Massagem

Depressão

Descrição: 
Vídeoaula sobre depressão como reações de desadaptação a estressores psicossociais identificáveis, que ocorrem pouco tempo depois do surgimento do estressor. Elas se manifestam através do prejuízo no funcionamento social e ocupacional ou através de sintomas (depressão, ansiedade, etc.) que vão além da reação normal e esperada ao estressor. Apesar de ser uma das doenças mais preocupantes dos últimos tempos, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicou o Dia Mundial da Saúde deste ano a ela, a depressão ainda é pouco compreendida por muita gente. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com a psiquiatra transgeracional Lais Bertoche. Participações de Aline Assuf, 36 anos e seu marido Fábio Assuf, 36 anos.

Práticas Integrativas no SUS: Reflexologia

Descrição: 
Vídeoaula sobre Reflexologia como prática integrativa e complementar do Sistema Único deSaúde. A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. O programa vai debater sobre a Reflexologia, técnica na qual o terapeuta atua nas chamadas áreas reflexas das mãos e dos pés, onde cada ponto corresponde a um órgão do corpo. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a naturóloga Ananda Gonzalez. Participações: Goretti Galvão do Centro de Atenção e pesquisa em práticas integrativas do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal/RN; Maria de Lourdes Xavier, usuária do serviço; Nathaly Sophia Rocha, enfermeira responsável técnica pelo serviço. Comunidade de prática AVASUS https://avasuss.ufrn.br e https://cursos.atencaobasica.org.br/cursos.

Práticas integrativas no SUS - Shantala

Descrição: 
Vídeoaula sobre Práticas integrativas no SUS, exibido em 28/08/2015 no programa Ligado em Saúde. A Shantala é uma técnica de massagem aplicada a bebês trazida da Índia para o Ocidente na década de 70. Até pouco tempo restrita à classe média, a Shantala foi incluída entre as Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Ligado em saúde de hoje, parte da série especial do programa sobre Práticas Integrativas no SUS, a apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a introdutora da prática da Shantala no Brasil, a autora e doula Fadynha. Com a participação de Patrícia Kozuchovski Dare, naturóloga, da Unidade básica de Saúde do SUS em Palhoça/SC, e Ligiane Lemos, mãe do Gustavo e Taís da Silveira, gestante.
Inscreva-se em Massagem