Canal Saúde Fiocruz

Fiocruz No Ar: uso correto do antibiótico

Descrição: 
Para ter o efeito desejado do antibiótico em nosso organismo, é necessário observar alguns cuidados, para evitar que o paciente possa desenvolver uma resistência antimicrobiana, ou seja uma resistência aos medicamentos, dificultando a cura do paciente e até leva-lo à morte. “O uso correto do antibiótico” é o tema deste podcast do Projeto Fiocruz no Ar, da Fundação Oswaldo Cruz (com duração de 3m26s). Nele, o farmacêutico Orlando Neto, do Hospital Central da Aeronáutica, explica como se deve tomar o antibiótico e os riscos de uma ingestão inadequada, como, por exemplo, com leite ou suco, ou fora dos horários estabelecidos pelo médico. Um relatório do Grupo de Coordenação Interagências da ONU emitiu alerta urgente sobre o grave problema de resistência antimicrobiana, que prevê – em um cenário negativo – a partir de 2050, 10 milhões de mortes por ano.

Movimento antivacina e suas ameaças

Descrição: 
Esta edição do programa Sala de Convidados do Canal Saúde, discute o movimento antivacina e suas ameaças após a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluir este ano o movimento antivacina entre as dez maiores ameaças à saúde global. Ele passou a figurar numa lista ao lado de riscos como o ebola, o HIV, a dengue e a influenza, mais conhecida no Brasil como gripe. Segundo a OMS, os movimentos antivacina são tão perigosos quanto os vírus das doenças que aparecem nesta lista, porque ameaçam reverter o progresso alcançado no combate a doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a poliomielite. O programa debate as ameaças que o movimento antivacina representa, explicar a importância da vacinação e procura desfazer mitos e boatos em torno do assunto. Debatem o assunto, a coordenadora da Assessoria Clínica (Asclin) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos - Fiocruz), Maria de Lourdes de Sousa Maia; a médica pediatra, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Isabella Ballalai; e o Infectologista pediátrico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcio Nehab.

PICS: Análise Bioenergética

Descrição: 
Em mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, as PICS, o programa vai falar sobre a Análise Bioenergética. A prática que se originou na Psicanálise traz a ideia de que tudo o que vivemos fica registrado no nosso corpo, criando tensões e bloqueios. Essa terapia alternativa propõe formas de desfazer esses bloqueios com exercícios e respirações que ajudam a melhorar a saúde do paciente. Para saber como funciona essa prática, a apresentadora Marcela Morato conversa com uma das diretoras da Sociedade de Análise Bioenergética do Estado do Rio de Janeiro (SABERJ), a analista bioenergética Georgina Martins. Participantes: Eduardo Costa, repórter do Canal Saúde Fiocruz; Karen Butlan, presidente da Saberj; Andreia Rocha Baptista, administradora.

A Puberdade no Menino

Descrição: 
O programa vai falar sobre aquele período, que fecha a infância e dá início à adolescência, em que os garotos começam a engrossar a voz, o corpo estica e aparecem pelos e espinhas no rosto. Vamos ajudar pais e filhos a lidarem com a ansiedade que pode ser gerada pela chegada da puberdade nos meninos. Para abordar o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com a endocrinologista pediátrica do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ), Cláudia Braga. Participantes: Eduardo Costa, repórter; Aline Sudo, mãe dos adolescentes: Arthur Sudo, 16 anos; Bibiana Sudo, 11 anos. Saiba Mais: Baixe a Caderneta de Saúde do Adolescente http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-adolescente-e-do-jovem/caderneta-do-adolescente

PICS: Apiterapia

Descrição: 
O programa apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que fazem parte do SUS. Dessa vez, falaremos sobre a Apiterapia, terapia que usa produtos feitos pelas abelhas, como mel, própolis, geleia real e até o veneno desses insetos, para o tratamento de diversos males. Para conhecer essas potencialidades, a apresentadora Marcela Morato entrevista o apiterapeuta e apicultor José Luiz Vazquez Seijes. Participantes: Pacientes Marlene Tatagiba Cajueiro, 64 anos e Maria Nazaré Santana, 61 anos

Fascite Plantar

Descrição: 
Esta edição do Ligado em Saúde fala sobre fascite plantar, explica por que ela ocorre, quais os fatores que contribuem para seu aparecimento, diz qual o tratamento indicado e orienta exercícios que podem aliviar e prevenir a dor. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o ortopedista, especialista em pé e tornozelo, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), Vítor Miranda.

PICS: Geoterapia

Descrição: 
No último programa da série especial que apresentou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde oferecidas pelo SUS, o Ligado em Saúde fala sobre a Geoterapia, uma prática que utiliza pedras, cristais e argila para promover o bem-estar e o equilíbrio. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta holístico e geoterapeuta, Cláudio Lourenço. Participantes: Nathaly Ferrari, terapeuta holística e professora de Tai Chi Chuan.

PREP Profilaxia e pré exposição ao HIV

Descrição: 
Já imaginou tomar um comprimido por dia e diminuir de maneira significativa as chances de contrair o HIV em caso de uma exposição? É basicamente assim que funciona o novo método de prevenção ao HIV oferecido pelo Ministério da Saúde. A Profilaxia Pré-Exposição, ou PrEP, como é mais conhecida, é um dos componentes da abordagem adotada pelo Ministério para combater o HIV, chamada de prevenção combinada, onde a pessoa tem a opção de usar um método de prevenção ou combinar vários que se ajustem às suas necessidades, características individuais ou momentos de vida. É dentro desse contexto que o SUS passa a oferecer a pílula que combina o medicamento tenofovir e o entricitabina. Um único medicamento por dia é tomado regularmente, mesmo que não haja suspeita de exposição, pois o objetivo é que ela funcione como uma barreira para o HIV antes da pessoa ter contato com o vírus. A apresentadora Mônica Bittencourt conversa com a Diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso sobre a PrEP. Participante: Júlio Moreira, diretor sóciocultural do Grupo Arco-íris.

O uso de eletrônicos e a saúde dos olhos

Descrição: 
O uso excessivo de aparelhos como smartphones, tablets e até computadores e televisão pode prejudicar a visão. E nos dias de hoje, em que todos esses aparelhos fazem parte da nossa rotina e cada vez mais estamos constantemente olhando para uma tela, os efeitos nocivos à saúde dos olhos tendem a aparecer cada vez mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é a epidemia do século e o uso prolongado de celulares e computadores pode levar ao seu agravamento. A apresentadora Marcela Morato conversa com a oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Patrícia Contarini sobre o tema.

Páginas

Inscreva-se em Canal Saúde Fiocruz