Canal Saúde Fiocruz

Ciência, cultura e educação para enfrentamento das desigualdades sociais no semiárido brasileiro

Descrição: 
Videoaula sobre "Ciência, cultura e educação para enfrentamento das desigualdades sociais no semiárido brasileiro", por Dra. Socorro Souza, graduada em Filosofia e História, mestre em política social e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, desde 2015 é pesquisadora da Fiocruz de Brasília onde atua também como docente na Escola Fiocruz de Governo, tendo larga experiência em Educação Popular, desenvolve pesquisa e projetos de formação voltado para o direito das populações com histórico de exclusão social, principalmente camponeses, indígenas e mulheres. Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Racismo, saúde e formação profissional

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Racismo, saúde e formação profissional", por Dra. Roseli Rocha, assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), integrante da coordenação colegiada do comitê pro-equidade de gênero e raça da Fiocruz com mestrado em política social e doutorado em serviço social. Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Saúde Indígena

Descrição: 
Vídeoaula sobre Saúde indígena, por Ricardo Ventura Santos, antropólogo, professor do departamento de antropologia do Museu Nacional da UFRJ e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz. Desde os anos 80 em colaboração com uma rede de colegas no Brasil e no exterior, desenvolve pesquisa sobre etinicidade em saúde com foco nos povos indígenas. Participação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Osteoporose e Osteopenia

Descrição: 
Quando envelhecemos ossos vão perdendo densidade e ficando mais fracos, um processo que pode evoluir para doenças como a osteopenia ou a osteoporose. E aí qualquer acidente corriqueiro pode causar uma fratura mais grave e danos maiores para a saúde. Hoje no ligado você vai saber como se manter longe desse problema e vai saber por que essa prevenção deve começar mais cedo, ainda na infância. Participantes: Mônica Bittencourt, apresentadora do canal saúde; Celso Ricardo de Mello, chefe da ortopedia do Hospital Salgado Filho do Rio de Janeiro; Sonia Gonçalves da Silva, aposentada portadora de osteoporose.

Cirurgia Bariátrica

Descrição: 
Obesidade hoje é uma questão de saúde pública. Hábitos modernos, alimentos calóricos e sedentarismo contribuem para aumentar os índices de obesidade. Para algumas pessoas, a melhor solução para enfrentar o excesso de peso e suas complicações é a cirurgia bariátrica. O procedimento não é simples e exige disciplina do paciente, mas você vai ver hoje no ligado que os resultados podem ser bastante satisfatórios. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Luciana Vilela, cirurgiã bariátrica. Participantes: Fernanda Galvão, jornalista.

Banco de Leite Humano

Descrição: 
Sabemos que o leite materno tem uma importância fundamental no desenvolvimento do bebê e para que nenhuma criança fique sem esse liquido tão precioso, os bancos de leite oferecem todo o apoio para as mães e seus filhos. Mais do que reservatórios de leite humano, os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação. No ligado você vai saber por que o modelo brasileiro de bancos de leite é referência mundial, como ser uma doadora, e que doar leite, entre outros benefícios, pode fazer bem para o seu corpo. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Daniele Silva, engenheira de alimentos e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Mariana Bonfim, mãe do João; Maíra Domingues, enfermeira; Caroline Ribeiro, mãe de gêmeos. Conheça o Centro de Apoio a Amamentação no site: www.redeblh.fiocruz.br ou pelo Telefone 0800 026 8877.

Imigrantes e Refugiados

Descrição: 
Imigrantes, refugiados e especialistas refletem sobre as questões relacionadas às migrações humanos voluntárias ou forçadas e sobre a situação de imigrantes e refugiados no Brasil. Participantes: Miguel Mesquita Fernandes, superintendente de promoção dos direitos humanos do Estado do RJ; Silvia Calache, conselheira do Conselho Regional de Serviço Social - RJ; Antonio Tadeu de Oliveira, demógrafo do IBGE; Gustavo Junger, geógrafo, doutorando do PPGEO - UERJ; Jacqueline Rodrigues, assistente social da Cáritas - RJ; Nelly Camacho, refugiada - Colômbia; Bahaman Amirazodi, imigrante - Irã.

AVC [Acidente Vascular Cerebral]

Descrição: 
Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral ou AVC é a doença que mais mata no Brasil e é a mais incapacitante do mundo. Saber identificar os sinais para buscar ajuda médica o mais rápido possível pode fazer a diferença no sucesso do tratamento e da recuperação. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Valéria Batistela, neurologista. Participantes: Bruma Saboya, filha do Ricardo Saboya.

Novas regras para o Parto Normal na Saúde Suplementar

Descrição: 
Recentemente foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar as novas regras para estimular o parto normal na rede privada. O Brasil é o país que mais faz cesariana no mundo. Na rede privada, cerca de oitenta e cinco por cento dos partos realizados são cesáreos. Na rede pública esse índice é de quarenta por cento. A Organização Mundial da Saúde recomenda apenas quinze por cento. Você vai entender quais são as novas regras para os planos de saúde e por que a mentalidade tanto das grávidas quanto dos médicos com relação ao parto normal precisa mudar. A apresentadora Mônica Bittencourt conversou com Renato Sá, obstetra e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Participantes: Eveline Monteiro, mãe da Alícia e do Angelo.

Primeira dentição da criança

Descrição: 
Poucas coisas são tão irresistíveis quanto o sorriso de um bebê com os seus primeiros dentinhos. Quando eles começam a nascer uma nova fase se inicia. Geralmente acompanhada de algum incômodo. Você sabia que mesmo antes dos dentinhos nascerem é preciso fazer a limpeza das gengivas? Com que idade nasce cada dentinho? Em que momento eles começam a cair? E quando alguns deles não caem? Como evitar as cáries? A apresentadora do canal saúde Mônica Bittencourt, conversou com Débora Yassuda, ortodentista da ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Participantes: Elizabete do Nascimento, mãe do Victor, Eduardo Aguiar, dentista.

Páginas

Inscreva-se em Canal Saúde Fiocruz