: 
O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as percepções dos profissionais e usuários da Estratégia de Saúde da Família do Complexo de Manguinhos sobre a relevância do uso da linguagem teatral nas ações de Promoção da Saúde, compreendida aqui como uma Poética. Os arquivos estão disponíveis para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria - Liliana Mingillio.

Descrição: 
Afirmou que a Rede é um desdobramento da Red de Investigación en Sistemas y Servicios de Salud del Cono Sur, por iniciativa da representante da Red Salud na Argentina, Alicia Stolkiner. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria - Maria Helena Mendonça

Descrição: 
Apresentou o Programa dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria - Jorge Pepe

Descrição: 
A visita faz parte do projeto 'Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria', que busca fortalecer o programa de intercâmbio de docentes e pesquisadores e explorar os desafios que a saúde familiar e comunitária enfrenta no país vizinho. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Páginas

Inscreva-se em Saúde da Família