Conhecimentos

Práticas integrativas no SUS: Hipnoterapia

Descrição: 
Em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o programa vai falar sobre a hipnoterapia, um tipo de terapia que usa a hipnose como ferramenta. Vamos desmistificar os mitos e medos a respeito da prática e explicar como a hipnoterapia pode ajudar em processos terapêuticos. Para conhecer melhor o tema, a apresentadora Marcela Morato recebe o psicanalista e hipnólogo Rafael Haddad. Participante: Manoela Uzeda, 41 anos

[Práticas integrativas no SUS: Constelação Familiar]

Descrição: 
A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão [Bert Hellinger] e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. Ela se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta constelador familiar Álvaro Dantas. Participações: André Tredinnick, juíz da 1ª Vara da Família do Fórum Leopoldina do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Práticas integrativas no SUS: Cromoterapia

Descrição: 
O Ligado em Saúde apresenta mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS. Nessa edição, o assunto é a cromoterapia, prática que usa o conhecimento sobre o efeito das cores na nossa mente e no nosso corpo para promover saúde e equilíbrio. O programa conta quais as cores usadas nesse tipo de terapia, explica quais os efeitos provocados por cada uma delas e mostra como é possível aplicar conceitos da cromoterapia no dia a dia. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o psicólogo, metafísico e cromoterapeuta Valcapelli.

Consciência Corporal

Descrição: 
Vídeoaula sobre consciência corporal. Estar consciente dos próprios movimentos e postura é algo que ajuda a ter mais qualidade de vida. Significa tomar consciência do próprio corpo. É conhecer, entender e saber como ele funciona. Reconhecer os sinais que ele emite. Quando somos capazes de identificar as reações do corpo, economizamos energia ao realizarmos movimentos e evitamos lesões e dores.O Ligado em Saúde vai falar sobre como despertar essa consciência e cuidar melhor do próprio corpo. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a fisioterapeuta Elizabeth Dantas. Participações: Simone Americano, fisioterapeuta.

Práticas integrativas no SUS: naturopatia

Descrição: 
Vídeoaula sobre Práticas integrativas no SUS: naturopatia com o médico Daniel Rodrigues, coordenador do curso de naturologia da Unisul – Santa Catarina e presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia. A apresentadora Marcela Morato conversa com ele sobre naturopatia ou medicina naturopata, que é um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. Naturopatia é um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa. A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas (como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura). Há duas áreas de foco em naturopatia: uma é apoiar as habilidades de cura do próprio corpo, e o outro é capacitar pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Enquanto os médicos naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crônicas, sua ênfase é na prevenção da doença e reeducação de pacientes.
Inscreva-se em Conhecimentos