Paulo Bellardi

Sanitarista Paulo Amarante

Descrição: 
Voltando à série do Bate Papo na Saúde sobre grandes sanitaristas, o programa traz como convidado para uma enriquecedora conversa o sanitarista, professor, pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP/Fiocruz), Paulo Amarante. Especializou-se em psiquiatria e se tornou um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica. Foi representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde.

Planos de Saúde acessíveis

Descrição: 
O programa vai falar sobre planos de saúde acessíveis. A ideia é alterar as exigências mínimas de cobertura para estimular as operadoras a oferecerem produtos mais baratos para a população. Para o Ministério da Saúde, a medida vai desafogar os serviços de saúde e gerar economia de recursos para o SUS. Mas para as entidades que defendem o acesso integral e universal a saúde, os planos acessíveis representam um desmonte do SUS. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o tema com o Membro da Comissão de Política da ABRASCO, Lígia Bahia; e com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Antônio Eduardo Cunha.

Conferência Estadual de Vigilância em Saúde da Paraíba

Descrição: 
O apresentador do Bate Papo na Saúde, Paulo Bellardi conversa com o conselheiro estadual de saúde/PB, Jamacyr Mendes e com a gerente de Vigilância em Saúde/SES-PB, Renata Valentim Nóbrega sobre a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde/PB, que tem como tema central, “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade".

Desencarceramento [população carcerária e direito à saúde]

Descrição: 
O Brasil tem hoje a 4ª maior população carcerária do mundo. São quase 670 mil pessoas privadas de liberdade, sendo encarceradas em um sistema presidenciário com capacidade para 395 mil vagas. Isso de acordo com a base de dados dos 26 estados, incluindo o Distrito Federal. A superlotação e as péssimas condições estruturais, geram sérios problemas de saúde para os presos. No programa iremos tentar entender o porque de existir tanta gente presa no Brasil e também saber se existem alternativas para reduzir o super encarceramento. O apresentador Paulo Bellardi debate sobre esse desencarceramento com a advogada do Mecanismo Estadual de Prevenção a Tortura, Renata Lira; e com a advogada – Grupo de Pesquisa Críticas dos Direitos Humanos na Saúde da UFRJ, Luciana Simas.

Atenção Básica no Estado da Paraíba

Descrição: 
O Bate Papo na Saúde esteve na Paraíba para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e aproveitou para saber também como anda a Atenção Básica no estado. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com Patrícia Assunção, gerente executiva de Atenção Básica a Saúde da Paraíba, José Leudo, gerente regional de saúde da 6ª Gerência Regional de Saúde do estado (6ª GRS/PB).
Inscreva-se em Paulo Bellardi