Febre Amarela

Febre Amarela: guia para profissionais de saúde

Descrição: 
Este documento foi elaborado para auxiliar os profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas localizadas nas regiões com surtos de febre amarela nos seguintes aspectos: Identificação e manejo clínico de casos suspeitos e confirmados. Identificação, encaminhamento e manejo clínico de casos graves. Medidas de controle e prevenção do surto. Identificação e manejo de eventos adversos pós-vacinação (EAPV). Conceitos sobre a vigilância da febre amarela. Este guia também contém informações básicas para que os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e de unidades de saúde se preparem para receber pacientes com suspeita de febre amarela ou com reações adversas após a vacinação. O conteúdo deste guia pode ser reproduzido em partes ou no todo, de acordo com a conveniência e a necessidade de cada serviço de saúde, desde que citada a fonte.

Febre Amarela [informações seguras e confiáveis]

Descrição: 
Parece difícil de acreditar, mas depois da correria inicial aos postos de saúde quando foi noticiado o aumento do número de casos de febre amarela, que formou filas e mais filas, agora tem vacina encalhada e muita gente que ainda não se protegeu. Parte da culpa é da proliferação de boatos que anda circulando. Para tirar de vez todas as dúvidas sobre a doença e a vacinação, com informações confiáveis e seguras, o Ligado em Saúde fala novamente sobre febre amarela. Para abordar o tema, a apresentadora Marcela Morato conversa com o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio da Cunha e o Prof. Reinaldo Menezes, diretor de Bio Manguinhos, o qual esclarece que a vacina sobre a febre amarela produzida pela Fiocruz é uma vacina segura, eficaz e é pré qualificada pela Organização Mundial da Saúde, portanto exporta vacina para o mundo inteiro.

Arboviroses

Descrição: 
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre esse assunto com a infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz, Otília Lupi. Participação de: Gabriel Sylvestre Ribeiro, coordenador de Entomologia ED Brasil.

Vacina: quem pode tomar ?

Descrição: 
Material (quatro diapositivos) de divulgação da Fiocruz, com informações e orientações a respeito da vacina contra a febre amarela no Estado do Rio de Janeiro, publicados no Jornal O Dia (Galeria de Fotos). A vacinação não é indicada para diversos tipos de pacientes, havendo necessidade de observação de cada caso; Adultos ou crianças a partir de 5 anos devem ser observados; intervalo entre a 1ª dose e a dose de reforço; o cuidado com as crianças menores de 5 anos e os casos onde a vacinação não é indicada e que há necessidade de avaliação médica.

Quem teve febre amarela pode pegar de novo?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas, sobre os riscos de reincidência da febre Amarela no Rio de Janeiro. Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Qual o percentual de mortes provocadas pela febre amarela?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas qual o percentual de mortes provocadas pela febre amarela? Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Como os casos de febre amarela evoluem para morte?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perg.untas e respostas como os casos de febre amarela evoluem para morte? Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Quais os sintomas e gravidade do vírus da febre amarela?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas quais os sintomas e gravidade do vírus da febre amarela? Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Quais os fatores de risco da febre amarela?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas quais os fatores de risco da febre amarela? Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

O que é febre amarela?

Descrição: 
Vídeoaula do pesquisador Rivaldo Venâncio da Cunha, infectologista da Fiocruz que esclarece para a população, por meio de perguntas e respostas os riscos da febre Amarela no Rio de Janeiro. Fora de áreas urbanas desde 1942, o vírus da febre amarela voltou a assustar moradores do Estado do Rio. Uma morte atribuída à doença causou apreensão em Casimiro de Abreu. Vacinação em massa e maior controle sobre o trânsito de pessoas em turismo ecológico são duas medidas tomadas imediatamente, por precaução. Os postos de saúde registram filas diariamente por conta do aumento da busca pela vacina. A notícia de que os cinco macacos mortos na Gávea e Jardim Botânico não tinham febre amarela, causou alívio. Em 27 de março começou campanha de vacinação preventiva.

Páginas

Inscreva-se em Febre Amarela