Fundação Oswaldo Cruz

Fiocruz no Ar: Tuberculose 02 - Tuberculose resistente

Descrição: 
Se você apresenta tosse seca por mais de três semanas, febre ao final da tarde, suor noturno, emagrecimento e muito cansaço, cuidado! Pode ser tuberculose! A doença, considerada uma das mais perigosas no mundo, atinge cerca de 30 pessoas por dia e chega a matar, diariamente 4.500 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. Para alertar a população sobre os riscos da tuberculose, a OMS e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares estabeleceram 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste dia, em 1882, o dr. Roberto Koch conseguiu identificar a bactéria causadora da doença – bacilo de Koch – abrindo o caminho para o diagnóstico e a cura a doença. Para alertar a população sobre o tema, o projeto Fiocruz no Ar produziu dois podcasts sobre a tuberculose, com a participação da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Theolis Bessa, e da médica pneumologista Maria do Carmo Corbaxo. Antibióticos e tuberculose. Um dos problemas encontrados no tratamento da tuberculose em todo o mundo é a resistência bacteriana, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a uma resistência maior do organismo aos medicamentos que combatem à doença. Em 2017, 82% das pessoas com tuberculose apresentavam resistência aos antibióticos comumente usados para tratar a doença, segundo dados da OMS.

Fiocruz no Ar - Infecção Hospitalar

Descrição: 
Audiorelease "Podcast 01" sobre Infecção Hospitalar [resistência microbiana e desinfecção das mãos] da produção de 18 audioreleases – matérias jornalísticas em áudio, no formato MP3 - para divulgação de pesquisas e projetos desenvolvidos pela Fiocruz, em especial sobre o tema da Resistência Microbiana, que serão distribuídos via "mailing list" para emissoras de rádio de todo Brasil: comerciais, estatais, universitárias, comunitárias e de movimentos sociais – já prontos para veiculação. Também serão distribuídos, via inclusão no Boletim Informativo da Agência Fiocruz de Notícias, para o "mailing" da Fiocruz e para demais veículos de comunicação como sugestão de pauta. Os audioreleases ficarão disponíveis para download no Portal Fiocruz, na Agência Fiocruz de Notícias, no repositório institucional da Fiocruz - Arca - e também no "Soundcloud". Aliado a isso, utilizaremos como estratégia de divulgação o envio dos áudios via whatsapp, usando o aplicativo para potencializar a divulgação científica de forma mais dirigida e também como estratégia de combate às fake news. Os audioreleases, com duração máxima de 3 (três) minutos, terão como fonte um cientista ou responsável pelo projeto e personagens, de modo a ilustrar o tema de forma mais cotidiana e coloquial para o ouvinte.

[Práticas integrativas no SUS: Constelação Familiar]

Descrição: 
A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão [Bert Hellinger] e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. Ela se difundiu pelo mundo e sua eficácia é reconhecida no campo da saúde mental e até na área judiciária, onde ela é usada como estratégia para a solução de conflitos. A terapia foi incorporada ao rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o terapeuta constelador familiar Álvaro Dantas. Participações: André Tredinnick, juíz da 1ª Vara da Família do Fórum Leopoldina do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Prevenção de doenças transmitidas por pombos

Descrição: 
Os pombos são comuns na maioria das grandes cidades do país. Fazem parte da paisagem de praças, ruas e avenidas e, muitas vezes, encontram abrigo e alimento bem perto das nossas casas. Mas existe a possibilidade dessas aves transmitirem doenças aos seres humanos e, por isso, a apresentadora Marcela Morato conversa com o veterinário, técnico do Centro de Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Sílvio Pimentel. Participantes: Fernando Octavio Duarte Braga, diretor da Escola Rivadávia Corrêa; Rafaelle da Costa Aleixo, estudante de 13 anos; Letícia Gomes Moreira, estudante de 13 anos; Douglas Macedo, médico veterinário do Centro de Zoonoses da Prefeitura do Rio

Gota [doença reumatológica]

Descrição: 
A gota é uma doença reumatológica, isso é, que ataca os tecidos conjuntivos como articulações, ligamentos, tendões, ossos e músculos, causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que provoca muita dor nas articulações e geralmente acomete homens com mais de 40 anos. Um dos principais sintomas da doença é uma dor forte no dedão do pé. O programa vai explicar a importância de procurar orientação médica logo no começo, como é a prevenção de crises e a importância da alimentação para quem sofre da doença. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o reumatologista, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Geraldo Castelar.

Doença falciforme

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Doença falciforme", por Dra. Marilda de Souza Gonçalves, pesquisadora titular do Instituto Gonçalo Muniz da Fiocruz Bahia (IGM-Fiocruz-BA) e professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Ciência, cultura e educação para enfrentamento das desigualdades sociais no semiárido brasileiro

Descrição: 
Videoaula sobre "Ciência, cultura e educação para enfrentamento das desigualdades sociais no semiárido brasileiro", por Dra. Socorro Souza, graduada em Filosofia e História, mestre em política social e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, desde 2015 é pesquisadora da Fiocruz de Brasília onde atua também como docente na Escola Fiocruz de Governo, tendo larga experiência em Educação Popular, desenvolve pesquisa e projetos de formação voltado para o direito das populações com histórico de exclusão social, principalmente camponeses, indígenas e mulheres. Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Racismo, saúde e formação profissional

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Racismo, saúde e formação profissional", por Dra. Roseli Rocha, assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), integrante da coordenação colegiada do comitê pro-equidade de gênero e raça da Fiocruz com mestrado em política social e doutorado em serviço social. Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Saúde Indígena

Descrição: 
Vídeoaula sobre Saúde indígena, por Ricardo Ventura Santos, antropólogo, professor do departamento de antropologia do Museu Nacional da UFRJ e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz. Desde os anos 80 em colaboração com uma rede de colegas no Brasil e no exterior, desenvolve pesquisa sobre etinicidade em saúde com foco nos povos indígenas. Participação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Determinantes sociais da saúde

Descrição: 
Videoaula sobre "Determinantes Sociais da Saúde ", por Dr. Paulo Marchiori Buss, pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz). Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Páginas

Inscreva-se em Fundação Oswaldo Cruz