Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Zika: orientações do CSEGSF/ENSP para gestantes

Autor:

Descrição: 
Vídeo que orienta gestantes sobre a prevenção do vírus zika com a médica Celina Boga do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP/Fiocruz) Data: 23/12/2015.

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas (3/3)

Descrição: 
Apresentação (vídeo) de Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz, realizado no dia 20 de março de 2014, no auditório térreo da Escola. O Professor Paulo gadelha traçou um histórico da formação em saúde no Brasil, cujo debate sobre a necessidade de mais profissionais para o sistema nacional ocorre desde antes da criação do SUS, ainda na década de 70. Por fim, destacou a iniciativa ‘Mais médicos’, do Governo Federal, que tem como intuito diminuir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do país. O encontro foi coordenado pelo diretor da Escola, o professor Hermano Castro.

O Tyrannosaurus Health: Ana Maria Costa (2/2)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Ana maria Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), durante o ciclo de debates da mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, durante o seminário "Que medicina é essa? Saúde para quem?", realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão. A presidente, lembrou que muitos médicos, hoje, se tornaram donos de ações de empresas de saúde e passam parte de seu dia a acompanhar o sobe e desce das bolsas de valores, o que ela julgou ser sintomático com relação ao modelo de medicina que se pratica atualmente.

O Tyrannosaurus Health (1/2)

Autor:

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Ligia Bahia, pesquisadora do IESC/UFRJ, durante o ciclo de debates da mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, durante o seminário "Que medicina é essa? Saúde para quem?", realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Carlos Ócke-Reis (3/3)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Carlos Ócke-Reis, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, durante a mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Maria de Fátima Andreazzi (2/3)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Maria de Fátima Siliansky Andreazzi , médica e doutora em saúde coletiva durante a mesa-redonda: A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, realizado pelo Ceensp - Centro de estudos Miguel Murat de Vasconcellos em junho de 2015. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Luiz Vianna Sobrinho (1/3)

Descrição: 
Apresentação (videodebate) de Luiz Vianna Sobrinho, durante a mesa-redonda do seminário: Que medicina é essa? Saúde para quem? organizado pelo Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP no mês de junho de 2014. Os encontros foram fundamentados nas ideias apresentadas no livro ‘A medicina financeira, a ética estilhaçada’, de Luiz Vianna Sobrinho, que questiona a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; e analisa o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão.

Vídeo-aula Curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Descrição: 
Vídeo-aula do curso de saúde do trabalhador e ecologia humana - Ativididade 1, do capítulo 4: o sistema jurídico usado em benefício do trabalhador. Entrevista com o advogado trabalhista Marcio Cordero e podcast da Fundacentro com a professora Maria Maeno. Coordenadora do Curso: Rita Mattos; Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP); Reportagem: Pedro Leal David; Data: 19 de novembro de 2014.

Impacto da violência na saúde dos brasileiros: conceitos e tendências

Descrição: 
Vídeo da palestra de Maria Cecília de Souza Minayo, coordenadora científica do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz). A pesquisadora falou sobre as competências: planejar, organizar e executar de forma interdisciplinar atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica interdepartamental, interinstitucional e intersetorial no campo da violência e saúde; desenvolver pesquisas estratégicas sobre violência e saúde na população brasileira; realizar a formação profissional em sua área de atuação; assessorar organizações nacionais e internacionais sobre o tema; atuar na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas em violência e saúde; organizar, sistematizar, disseminar e disponibilizar informação científica sobre violência e saúde; promover a popularização do conhecimento científico produzido sobre a temática. Realizado durante a Semana do Servidor Público, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no dia 27 de outubro de 2015 no Salão internacional da ENSP.

Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública - André Ferraz (3/3)

Descrição: 
Vídeo da palestra de André Ferraz, representante da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da Ensp, realizado no dia 20 de agosto de 2014, cujo tema “Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública” contou com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da Escola Vera Pepe. Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) Coordenadora CCI/ENSP: Rita Mattos Coordenador do Núcleo Audiovisual: Antonio Fuchs Editor de Vídeo: Fábio Ferreira Câmera: Fabio Ferreira Local: Salão internacional da ENSP

Páginas

Inscreva-se em Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca