Marcela Morato

Déficit de Natureza

Descrição: 
O programa fala sobre o conceito desenvolvido pelo escritor norte-americano Richard Louv de Transtorno de Déficit de Natureza, que está relacionado às consequências negativas para a saúde da falta de contato com ambientes naturais de quem vive nos centros urbanos. Segundo pesquisas reunidas por Louv, essa falta de contato com a natureza pode ter consequências físicas, mentais e emocionais. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com Laís Fleury, diretora do Instituto Alana, que, entre outros projetos, desenvolve o "Criança e Natureza". Participantes: Cecília Herzog, paisagista e professora da PUC-Rio; Luiz Carlos "Poeta", fundador do Instituto Verdejar na Serra da Misericórdia - Zona Norte do Rio de Janeiro; Edson Gomes, membro do Verdejar; Marcelle Felipe, membro do Verdejar.

Dengue, Chikungunya e Zika

Descrição: 
Dengue, chikungunya e zika. Neste verão, pela primeira vez, os vírus dessas 3 doenças estão circulando no Brasil.Todos transmitidos pelo Aedes Aegypti. Quais são as dificuldades para acabar com esse mosquito? O que pode ser feito a partir de agora para que o próximo verão seja diferente? Convidamos Rodrigo Stabeli, vice-presidente de pesquisa e laboratórios e cientista especializado em medicina tropical da Fiocruz para responder a essas perguntas. Também vamos dar orientações para o uso de repelentes na pele e no ambiente e falar sobre a experiência que impede a transmissão da dengue pelo Aedes Aegypti. E, ainda: uma esperança para os próximos anos: uma vacina contra dengue e zika. Participantes: Márcio Nehab, infectologista pediátrico do IFF/Fiocruz.

Câncer de Testículo

Descrição: 
O câncer de testículo não é o mais frequente na população masculina, mas quando ocorre costuma acometer homens jovens, em idade produtiva. Esse tipo de tumor pode ser curado com facilidade, se descoberto nos estágios iniciais. Esta edição do Ligado em Saúde fala sobre câncer de testículo, explica os sintomas que devem ser observados e os fatores que aumentam a possibilidade de desenvolver a doença. O programa aborda ainda como é o tratamento e como é possível preservar a fertilidade do paciente. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o urologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, Paulo Salustiano. Participante: Maurício Verfe, 32 anos.

Práticas integrativas no SUS: Hipnoterapia

Descrição: 
Em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o programa vai falar sobre a hipnoterapia, um tipo de terapia que usa a hipnose como ferramenta. Vamos desmistificar os mitos e medos a respeito da prática e explicar como a hipnoterapia pode ajudar em processos terapêuticos. Para conhecer melhor o tema, a apresentadora Marcela Morato recebe o psicanalista e hipnólogo Rafael Haddad. Participante: Manoela Uzeda, 41 anos

HIV na 3ª Idade

Descrição: 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de novos casos de pessoas com mais de 60 anos que contraíram HIV triplicou em 10 anos. O que explica esse aumento e como aumentar a prevenção nessa faixa etária é o que o programa vai discutir. Para aprofundar esse assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com a médica infectologista do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) Sandra Wagner Cardoso. Participante: Tânia Acioly, 63 anos. Apresenta comunicações (Cartaz/folder) da Campanha do Ministério da Saúde, 2008 para Prevenção do HIV entre idosos (Clube dos ENTA) - "Camisinha depois dos 50: experimenta". "Sexo não tem idade. Proteção também Não"; E (Cartaz/folder) MS, 2008 sobre a Prevenção do HIV entre idosos com as "Camisinhas masculina e feminina".

Café [potenciais benefícios do café para a saúde]

Descrição: 
O programa vai falar sobre os potenciais beneficios do café para a saúde, das pesquisas recentes como a que aponta que a cafeína pode ter efeitos benéficos em pessoas com a doença de Parkinson e outros estudos que mostram como a substância pode estar relacionada a benefícios para a saúde e prevenção de algumas doenças. O programa também vai ensinar a identificar o café saudável, falar da quantidade que pode ser consumida e tirar outras dúvidas sobre o assunto. Para saber mais sobre o tema, a apresentadora Marcela Morato conversa com a nutricionista e coordenadora do Núcleo de Café da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adriana Farah. Participante: Priscila Soares, barista.

Cancêr de Mama

Descrição: 
A apresentadora Marcela Morato recebe o mastologista do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e diretor do HC3, Marcelo Bello, e a psicóloga da Santa Casa do Rio de Janeiro, Márcia Regina Costa para explicar o tratamento do câncer de mama e seus efeitos físicos e psicológicos nos pacientes com essa doença. Participantes: Renata Montalvão da Costa Lima, 43 anos; Fabio Ribeiro dos Santos, marido da Renata.

Animais de estimação e a sua saúde

Descrição: 
Os benefícios à saúde de ter um animal de estimação, como a redução dos níveis de estresse e depressão, estão demonstrados em diversas pesquisas. Mas isso não quer dizer que não sejam necessários alguns cuidados para evitar doenças que podem passar dos bichos para a gente. O programa vai falar sobre esses cuidados como a higienização de arranhões causados por gatos e cachorros e as precauções na hora de limpar uma gaiola, por exemplo. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o médico veterinário do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Sandro Antonio Pereira. Participantes: Maria das Graças Altieri, 43 anos; Bernardo Altieri, 12 anos; Giulia Altieri, 13 anos.

Infarto em Mulheres

Descrição: 
Em mulheres, o infarto mata mais do que câncer de mama e os sintomas nem sempre parecem estar relacionados ao coração. Neste episódio do Ligado em Saúde, Marcela Morato recebe o cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia, Stephen Lachtermacher, para falar sobre esses sintomas e explicar as características e hábitos que podem contribuir para um infarto. Participante: Miriam Marcia Miranda, 45 anos.

[Práticas integrativas no SUS: Constelação Familiar]

Descrição: 
A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão [Bert Hellinger] e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. Ela se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta constelador familiar Álvaro Dantas. Participações: André Tredinnick, juíz da 1ª Vara da Família do Fórum Leopoldina do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Páginas

Inscreva-se em Marcela Morato