Ensino a Distancia da ENSP

Informação epidemiológica e populacional: disponibilidade, qualidade e acesso aos sistemas de informação em saúde.

Descrição: 
Módulo 3, da Unidade II - Informação epidemiológica e populacional: disponibilidade, qualidade e acesso aos sistemas de informação em saúde, produzido por Dalia Elena Romero Montilla, da publicação Envelhecimento e saúde da pessoa Idosa do curso a distância de mesmo nome, organizado por Ana Paula Abreu Borges e Ângela Maria Castillho Coimbra (EAD/ENSP/Fiocruz/MS) no ano de 2008. O livro é composto de quatro unidades de aprendizagem e 15 módulos. Unidade I - Envelhecimento, velhice, sociedade e Políticas; II - Demografia e epidemiologia do envelhecimento; III - Atenção à saúde da pessoa idosa; IV - Participação social e envelhecimento. A obra faz parte da Política Nacional de Saúde do Idoso e seus capítulos estão disponíveis na Biblioteca Multimídia.

A pessoa idosa como sujeito de direitos: cidadania e proteção social

Descrição: 
Módulo 2 da unidade I - A pessoa idosa como sujeito de direitos: cidadania e proteção social, produzido por Sara Nigri Goldman e Vicente de Paula Faleiros, da publicação Envelhecimento e saúde da pessoa Idosa do curso a distância de mesmo nome, organizado por Ana Paula Abreu Borges e Ângela Maria Castillho Coimbra (EAD/ENSP/Fiocruz/MS) no ano de 2008. O livro é composto de quatro unidades de aprendizagem e 15 módulos. Unidade I - Envelhecimento, velhice, sociedade e Políticas; II - Demografia e epidemiologia do envelhecimento; III - Atenção à saúde da pessoa idosa; IV - Participação social e envelhecimento. A obra faz parte da Política Nacional de Saúde do Idoso e seus capítulos estão disponíveis na Biblioteca Multimídia.

O caso de Ana na cidade: o que os olhos não veem, o coração e o corpo sentem?

Descrição: 
Texto da Unidade III que se apoia em "O caso de Ana", apresentado na Parte II deste livro, e introduz elementos relativos às vigilâncias do campo da saúde. As situações apresentadas baseiam-se na livre adaptação de fatos reais, geralmente analisados e fartamente documentados, todavia, não inteiramente revelados no caso. Não revelados, primeiramente para que se alcance a mesma linguagem narrativa do caso que lhe dá sustentação; em segundo lugar, para tornar as vigilâncias, na sua articulação (ou não) com a atenção, mais próximas dos gestores e profissionais do cuidado. Das quatro vigilâncias, a mais articulada é a epidemiológica, que, de certa forma e com mais frequência, acompanha o processo de atenção, alimentando-se de suas informações e recomendando e orientando medidas preventivas até no campo da atenção.

Articulação intersetorial na gestão para a promoção da saúde

Descrição: 
Texto da Unidade IV, que convida o aluno a conhecer e discutir alguns mecanismos de operacionalização da promoção da saúde de uma perspectiva do movimento de constituição desta promoção como política e intervenção estratégica sobre os determinantes e condicionantes do processo saúde doença. O debate adota intencionalmente uma abordagem por meio de programas e iniciativas voltadas par a processos mais amplos de mudança social e garantia dos direitos de cidadania. Arquivo disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado. Exemplo de como referenciar o capítulo: Zancan L, Carvalho AI, Lobato MF, Rocha MR. Articulação intersetorial na gestão para a promoção da saúde. In: Gondim R, Grabois V, Mendes Junior WV, organizadores. Qualificação dos Gestores do SUS. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD; 2011. p.297-310. Disponível em: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=12565&Tipo=B. ATENÇÃO: Para melhor entendimento desse texto, leia também os capítulos 10 e 12, disponíveis nos links: capítulo 10: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=12563&tipo=B capítulo 12: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=12566&tipo=B

Construção, estruturação e gestão das vigilâncias do campo da saúde

Descrição: 
Texto da Unidade III que apresenta ao aluno a estruturação adotada no Brasil para que as vigilâncias possam cumprir sua missão. Disponível em: http://www4.ensp.fiocruz.br/biblioteca/home/exibedetalhesBiblioteca.cfm?ID=12564&Tipo=B
Inscreva-se em Ensino a Distancia da ENSP