Rafael Figueiredo

Remédios para emagrecer

Descrição: 
Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, fala sobre remédios para emagrecer. Discute sobre a utilização de remédios para emagrecer sem prescrição médica, classifica os males que eles podem causar e para quem são indicados. Ressalta a importância de uma alimentação equilibrada e atividade física regular. O programa vai as ruas saber da opinião da população.

Insônia LG

Descrição: 
Dr. Flavio José Magalhães da Silveira, Pneumologista falando sobre a insônia, ou seja uma dificuldade para dormir constante.

Coluna e Gravidez

Descrição: 
Márcia Bandeira, professora de educação física e pilates, fala sobre os cuidados que se deve ter com a coluna no período da gestação. Explica o que acontece com a coluna durante a gravidez, expõe os problemas que podem surgir nesse período e como amenizá-los. Dá dicas de exercícios. Participantes: Luisa Prado, jornalista; Carla Peralta Martins, médica

Disritmia cerebral [Epilepsia]

Descrição: 
Eduardo José Bernardo Zaeyen, neurologista, fala sobre disritmia cerebral. Segundo o convidado, a população utiliza o termo “disritmia cerebral” indiscriminadamente, pois para medicina ele não se aplica a nenhuma doença. Para ele, a Epilepsia é que mais se aproxima do termo. O programa explica o que é a Epilepsia, seus sintomas, causas e forma de tratamento.

Gota [ácido úrico no sangue]

Descrição: 
Mendel Finkielman, reumatologista, fala sobre Gota, doença reumatológica caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue. Explica o que é Gota, suas causas e sintomas. Fala sobre incidência, como é feito o diagnóstico e forma de tratamento. Ressalta a importância de uma dieta que evite o aumento da produção de ácido úrico.

Mau humor crônico

Descrição: 
Antônio Egidio Nardi, Psiquiatra e Professor da UFRJ, fala sobre Distimia, mais conhecida como doença do mau humor. Explica o que é a Distimia, suas causas, características e sintomas. Traça a diferença entre o mau humor ocasional e o crônico. Fala sobre a forma de tratamento da e alerta que se não for tratada pode causar problemas.

Meningite

Descrição: 
David Barroso, médico especialista em infectologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), fala sobre meningite. Explica o que é a meningite, os tipos virais e bacterianas. Esclarece as formas de contágio, sintomas e tratamento. Fala sobre a inclusão de uma nova vacina contra meningite no calendário de vacinação. Fala como é feito o diagnóstico da doença e a forma de tratamento.

Aplasia da medula óssea

Descrição: 
Drª Jane Dobbin, chefe do serviço de Hematologia do INCA, explicando o que é a Aplasia da Medula Óssea, que nada mais é do que uma doença rara que causa falência da medula óssea e o melhor tratamento é o transplante.

Déficit de Natureza

Descrição: 
O programa fala sobre o conceito desenvolvido pelo escritor norte-americano Richard Louv de Transtorno de Déficit de Natureza, que está relacionado às consequências negativas para a saúde da falta de contato com ambientes naturais de quem vive nos centros urbanos. Segundo pesquisas reunidas por Louv, essa falta de contato com a natureza pode ter consequências físicas, mentais e emocionais. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com Laís Fleury, diretora do Instituto Alana, que, entre outros projetos, desenvolve o "Criança e Natureza". Participantes: Cecília Herzog, paisagista e professora da PUC-Rio; Luiz Carlos "Poeta", fundador do Instituto Verdejar na Serra da Misericórdia - Zona Norte do Rio de Janeiro; Edson Gomes, membro do Verdejar; Marcelle Felipe, membro do Verdejar.

Dengue, Chikungunya e Zika

Descrição: 
Dengue, chikungunya e zika. Neste verão, pela primeira vez, os vírus dessas 3 doenças estão circulando no Brasil.Todos transmitidos pelo Aedes Aegypti. Quais são as dificuldades para acabar com esse mosquito? O que pode ser feito a partir de agora para que o próximo verão seja diferente? Convidamos Rodrigo Stabeli, vice-presidente de pesquisa e laboratórios e cientista especializado em medicina tropical da Fiocruz para responder a essas perguntas. Também vamos dar orientações para o uso de repelentes na pele e no ambiente e falar sobre a experiência que impede a transmissão da dengue pelo Aedes Aegypti. E, ainda: uma esperança para os próximos anos: uma vacina contra dengue e zika. Participantes: Márcio Nehab, infectologista pediátrico do IFF/Fiocruz.

Páginas

Inscreva-se em Rafael Figueiredo