Organização Pan-Americana da Saúde

Prevenção da potencial transmissão do vírus Zika por via sexual

Descrição: 
Guia com orientações provisórias de 18 de Fevereiro de 2016, elaboradas para prestar aconselhamento sobre a prevenção da potencial transmissão do Zika por via sexual. A via primária de transmissão do vírus Zika é o mosquito Aedes. Contudo, é possível que o Zika possa ser transmitido por via sexual, sendo ainda limitadas as evidências registadas em alguns casos. Isto é preocupante por existir uma associação entre a infecção pelo vírus Zika e potenciais complicações, incluindo a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré. A actual base de evidências sobre o vírus Zika continua a ser extremamente limitada. Estas orientações serão revistas e as recomendações actualizadas, à medida que surgirem novas evidências.

Atlas de desenvolvimento sustentável e saúde. Brasil : 1991 a 2010

Descrição: 
Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde foi elaborado pela Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, com o objetivo de descrever a magnitude e a evolução de importantes indicadores das dimensões econômica, social e ambiental e oferecer subsídios para o debate sobre as desigualdades no Brasil ao longo das últimas duas décadas, considerando o ponto de vista da saúde. Os indicadores referem-se aos anos de 1991, 2000 e 2010, e a todas as unidades federadas, tomando como base para a análise dos municípios brasileiros. A realização do estudo foi motivada por uma frase-chave do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), realizada no Rio de Janeiro, em 2012, que afirma: “[…] reconhecemos que a saúde é uma condição prévia, um resultado e um indicador das três dimensões do desenvolvimento sustentável”: a econômica, a social e a ambiental. Foram selecionados indicadores incluídos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que terão continuidade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados pelos estados-membros das Nações Unidas para o período posterior a 2015.

O que é o zika ?

Descrição: 
Infografia animada sobre o vírus zika. A Febre Zika é uma doença viral transmitida por mosquito e causada pelo vírus Zika (ZIKV), consistindo de febre leve, erupção cutânea (na maior parte maculo-papular), dores de cabeça, artralgia, mialgia, astenia e conjuntivite não purulenta, ocorrendo cerca de três a 12 dias após a picada de mosquito vector. Uma em cada quatro pessoas podem desenvolver sintomas, mas naqueles que são afetados a doença é geralmente leve, com sintomas que podem durar entre dois e sete dias. Sua manifestação clínica é muitas vezes semelhante à dengue, também uma doença transmitida por mosquito.

Leishmanioses no Brasil: diagnóstico e tratamento

Descrição: 
Este curso é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Ministério da Saúde do Brasil para apoiar as ações de vigilância e controle das Leishmanioses.
Inscreva-se em Organização Pan-Americana da Saúde