Christovão Paiva

Cirurgia Bariátrica

Descrição: 
Obesidade hoje é uma questão de saúde pública. Hábitos modernos, alimentos calóricos e sedentarismo contribuem para aumentar os índices de obesidade. Para algumas pessoas, a melhor solução para enfrentar o excesso de peso e suas complicações é a cirurgia bariátrica. O procedimento não é simples e exige disciplina do paciente, mas você vai ver hoje no ligado que os resultados podem ser bastante satisfatórios. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Luciana Vilela, cirurgiã bariátrica. Participantes: Fernanda Galvão, jornalista.

Banco de Leite Humano

Descrição: 
Sabemos que o leite materno tem uma importância fundamental no desenvolvimento do bebê e para que nenhuma criança fique sem esse liquido tão precioso, os bancos de leite oferecem todo o apoio para as mães e seus filhos. Mais do que reservatórios de leite humano, os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação. No ligado você vai saber por que o modelo brasileiro de bancos de leite é referência mundial, como ser uma doadora, e que doar leite, entre outros benefícios, pode fazer bem para o seu corpo. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Daniele Silva, engenheira de alimentos e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Mariana Bonfim, mãe do João; Maíra Domingues, enfermeira; Caroline Ribeiro, mãe de gêmeos. Conheça o Centro de Apoio a Amamentação no site: www.redeblh.fiocruz.br ou pelo Telefone 0800 026 8877.

AVC [Acidente Vascular Cerebral]

Descrição: 
Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral ou AVC é a doença que mais mata no Brasil e é a mais incapacitante do mundo. Saber identificar os sinais para buscar ajuda médica o mais rápido possível pode fazer a diferença no sucesso do tratamento e da recuperação. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Valéria Batistela, neurologista. Participantes: Bruma Saboya, filha do Ricardo Saboya.

Novas regras para o Parto Normal na Saúde Suplementar

Descrição: 
Recentemente foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar as novas regras para estimular o parto normal na rede privada. O Brasil é o país que mais faz cesariana no mundo. Na rede privada, cerca de oitenta e cinco por cento dos partos realizados são cesáreos. Na rede pública esse índice é de quarenta por cento. A Organização Mundial da Saúde recomenda apenas quinze por cento. Você vai entender quais são as novas regras para os planos de saúde e por que a mentalidade tanto das grávidas quanto dos médicos com relação ao parto normal precisa mudar. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Renato Sá, obstetra e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Eveline Monteiro, mãe da Alícia e do Angelo.

Primeira dentição da criança

Descrição: 
Poucas coisas são tão irresistíveis quanto o sorriso de um bebê com os seus primeiros dentinhos. Quando eles começam a nascer uma nova fase se inicia. Geralmente acompanhada de algum incômodo. Você sabia que mesmo antes dos dentinhos nascerem é preciso fazer a limpeza das gengivas? Com que idade nasce cada dentinho? Em que momento eles começam a cair? E quando alguns deles não caem? Como evitar as cáries? A apresentadora do canal saúde Mônica Bittencourt, conversou com Débora Yassuda, ortodentista da ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Participantes: Elizabete do Nascimento, mãe do Victor, Eduardo Aguiar, dentista.

Parto Consciente [Parto Humanizado]

Descrição: 
O Parto Consciente defende a ideia de construirmos modelos mais felizes de vivenciar a experiência do parto, independente da via de nascimento. É importante as mulheres terem acesso a informações seguras para participarem ativamente de todo o processo. A apresentadora Marcela Morato conversa com a obstetra do Hospital de Saracuruna-RJ, Mariana Ferreira sobre a decisão de um parto consciente. Participações: Roberta Lima e Dudu Viana, mãe e pai da Júlia e da Eduarda. [O conceito de humanização da assistência ao parto pressupõe a relação de respeito que os profissionais de saúde estabelecem com as mulheres durante o processo de parturição e, compreende: 1. o parto como um processo natural e fisiológico; 2. respeito aos sentimentos, emoções, necessidades e valores culturais; 3. disposição dos profissionais para ajudar a mulher a diminuir a ansiedade, a insegurança e outros temores; 4. promoção e manutenção do bem-estar físico e emocional ao longo do processo da gestação, parto e nascimento; 5. Informação e orientação permanente à parturiente sobre a evolução do trabalho de parto; 6. espaço e apoio para a presença de um(a) acompanhante que a parturiente deseje; e 7. Direito da mulher na escolha do local de nascimento e co-responsabilidade dos profissionais para garantir o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde. (Ministério da Saúde, 2000)]

[Práticas integrativas no SUS: Terapia Floral]

Descrição: 
Dando seguimento à série sobre as Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS), neste episódio vamos falar sobre a terapia de florais, que visam contribuir para o equilíbrio emocional do paciente. E, para entender um pouco mais sobre o funcionamento das essências, a apresentadora Marcela Morato conversa com a presidente honorária do Conselho Nacional de Auto regulamentação da Terapia Floral (Conaflor) e da Associação dos Terapeutas de Essências Florais (Rioflor), Lizete de Paula.

Enxaqueca

Descrição: 
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de quinze por cento da população brasileira sofre de enxaqueca, um tipo de dor de cabeça forte que costuma aparecer associada a outros sintomas que causam bastante incômodo e afetam diretamente a qualidade de vida. Mas há algumas maneiras de se controlar e evitar as crises. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Rogério Monteiro Naylor, neurologista do Hospital dos Servidores do Estado - HSE/RJ.

Parasitoses Intestinais

Descrição: 
Na década de vinte, Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu que tinha uma doença conhecida como amarelão. Através do personagem, o autor evidenciava o descaso do poder público com as doenças que atingiam as populações mais pobres do Brasil. Ainda hoje as parasitoses intestinais são um problema para a saúde pública porque estão diretamente relacionadas a falta de saneamento básico, dificuldades de acesso a informações sobre prevenção e maus hábitos de higiene. Quando falamos de parasitas intestinais dúvidas aparecem e há muita crendice popular sobre o assunto. Hoje no ligado você vai saber o que é verdade ou mito a respeito das parasitoses intestinais. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Antônio Henrique Almeida Moraes, biólogo e parasitologista, pesquisador da Fiocruz. Participantes: Maria de Fátima Leal Almeida, nutricionista do LITEB/IOC/Fiocruz; Ilda Constantino, dona de casa.

Leucemia

Descrição: 
onhecida como câncer do sangue, a leucemia é uma doença que acomete cerca de dez mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Apesar de ser uma doença grave, em muitos casos a cura total pode ser alcançada, mesmo sem transplante de medula. Hoje no ligado você vai entender como a doença acontece, o processo da quimioterapia e em quais casos o transplante é indicado. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Isabela Pereira, hematologista. Participantes: Ricardo Gnecco Falco, 39 anos.

Páginas

Inscreva-se em Christovão Paiva