Saúde do Trabalhador

Segurança, higiene e saúde no trabalho: introdução e organização: estudo de caso

Descrição: 
Acidentes de trabalho e realidade europeia. Apresentação de um caso exemplar na organização da prevenção no campo da segurança, higiene e saúde no trabalho: a empresa e os trabalhadores; o envolvimento mútuo; o plano de ação, os aspetos legais e a obrigação moral. Um projeto da Universidade Aberta e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o apoio do Fundo Social Europeu e do Estado Português.Formação - Professores. Referência videográfica: Gaspar, Cândido Dias - Segurança, higiene e saúde no trabalho [Em linha] : introdução e organização: estudo de caso. Realização de Nuno Barrela. Lisboa : Universidade Aberta, 2001. 1 prog. vídeo (13 min., 16 seg.). Link do vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/144903488/b02cccdba8

Segurança, higiene e saúde no trabalho: a ergonomia dos locais e postos de trabalho

Descrição: 
Ergonomia - conceito e objetivos. Ergonomia e trabalho: evolução e novas doenças. Intervenção ergonómica no trabalho. Doenças músculo-esqueléticas e stress. Exemplos de utilização adequada de equipamentos, ou de comportamentos corretos. Um projeto da Universidade Aberta e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o apoio do Fundo Social Europeu e do Estado Português. Formação - Professores. Referência Videográfica: Gaspar, Cândido Dias - Segurança, higiene e saúde no trabalho [Em linha]: a ergonomia dos locais e postos de trabalho. Realização de Nuno Barrela. Lisboa : Universidade Aberta, 2001. 1 prog. vídeo (13 min., 03 seg.) Link do vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/144904361/8ad350d907

Segurança, higiene e saúde no trabalho: o ruído nos locais e postos de trabalho

Descrição: 
Aspectos gerais do impacto do ruído nos locais e postos de trabalho - valores em questão. Aspetos clínicos do(s) impacto(s) do ruído. Medidas a tomar pelas empresas, para prevenção, medição e controlo do ruído. Um projeto da Universidade Aberta e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o apoio do Fundo Social Europeu e do Estado Português. Formação - Professores. Referência Bibliográfica: Gaspar, Cândido Dias - Segurança, higiene e saúde no trabalho [Em linha] : o ruído nos locais e postos de trabalho. Realização de Nuno Barrela. Lisboa : Universidade Aberta, 2001. 1 prog. vídeo (11 min., 03 seg.). Link do vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/144903844/7aec8a7206.

Segurança, higiene e saúde no trabalho: a iluminação dos locais e postos de trabalho

Descrição: 
Apresentação de noções básicas de luminotecnia: do espectro visual aos níveis de iluminação e qualidade da luz. Luz e cansaço, luz e idade, luz e especificidade do trabalho. A luz artificial e a luz natural-restituição de cores. Um projeto da Universidade Aberta e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o apoio do Fundo Social Europeu e do Estado Português. Formação - Professores. Referência Videográfica: Gaspar, Cândido Dias - Segurança, higiene e saúde no trabalho [Em linha]: a iluminação dos locais e postos de trabalho. Realização de Nuno Barrela. Lisboa : Universidade Aberta, 2001. 1 prog. vídeo (11 min., 36 seg.) Link do vídeo: https://vimeo.com/user34119652/review/144903933/da88667225

O caso de Ana na cidade: o que os olhos não veem, o coração e o corpo sentem?

Descrição: 
Texto da Unidade III que se apoia em "O caso de Ana", apresentado na Parte II deste livro, e introduz elementos relativos às vigilâncias do campo da saúde. As situações apresentadas baseiam-se na livre adaptação de fatos reais, geralmente analisados e fartamente documentados, todavia, não inteiramente revelados no caso. Não revelados, primeiramente para que se alcance a mesma linguagem narrativa do caso que lhe dá sustentação; em segundo lugar, para tornar as vigilâncias, na sua articulação (ou não) com a atenção, mais próximas dos gestores e profissionais do cuidado. Das quatro vigilâncias, a mais articulada é a epidemiológica, que, de certa forma e com mais frequência, acompanha o processo de atenção, alimentando-se de suas informações e recomendando e orientando medidas preventivas até no campo da atenção.

Fórum de Saúde do Trabalhador do Município do Rio de Janeiro - Luis Carlos Fadel de Vasconcelos

Descrição: 
Palestra com o tema: A Saúde do Trabalhador e o SUS: interlocuções possíveis, na mesa coordenada por Isabel Gomes, do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Assumir a saúde do trabalhador como uma questão de saúde pública para integrá-la ao Sistema Único de Saúde foi a principal abordagem do pesquisador. Após a apresentação do tema, Luis Carlos Fadel questionou se a saúde do trabalhador foi realmente incorporada pelo SUS. Segundo ele, ao se falar em saúde do trabalhador atualmente 'nos referimos a uma expressão mais moderna, que se relaciona à saúde pública e supera a saúde ocupacional e a medicina do trabalho'. Arquivos disponíveis para leitura, audição e/ou download nos ícones ao lado. Áudio com extensão wma, com tamanho de 20MB.

Trabalhadores de mina de amianto lutam por tratamento (ENSP na imprensa) - Hermano Castro

Descrição: 
Entre os especialistas ouvidos na matéria está o pesquisador da ENSP/Fiocruz Hermano Castro, chefe do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Os arquivos estão disponíveis para exibição e/ou download nos ícones ao lado.

A saúde do trabalhador na atualidade - Ary Carvalho de Miranda

Descrição: 
Afirmou que "É preciso conhecer profundamente as questões históricas mundiais para construir o futuro da saúde do trabalhador a partir de uma perspectiva que não seja mediada pelo capital". Os profissionais da saúde do trabalhador vivem um desafio teórico. Se o trabalhador foi um componente estrutural fundamental da globalização moderna e se é elemento teórico, onde ele está agora? Vivemos essa aflição nos anos 90 e também em 2000. Agora, com a crise que está varrendo o mundo a situação está ainda mais grave. Estamos em uma encruzilhada em que não conseguimos colocar em prática todo o esforço teórico que desenvolvemos e discutimos em sala de aula. O arquivo está disponível para audição e/ou download por meio do ícone ao lado.

A saúde do trabalhador na atualidade - Fátima Sueli Ribeiro

Descrição: 
Explicou o objetivo de trazer para o debate os desafios da construção de conhecimento no campo das relações entre saúde, trabalho e direito e, assim, orientar uma reflexão sobre as perspectivas possíveis para o Brasil e para o mundo. Os arquivos estão disponíveis para audição, leitura e/ou download por meio dos ícones ao lado.

A saúde do trabalhador na atualidade - Paulo Pena

Descrição: 
Afirmou que a saúde do trabalhador deve ser analisada desde a época da escravidão, em que seres humanos eram reduzidos a mercadoria em um processo de compra e venda. "Esse é o primeiro aspecto de violência a saúde do trabalhador", apontou ele. Esse trabalho se caracterizava por um processo de cerceamento total de liberdade do indivíduo e isso representava a perda da condição humana. Esse resgate da história nos ajuda a refletir nossa realidade. Infelizmente ainda temos um pouco de tudo nas atuais formas de trabalho e de tratamento da saúde do trabalhador no mundo moderno. Os arquivos estão disponíveis para audição, leitura e/ou download por meio dos ícones ao lado.

Páginas

Inscreva-se em Saúde do Trabalhador