Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde Fiocruz

Osteoporose e Osteopenia

Descrição: 
Quando envelhecemos ossos vão perdendo densidade e ficando mais fracos, um processo que pode evoluir para doenças como a osteopenia ou a osteoporose. E aí qualquer acidente corriqueiro pode causar uma fratura mais grave e danos maiores para a saúde. Hoje no ligado você vai saber como se manter longe desse problema e vai saber por que essa prevenção deve começar mais cedo, ainda na infância. Participantes: Mônica Bittencourt, apresentadora do canal saúde; Celso Ricardo de Mello, chefe da ortopedia do Hospital Salgado Filho do Rio de Janeiro; Sonia Gonçalves da Silva, aposentada portadora de osteoporose.

Cirurgia Bariátrica

Descrição: 
Obesidade hoje é uma questão de saúde pública. Hábitos modernos, alimentos calóricos e sedentarismo contribuem para aumentar os índices de obesidade. Para algumas pessoas, a melhor solução para enfrentar o excesso de peso e suas complicações é a cirurgia bariátrica. O procedimento não é simples e exige disciplina do paciente, mas você vai ver hoje no ligado que os resultados podem ser bastante satisfatórios. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Luciana Vilela, cirurgiã bariátrica. Participantes: Fernanda Galvão, jornalista.

Banco de Leite Humano

Descrição: 
Sabemos que o leite materno tem uma importância fundamental no desenvolvimento do bebê e para que nenhuma criança fique sem esse liquido tão precioso, os bancos de leite oferecem todo o apoio para as mães e seus filhos. Mais do que reservatórios de leite humano, os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação. No ligado você vai saber por que o modelo brasileiro de bancos de leite é referência mundial, como ser uma doadora, e que doar leite, entre outros benefícios, pode fazer bem para o seu corpo. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Daniele Silva, engenheira de alimentos e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Mariana Bonfim, mãe do João; Maíra Domingues, enfermeira; Caroline Ribeiro, mãe de gêmeos. Conheça o Centro de Apoio a Amamentação no site: www.redeblh.fiocruz.br ou pelo Telefone 0800 026 8877.

Imigrantes e Refugiados

Descrição: 
Imigrantes, refugiados e especialistas refletem sobre as questões relacionadas às migrações humanos voluntárias ou forçadas e sobre a situação de imigrantes e refugiados no Brasil. Participantes: Miguel Mesquita Fernandes, superintendente de promoção dos direitos humanos do Estado do RJ; Silvia Calache, conselheira do Conselho Regional de Serviço Social - RJ; Antonio Tadeu de Oliveira, demógrafo do IBGE; Gustavo Junger, geógrafo, doutorando do PPGEO - UERJ; Jacqueline Rodrigues, assistente social da Cáritas - RJ; Nelly Camacho, refugiada - Colômbia; Bahaman Amirazodi, imigrante - Irã.

AVC [Acidente Vascular Cerebral]

Descrição: 
Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral ou AVC é a doença que mais mata no Brasil e é a mais incapacitante do mundo. Saber identificar os sinais para buscar ajuda médica o mais rápido possível pode fazer a diferença no sucesso do tratamento e da recuperação. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Valéria Batistela, neurologista. Participantes: Bruma Saboya, filha do Ricardo Saboya.

Novas regras para o Parto Normal na Saúde Suplementar

Descrição: 
Recentemente foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar as novas regras para estimular o parto normal na rede privada. O Brasil é o país que mais faz cesariana no mundo. Na rede privada, cerca de oitenta e cinco por cento dos partos realizados são cesáreos. Na rede pública esse índice é de quarenta por cento. A Organização Mundial da Saúde recomenda apenas quinze por cento. Você vai entender quais são as novas regras para os planos de saúde e por que a mentalidade tanto das grávidas quanto dos médicos com relação ao parto normal precisa mudar. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Renato Sá, obstetra e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Eveline Monteiro, mãe da Alícia e do Angelo.

Primeira dentição da criança

Descrição: 
Poucas coisas são tão irresistíveis quanto o sorriso de um bebê com os seus primeiros dentinhos. Quando eles começam a nascer uma nova fase se inicia. Geralmente acompanhada de algum incômodo. Você sabia que mesmo antes dos dentinhos nascerem é preciso fazer a limpeza das gengivas? Com que idade nasce cada dentinho? Em que momento eles começam a cair? E quando alguns deles não caem? Como evitar as cáries? A apresentadora do canal saúde Mônica Bittencourt, conversou com Débora Yassuda, ortodentista da ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Participantes: Elizabete do Nascimento, mãe do Victor, Eduardo Aguiar, dentista.

Deficiência física e sexualidade

Descrição: 
No programa de hoje eu convido você a lançar um novo olhar sobre um assunto ainda pouco discutido, a sexualidade da pessoa com deficiência física. Em uma sociedade que só enxerga beleza no corpo considerado normal, quem tem deficiência fica meio invisível aos olhos da maioria. Como se não tivesse direito de exercer a própria sexualidade. Mas hoje a gente vai mostrar que muletas ou cadeiras de rodas não impedem o erotismo e a sensualidade e que o desejo sexual existe dentro de todo corpo, independente da forma que ele tenha. A apresentadora do programa, Marcela Morato, conversou com Lilia Pinto Martins, psicóloga do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI/RJ). Mostra de Charges de Ricardo Ferraz; Leandra Migotto Certeza, jornalista e consultora em inclusão, idealizadora do projeto "Fantasias Caleidoscópicas" que mostra sua performance com as fotos de Vera Albuquerque; Depoimento de Lívia Guimarães, deficiente física de 29 anos.

Parto Consciente [Parto Humanizado]

Descrição: 
O Parto Consciente defende a ideia de construirmos modelos mais felizes de vivenciar a experiência do parto, independente da via de nascimento. É importante as mulheres terem acesso a informações seguras para participarem ativamente de todo o processo. A apresentadora Marcela Morato conversa com a obstetra do Hospital de Saracuruna-RJ, Mariana Ferreira sobre a decisão de um parto consciente. Participações: Roberta Lima e Dudu Viana, mãe e pai da Júlia e da Eduarda. [O conceito de humanização da assistência ao parto pressupõe a relação de respeito que os profissionais de saúde estabelecem com as mulheres durante o processo de parturição e, compreende: 1. o parto como um processo natural e fisiológico; 2. respeito aos sentimentos, emoções, necessidades e valores culturais; 3. disposição dos profissionais para ajudar a mulher a diminuir a ansiedade, a insegurança e outros temores; 4. promoção e manutenção do bem-estar físico e emocional ao longo do processo da gestação, parto e nascimento; 5. Informação e orientação permanente à parturiente sobre a evolução do trabalho de parto; 6. espaço e apoio para a presença de um(a) acompanhante que a parturiente deseje; e 7. Direito da mulher na escolha do local de nascimento e co-responsabilidade dos profissionais para garantir o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde. (Ministério da Saúde, 2000)]

[Práticas integrativas no SUS: Terapia Floral]

Descrição: 
Dando seguimento à série sobre as Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS), neste episódio vamos falar sobre a terapia de florais, que visam contribuir para o equilíbrio emocional do paciente. E, para entender um pouco mais sobre o funcionamento das essências, a apresentadora Marcela Morato conversa com a presidente honorária do Conselho Nacional de Auto regulamentação da Terapia Floral (Conaflor) e da Associação dos Terapeutas de Essências Florais (Rioflor), Lizete de Paula.

Páginas

Inscreva-se em Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde Fiocruz