Eduardo Costa

Dengue, Chikungunya e Zika

Descrição: 
Dengue, chikungunya e zika. Neste verão, pela primeira vez, os vírus dessas 3 doenças estão circulando no Brasil.Todos transmitidos pelo Aedes Aegypti. Quais são as dificuldades para acabar com esse mosquito? O que pode ser feito a partir de agora para que o próximo verão seja diferente? Convidamos Rodrigo Stabeli, vice-presidente de pesquisa e laboratórios e cientista especializado em medicina tropical da Fiocruz para responder a essas perguntas. Também vamos dar orientações para o uso de repelentes na pele e no ambiente e falar sobre a experiência que impede a transmissão da dengue pelo Aedes Aegypti. E, ainda: uma esperança para os próximos anos: uma vacina contra dengue e zika. Participantes: Márcio Nehab, infectologista pediátrico do IFF/Fiocruz.

Colesterol

Descrição: 
Colesterol alto é uma das principais causas de problemas cardíacos no país. O colesterol elevado não provoca sintomas, então não deixe para se cuidar só depois de alguma complicação. E quem pensa que esta é preocupação somente dos adultos está muito enganado. Cada vez mais crianças também estão sofrendo desse mal. Que alimentos são verdadeiros vilões quando o assunto é colesterol? Você sabe qual a diferença entre colesterol bom e ruim? O que fazer quando os níveis de colesterol estão altos no seu exame de sangue? Precisa tomar remédio? Participantes: Mônica Bittencourt, apresentadora do canal saúde; Aurora Issa, cardiologista do INC - Instituto Nacional de Cardiologia; Eduardo Costa, reporter do canal saúde; Caroline Palles, nutricionista; Carolina Meirelles dos Reis, mãe da Liz Meirelles dos Reis, 5 anos.

Osteoporose e Osteopenia

Descrição: 
Quando envelhecemos ossos vão perdendo densidade e ficando mais fracos, um processo que pode evoluir para doenças como a osteopenia ou a osteoporose. E aí qualquer acidente corriqueiro pode causar uma fratura mais grave e danos maiores para a saúde. Hoje no ligado você vai saber como se manter longe desse problema e vai saber por que essa prevenção deve começar mais cedo, ainda na infância. Participantes: Mônica Bittencourt, apresentadora do canal saúde; Celso Ricardo de Mello, chefe da ortopedia do Hospital Salgado Filho do Rio de Janeiro; Sonia Gonçalves da Silva, aposentada portadora de osteoporose.

Cirurgia Bariátrica

Descrição: 
Obesidade hoje é uma questão de saúde pública. Hábitos modernos, alimentos calóricos e sedentarismo contribuem para aumentar os índices de obesidade. Para algumas pessoas, a melhor solução para enfrentar o excesso de peso e suas complicações é a cirurgia bariátrica. O procedimento não é simples e exige disciplina do paciente, mas você vai ver hoje no ligado que os resultados podem ser bastante satisfatórios. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Luciana Vilela, cirurgiã bariátrica. Participantes: Fernanda Galvão, jornalista.

Banco de Leite Humano

Descrição: 
Sabemos que o leite materno tem uma importância fundamental no desenvolvimento do bebê e para que nenhuma criança fique sem esse liquido tão precioso, os bancos de leite oferecem todo o apoio para as mães e seus filhos. Mais do que reservatórios de leite humano, os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação. No ligado você vai saber por que o modelo brasileiro de bancos de leite é referência mundial, como ser uma doadora, e que doar leite, entre outros benefícios, pode fazer bem para o seu corpo. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Daniele Silva, engenheira de alimentos e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Mariana Bonfim, mãe do João; Maíra Domingues, enfermeira; Caroline Ribeiro, mãe de gêmeos. Conheça o Centro de Apoio a Amamentação no site: www.redeblh.fiocruz.br ou pelo Telefone 0800 026 8877.

AVC [Acidente Vascular Cerebral]

Descrição: 
Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral ou AVC é a doença que mais mata no Brasil e é a mais incapacitante do mundo. Saber identificar os sinais para buscar ajuda médica o mais rápido possível pode fazer a diferença no sucesso do tratamento e da recuperação. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Valéria Batistela, neurologista. Participantes: Bruma Saboya, filha do Ricardo Saboya.

Novas regras para o Parto Normal na Saúde Suplementar

Descrição: 
Recentemente foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar as novas regras para estimular o parto normal na rede privada. O Brasil é o país que mais faz cesariana no mundo. Na rede privada, cerca de oitenta e cinco por cento dos partos realizados são cesáreos. Na rede pública esse índice é de quarenta por cento. A Organização Mundial da Saúde recomenda apenas quinze por cento. Você vai entender quais são as novas regras para os planos de saúde e por que a mentalidade tanto das grávidas quanto dos médicos com relação ao parto normal precisa mudar. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Renato Sá, obstetra e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Eveline Monteiro, mãe da Alícia e do Angelo.

Primeira dentição da criança

Descrição: 
Poucas coisas são tão irresistíveis quanto o sorriso de um bebê com os seus primeiros dentinhos. Quando eles começam a nascer uma nova fase se inicia. Geralmente acompanhada de algum incômodo. Você sabia que mesmo antes dos dentinhos nascerem é preciso fazer a limpeza das gengivas? Com que idade nasce cada dentinho? Em que momento eles começam a cair? E quando alguns deles não caem? Como evitar as cáries? A apresentadora do canal saúde Mônica Bittencourt, conversou com Débora Yassuda, ortodentista da ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Participantes: Elizabete do Nascimento, mãe do Victor, Eduardo Aguiar, dentista.

Enxaqueca

Descrição: 
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de quinze por cento da população brasileira sofre de enxaqueca, um tipo de dor de cabeça forte que costuma aparecer associada a outros sintomas que causam bastante incômodo e afetam diretamente a qualidade de vida. Mas há algumas maneiras de se controlar e evitar as crises. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Rogério Monteiro Naylor, neurologista do Hospital dos Servidores do Estado - HSE/RJ.

Parasitoses Intestinais

Descrição: 
Na década de vinte, Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu que tinha uma doença conhecida como amarelão. Através do personagem, o autor evidenciava o descaso do poder público com as doenças que atingiam as populações mais pobres do Brasil. Ainda hoje as parasitoses intestinais são um problema para a saúde pública porque estão diretamente relacionadas a falta de saneamento básico, dificuldades de acesso a informações sobre prevenção e maus hábitos de higiene. Quando falamos de parasitas intestinais dúvidas aparecem e há muita crendice popular sobre o assunto. Hoje no ligado você vai saber o que é verdade ou mito a respeito das parasitoses intestinais. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Antônio Henrique Almeida Moraes, biólogo e parasitologista, pesquisador da Fiocruz. Participantes: Maria de Fátima Leal Almeida, nutricionista do LITEB/IOC/Fiocruz; Ilda Constantino, dona de casa.

Páginas

Inscreva-se em Eduardo Costa