Marcela Morato

PICS: Análise Bioenergética

Descrição: 
Em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o programa vai falar sobre a Análise Bioenergética. A prática que se originou na Psicanálise traz a ideia de que tudo o que vivemos fica registrado no nosso corpo, criando tensões e bloqueios. Essa terapia alternativa propõe formas de desfazer esses bloqueios com exercícios e respirações que ajudam a melhorar a saúde do paciente. Para saber como funciona essa prática, a apresentadora Marcela Morato conversa com uma das diretoras da Sociedade de Análise Bioenergética do Estado do Rio de Janeiro (SABERJ), a analista bioenergética Georgina Martins. Participantes: Eduardo Costa, repórter do Canal Saúde Fiocruz; Karen Butlan, presidente da Saberj; Andreia Rocha Baptista, administradora.

A Puberdade no Menino

Descrição: 
O programa vai falar sobre aquele período, que fecha a infância e dá início à adolescência, em que os garotos começam a engrossar a voz, o corpo estica e aparecem pelos e espinhas no rosto. Vamos ajudar pais e filhos a lidarem com a ansiedade que pode ser gerada pela chegada da puberdade nos meninos. Para abordar o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com a endocrinologista pediátrica do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ), Cláudia Braga. Participantes: Eduardo Costa, repórter; Aline Sudo, mãe dos adolescentes: Arthur Sudo, 16 anos; Bibiana Sudo, 11 anos. Saiba Mais: Baixe a Caderneta de Saúde do Adolescente http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-adolescente-e-do-jovem/caderneta-do-adolescente

PICS: Apiterapia

Descrição: 
O programa apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que fazem parte do SUS. Dessa vez, falaremos sobre a Apiterapia, terapia que usa produtos feitos pelas abelhas, como mel, própolis, geleia real e até o veneno desses insetos, para o tratamento de diversos males. Para conhecer essas potencialidades, a apresentadora Marcela Morato entrevista o apiterapeuta e apicultor José Luiz Vazquez Seijes. Participantes: Pacientes Marlene Tatagiba Cajueiro, 64 anos e Maria Nazaré Santana, 61 anos

Fascite Plantar

Descrição: 
Esta edição do Ligado em Saúde fala sobre fascite plantar, explica por que ela ocorre, quais os fatores que contribuem para seu aparecimento, diz qual o tratamento indicado e orienta exercícios que podem aliviar e prevenir a dor. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o ortopedista, especialista em pé e tornozelo, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), Vítor Miranda.

PICS: Geoterapia

Descrição: 
No último programa da série especial que apresentou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde oferecidas pelo SUS, o Ligado em Saúde fala sobre a Geoterapia, uma prática que utiliza pedras, cristais e argila para promover o bem-estar e o equilíbrio. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta holístico e geoterapeuta, Cláudio Lourenço. Participantes: Nathaly Ferrari, terapeuta holística e professora de Tai Chi Chuan.

O uso de eletrônicos e a saúde dos olhos

Descrição: 
O uso excessivo de aparelhos como smartphones, tablets e até computadores e televisão pode prejudicar a visão. E nos dias de hoje, em que todos esses aparelhos fazem parte da nossa rotina e cada vez mais estamos constantemente olhando para uma tela, os efeitos nocivos à saúde dos olhos tendem a aparecer cada vez mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é a epidemia do século e o uso prolongado de celulares e computadores pode levar ao seu agravamento. A apresentadora Marcela Morato conversa com a oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Patrícia Contarini sobre o tema.

Déficit de Natureza

Descrição: 
O programa fala sobre o conceito desenvolvido pelo escritor norte-americano Richard Louv de Transtorno de Déficit de Natureza, que está relacionado às consequências negativas para a saúde da falta de contato com ambientes naturais de quem vive nos centros urbanos. Segundo pesquisas reunidas por Louv, essa falta de contato com a natureza pode ter consequências físicas, mentais e emocionais. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com Laís Fleury, diretora do Instituto Alana, que, entre outros projetos, desenvolve o "Criança e Natureza". Participantes: Cecília Herzog, paisagista e professora da PUC-Rio; Luiz Carlos "Poeta", fundador do Instituto Verdejar na Serra da Misericórdia - Zona Norte do Rio de Janeiro; Edson Gomes, membro do Verdejar; Marcelle Felipe, membro do Verdejar.

Dengue, Chikungunya e Zika

Descrição: 
Dengue, chikungunya e zika. Neste verão, pela primeira vez, os vírus dessas 3 doenças estão circulando no Brasil.Todos transmitidos pelo Aedes Aegypti. Quais são as dificuldades para acabar com esse mosquito? O que pode ser feito a partir de agora para que o próximo verão seja diferente? Convidamos Rodrigo Stabeli, vice-presidente de pesquisa e laboratórios e cientista especializado em medicina tropical da Fiocruz para responder a essas perguntas. Também vamos dar orientações para o uso de repelentes na pele e no ambiente e falar sobre a experiência que impede a transmissão da dengue pelo Aedes Aegypti. E, ainda: uma esperança para os próximos anos: uma vacina contra dengue e zika. Participantes: Márcio Nehab, infectologista pediátrico do IFF/Fiocruz.

Câncer de Testículo

Descrição: 
O câncer de testículo não é o mais frequente na população masculina, mas quando ocorre costuma acometer homens jovens, em idade produtiva. Esse tipo de tumor pode ser curado com facilidade, se descoberto nos estágios iniciais. Esta edição do Ligado em Saúde fala sobre câncer de testículo, explica os sintomas que devem ser observados e os fatores que aumentam a possibilidade de desenvolver a doença. O programa aborda ainda como é o tratamento e como é possível preservar a fertilidade do paciente. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o urologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, Paulo Salustiano. Participante: Maurício Verfe, 32 anos.

Páginas

Inscreva-se em Marcela Morato