Políticas Públicas

Doença falciforme

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Doença falciforme", por Dra. Marilda de Souza Gonçalves, pesquisadora titular do Instituto Gonçalo Muniz da Fiocruz Bahia (IGM-Fiocruz-BA) e professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Boletim Técnico Internacional série I n.5, dez. 2008. Macrorregião Asiática - A Cooperação Internacional desenvolvida pela ENSP/FIOCRUZ, com países das regiões do mediterrâneo (EMRO), sudeste asiático (SEARO) e oeste do pacífico (WPRO).

Descrição: 
Apesar de pouca abordagem da FIOCRUZ na região asiática de forma geral, este Boletim aborda algumas atividades desenvolvidas relacionadas à Cooperação Técnica, com vistas à informação sobre desenvolvimento de processos relacionados. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Boletim Técnico Internacional. Série I n.4, dez. 2008. Macroregião EURO - A Cooperação Internacional desenvolvida pela ENSP/Fiocruz com a Europa.

Descrição: 
Aborda as políticas e atividades relacionadas à Cooperação Técnica Norte-Sul, visando à informação específica sobre desenvolvimento de projetos e convênios. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Boletim Técnico Internacional. série I n.3, dez. 2008. Macroregião PAHO-AN - A Cooperação Internacional desenvolvida pela ENSP/Fiocruz com a América do Norte.

Descrição: 
Aborda as políticas e atividades relacionadas à Cooperação Técnica Norte-Sul, visando ao desenvolvimento de projetos e pesquisas com a América do Norte. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Boletim Técnico Internacional. série I n.2, dez. 2008. Macrorregião PAHO/AL - A Cooperação Internacional desenvolvida pela ENSP/Fiocruz com a América Latina.

Descrição: 
Aborda as políticas e atividades relacionadas à Cooperação Técnica Sul-Sul, visando ao desenvolvimento de projetos e convênios dos Países Latino-Americanos. O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Conferência Nacional de Saúde, 13ª, 2007 - mesa de abertura ( José G. Temporão)

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo as exposições do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde. O Ministro, além de cumprimentar os presentes, lembrou que por muitos anos foi delegado ou relator de conferências de saúde anteriores e destacou que esta é a maior conferência já realizada, considerando o número de municípios envolvidos, delegados e de participantes em geral. Temporão também chamou a atenção para o fato de após 21 anos da 8ª CNS, aumentam-se a responsabilidade e a importância do papel de cada um para a construção de um sistema de informação qualificada sobre saúde. O ministro também enfatizou a importância de se aprovar a Emenda Constitucional 29, que define o que são ações e serviços de saúde e o que é gasto em saúde, além da prorrogação da CPMF, que corre sério risco de não ser aprovada no Senado Federal. Segundo Temporão, estes dois pontos são fundamentais para manter a base de sustentação do sistema de saúde, que só este ano recebeu R$ 16 bilhões oriundos da CPMF.

Conferência Nacional de Saúde, 13ª, 2007 - mesa de abertura (Arlindo Chinaglia)

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo as saudações e comentários do Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, na cerimônia de abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Conferência Nacional de Saúde, 13ª, 2007 - mesa de abertura (Francisco Batista Júnior)

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo a palestra do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, apresentada na cerimônia de abertura do evento. Francisco reiterou o orgulho do Conselho pela realização das mais de 4.300 conferências Municipais e das 27 estaduais, que mobilizaram mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o país, e pela participação, na Conferência, de mais de quatro defensores do SUS. Para o palestrante, a 13ª CNS foi pensada como uma proposta de resgate da reforma sanitária brasileira, o que implica uma visão mais abrangente de saúde. Alertou também para a necessidade de se priorizar a atenção básica em saúde, efetivando a atuação das equipes multiprofissionais de saúde e fortalecendo as ações educativas, pois não é possível que o Brasil tenha programas maravilhosos de transplantes de órgãos, de luta contra a AIDS e de vacinação e ser um problema em tuberculose em todo mundo, por exemplo.

Conferência Nacional de Saúde, 13ª, 2007 - mesa de abertura (Luis Inácio Lula da Silva)

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo o discurso do Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, na mesa de abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília. Ao iniciar seus comentários, o Presidente saudou os integrantes da mesa e os presentes ao evento, além de falar sobre as desigualdades sociais existentes no país e o papel do SUS neste contexto, citando vários números para comprovar os investimentos em saúde durante a sua gestão. Lula citou alguns programas sociais do governo, como os agentes comunitários de saúde, o Programa Saúde da Família e o Brasil Sorridente, que com o passar dos anos, vem recebendo cada vez mais investimentos. O Presidente ressaltou a importância da regulamentação da EC-29, que permitirá que os estados cumpram com a obrigação de investir 12% da arrecadação na área da saúde, e a aprovação da CPMF junto ao Senado, o que ele considera de suma importância para a manutenção do Sistema Único de Saúde. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Conferência Nacional de Saúde,13ª, 2007 - mesa de abertura (Tião Viana)

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo as saudações e comentários do Presidente do Senado, Tião Viana, na cerimônia de abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília. O arquivo está disponível para audição e/ou download no ícone ao lado.

Páginas

Inscreva-se em Políticas Públicas