Yasmine Saboya

Perdoar

Descrição: 
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar. O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a estudante, Andreia Pereira da Silva; com a psicóloga e pesquisadora, Adriana Santiago; e com o mediador de conflitos, Tomaz Solberg. Participantes: Eduardo Costa, repórter; Andreia Pereira da Silva, estudante; Alessandra Galvão, especialista em atendimento.

Agentes Comunitários de Saúde

Descrição: 
Pessoas fundamentais nas engrenagens do Sistema Único de Saúde-SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família e têem um papel muito importante no acolhimento, pois é, em geral membro da equipe e que também faz parte da comunidade que atua, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. São profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde. Participantes: Cecília Portugal, médica de família e comunidade; Ilton Rosa Neto, líder comunitário; Fábio Falcão Monteiro, agente de saúde; Priscila Vanccin, coordenadora da Atenção Básica de Augustinópolis/TO; Yatha Anderson Maciel, enfermeiro e idealizador do Projeto "Agentes da Alegria"; Gedean Alves Filho, agente de combate a endemias; Cleania Oliveira, agente comunitário de Saúde.

Viver com câncer na infância

Descrição: 
Embora o diagnóstico de câncer tenha deixado de ser uma sentença de morte, o impacto da doença na vida de uma pessoa ainda é muito grande. Quando se é criança, a notícia e a convivência com o câncer e o tratamento precisa de atenções ainda mais especiais. E é sobre esse tema delicado que é viver com câncer na infância que a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a dona de casa, Marluce Ferreira; com a representante da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, Sandra Nóbrega; e com a psicóloga do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ana Beatriz Rocha Bernat. Demais participanates: Santa Casa da Misericórdia Hospital da Criança Santo Antônio; Laís Goulart, mãe da Fiorela; Ricardo Sukiennik, pediatra; "O Doutorzinho"; Cláudio Galvão de Castro, pediatra oncologista.

Comida [hábitos e cultura]

Descrição: 
Videoaula sobre comida. Quando se fala de comida especialmente, a gente não quer só valor nutricional, quer também os hábitos e toda uma cultura existente em torno da mesa, que reúne amigos, famílias, alimenta bons papos e inflamadas discussões. É sob esse aspecto familiar, social e cultural que o Em Família aborda o tema comida neste programa. Participantes: Rodrigo Brites, influenciador digital e empresário; Denise Cavalcante Barros, nutricionista; Jaciara Falcon, chef; Paula Marques, site Dinneer; Cristina Jobim, artista plástica; Marlene Belo, amiga; Eduardo Costa, reporter.

Suicídio [como problema de saúde pública]

Descrição: 
Videoaula sobre suicídio. O Suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo. Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade. Entretanto, há uma estimativa de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídios não-fatais a cada ano em todo o mundo. Alguns sinais de que uma pessoa pode estar considerando cometer suicídio: mudança de comportamento; discurso sobre a morte; não enxerga mais possibilidades no futuro; planeja a divisão de bens; faz cartas de despedida; e provoca automutilação. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com Patrícia Fantesa do Centro de Valorização da Vida - CVV; Francisco Picozzi, advogado; Sandra Fortes, psiquiatra. Participantes: Eduardo Costa, repórter; Inácio Queiroz, voluntário do CVV.

Arte para Crianças

Descrição: 
Vídeoaula sobre a arte para crianças. A arte pode ser expressada através de várias linguagens, como: teatro, cinema, música e pintura. Mesmo sendo pouco valorizada nas escolas tradicionais brasileiras, a arte oferece muitos benefícios às crianças, uma vez que serve de elemento para manifestar a criatividade e emoção. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a arteterapeuta, Lígia Diniz; com a atriz, dramaturga e teatróloga, Karen Acioly e com o gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), Fábio Cunha. Participantes: Andrea Dantas, atriz; Felipe Miguel, ator; Gustavo Paso, diretor de teatro.
Inscreva-se em Yasmine Saboya